Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA: - PSICOLOGIA: Ciência que estuda o comportamento. - OBJETO DE ESTUDO:                     ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Aula 01.3 objeto de estudo da psico- subjetividade- texto alunos

0 views

Published on

  • Be the first to comment

Aula 01.3 objeto de estudo da psico- subjetividade- texto alunos

  1. 1. OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA: - PSICOLOGIA: Ciência que estuda o comportamento. - OBJETO DE ESTUDO: - CONTEÚDO MANIFESTOCOMPORTAMENTO - CONTEÚDO LATENTE - CONTEÚDO MANIFESTO: é o que é visível, apresentado. Por exemplo: as atitudes. - CONTEÚDO LATENTE: é o que está implícito, escondido, não aparente. SUBJETIVIDADE - Realidade PSÍQUICA, EMOCIONAL e COGNITIVA do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo. - É a maneira de SENTIR, PENSAR, FANTASIAR, SONHAR, AMAR e FAZER de cada um. É O QUE CONSTITUI O NOSSO MODO DE SER. - SUBJETIVO: - Que existe na MENTE; que pertence ao sujeito PENSANTE e a seu ÍNTIMO Ex: nossos sonhos. - Pertinente a ou característico de um indivíduo; PESSOAL, PARTICULAR. Ex: julgamento, sentimentos. - Que NÃO TEM OBJETIVIDADE, IMPARCIALIDADE. Ex: crítica. - Que é independente do que é concreto ou objetivo; é IMATERIAL, ABSTRATO. Válido para um só sujeito; individual, - Matéria-prima da PSICOLOGIA: o homem em todas as suas EXPRESSÕES: 1- Visíveis (nosso comportamento) 2- Invisíveis (nossos sentimentos) 3- As singulares (porque somos o que somos) 4- Genéricas (porque somos todos assim) - É o homem-corpo, HOMEM-PENSAMENTO, HOMEM-AFETO, HOMEM-AÇÃO e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.

×