Pacto nacional pela alfabetiza+ç+âo 28-jan pnaic revisado

1,938 views

Published on

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
1,938
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
245
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pacto nacional pela alfabetiza+ç+âo 28-jan pnaic revisado

  1. 1. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.avi PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
  2. 2. Programa que visa assegurar a alfabetização das crianças até ao final do 3º ano do ensino fundamental - aos oito anos de idade.
  3. 3. JUSTIFICATIVA DO PROJETO “Na escola, é raro o espaço para a interlocução e discussões sobre o espaço escolar voltadas para situações didáticas, cotidianas, de sala de aula. Haveria necessidade de se construir mais trabalhos coletivos e projetos envolvendo toda a comunidade escolar. A pesquisa em educação vem mostrando que as escolas que incorporam a prática de Formação Continuada para seus docentes fortalecem o trabalho pedagógico e propiciam a criação de mais espaços de construção do saber” (PTA PACTO UFBA, 2012).
  4. 4. OBJETIVO Contribuir para que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados até os oito anos de idade - ao final do 3º ano do ensino fundamental.
  5. 5. AS AÇÕES DO PACTO • “[...] são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.
  6. 6. AS AÇÕES DO PACTO ESTAS AÇÕES APOIAM-SE EM QUATRO EIXOS DE ATUAÇÃO: 1) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES; 2) MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS; 3) AVALIAÇÕES; 4) GESTÃO, CONTROLE SOCIAL E MOBILIZAÇÃO.
  7. 7. SUJEITOS
  8. 8. SUJEITOS NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS
  9. 9. MATERIAIS
  10. 10. MATERIAIS  MATERIAIS DIDÁTICOS – Livros didáticos de 1º, 2º e 3º anos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD; – Obras pedagógicas complementares aos livros didáticos para cada turma – PNLD Obras Complementares; – Kit Jogos Pedagógicos para o apoio à alfabetização para cada sala de aula.
  11. 11. MATERIAIS  LITERATURA –Obras de literatura para cada turma, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, inclusive no padrão MEC/ DAISY; –Obras de apoio pedagógico às escolas participantes por meio do PNBE do Professor.
  12. 12. • TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – Integração de mídias de apoio à alfabetização nas salas de aula e/ou nos laboratórios de informática; – Seu uso será objeto integrante da formação de professores e colaborará para a educação digital dos estudantes e professores. • Uso e integração de conteúdos com foco na alfabetização: - TV Escola, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos, Portal Domínio Público, dentre outros. MATERIAIS
  13. 13. AVALIAÇÃO
  14. 14. AVALIAÇÃO I. Avaliações contínuas na sala de aula, conduzidas pelos próprios professores, utilizando instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem; II. Avaliação do mês anterior nos encontros mensais de formação entre Professores Alfabetizadores e seu Orientador de Estudo; III. Avaliações nas reuniões, também mensais, entre Orientador de Estudo, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico e Coordenador Municipal das Ações do Pacto.
  15. 15. IV. Aplicação da Provinha Brasil, pelas próprias redes, no início e no final do 2º ano do ciclo de alfabetização:  resultados serão “devolvidos” em sistema informatizado desenvolvido pelo INEP para tabular, agregar e informar os resultados às redes. V. Aplicação de avaliação externa anual pelo INEP, universal, ao final do 3º ano:  INEP devolverá resultados tabulados para as redes até março do ano seguinte à aplicação;  Provas são comparáveis com Provinha Brasil. AVALIAÇÃO
  16. 16. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO • Exercício de reflexão • Mobilização dos saberes docentes • Constituição da identidade profissional • Socialização de experiências/expectativas • Engajamento • Colaboração
  17. 17. “Desta forma, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apoiará os sistemas públicos de ensino básico dos Estados, Distrito Federal e Municípios na alfabetização e no letramento, até o final do 3º ano do ensino fundamental, dos estudantes matriculados no ciclo de alfabetização em escolas rurais e urbanas” (PTA PACTO UFBA, 2012). CONCLUINDO...

×