Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Redes sociais

228 views

Published on

Seminário Uenf-2016

Published in: Internet
  • Be the first to comment

Redes sociais

  1. 1. REDES SOCIAIS LINGUAGEM E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Hélia Coelho Mello
  2. 2. REDES SOCIAIS  Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. O conceito surgiu na sociologia e na antropologia social em meados do século XX.
  3. 3. REDES SOCIAIS  Apesar de um dos princípios da rede ser sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. Na estrutura das redes sociais, os atores sociais se caracterizam mais pelas suas relações do que pelos seus atributos (gênero, idade, classe social).  “Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.” (Capra, 2008).
  4. 4. REDES SOCIAIS São compostas por três elementos básicos:  Nós ou atores.  Vínculos.  Fluxos de informação (unidirecional ou bidimensional).
  5. 5. REDES SOCIAIS (ON LINE) Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet. (Leite,2016)
  6. 6. Redes Sociais e liberdade de expressão Para Lévy, a multiplicidade de expressões na internet enriquece a política e permite a formação de uma esfera pública mundial. “O monopólio das expressões públicas não existe mais. Todo mundo está se expressando pelas redes sociais. Essa é a verdadeira liberdade de expressão.” (Revista Época, 11/11/2013)
  7. 7. Redes sociais mais usadas no Brasil*  Segundo dados da pesquisa Digital da We Are Social, realizada ao longo do último trimestre de 2015, temos hoje no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos.  De janeiro de 2015 até hoje tivemos um aumento de 13% de usuários de redes sociais conectados via mobile (91% da população adulta do Brasil já tem um celular). *Ribeiro, Laura. Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil. Disponível em http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais- usadas-no-brasil/ Acesso: 08/10/2016)
  8. 8. PINTEREST
  9. 9. PINTEREST  Fundada em 2010, a Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.  A rede tem mais de 70 milhões de usuários cadastrados, com cerca de 80% de mulheres como usuárias ativas. No Brasil, temos apenas 8% da população utilizando essa rede social, 2% a mais que no ano passado.
  10. 10. SNAPCHAT
  11. 11. SNAPCHAT  Apenas 9% da população brasileira, no último trimestre de 2015, estava ativa nessa rede.  Em dados globais, o uso do Snapchat já ultrapassou redes sociais bem estabelecidas como o Tumblr e até mesmo o Twitter.  É a terceira rede social mais popular do mundo.  Segundo a Content Trends (2016), cerca de 6,1% das marcas brasileiras começaram a aderir à tendência mundial e utilizar o Snapchat em sua estratégia de marketing digital; esse número era inexistente na edição 2015 da pesquisa.
  12. 12. LINKEDIN  Segundo dados do Statista, a rede possui 25 milhões de usuários ativos no Brasil, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos (que hoje têm 128 milhões de usuários).  A rede social adota um papel estratégico na captação de talentos e divulgação de vagas e conteúdos relevantes de empresas de vários segmentos.
  13. 13. TWITTER
  14. 14. TWITTER  A rede social para microblogs teve um boom repentino no país, mas, de 2013 para cá, caiu cerca de 63% no volume de usuários ativos, segundo dados do Statista.  Apesar de figurar entre uma das redes sociais mais populares do mundo, aqui no Brasil ele fica apenas em 8° lugar.  Ao redor do mundo, são mais de 310 milhões de usuários.
  15. 15. SKYPE  Lançado em 2003, o Skype é um dos programas de troca de mensagens por voz (e vídeo) mais difundidos na atualidade , apesar da contínua emergência de novas redes para comunicação em tempo real (como o Hangout do Google, um de seus maiores concorrentes).  Ao redor do mundo são, pelo menos, 300 milhões de usuários ativos.  No Brasil, é usado por uma média de 15% da população (uso doméstico, mas, principalmente, por empresas).
  16. 16. GOOGLE+  Lançada em junho de 2011, essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar do número parecer pequeno, fica atrás apenas dos indianos (18% dos usuários) e dos estadunidenses (55%).  Esta rede social ainda não é muito usada aqui no país, apesar de já ter passado por uma série de mudanças que hoje permitem a sua integração com os outros serviços do Google. O usuário deve procurar uma comunidade de seu interesse que esteja ativa e montar o seu círculo de amizade focado nos usuários participantes.
  17. 17. INSTAGRAM  Com um modelo simples que atende desde usuários iniciantes até os mais experientes, esta rede já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente.  Os brasileiros já são responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede, ficando atrás dos russos (7.65%) e estadunidenses (19.97%).  Segundo a Content Trends 2016, é a rede social que apresentou maior crescimento em adesão pelas empresas, passando de 42% de adoção para 47,9% e se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.
  18. 18. YOUTUBE  O Youtube é a quarta rede mais acessada no país, passando por constantes atualizações de recursos. Se desconsiderarmos os aplicativos de troca de mensagens, pode ser considerada a segunda maior rede social acessada no país, com uma média de 21% da população ativa diariamente.  Contas populares como o “Porta dos Fundos”, por exemplo, têm uma média de 12 milhões de usuários inscritos.
  19. 19. MESSENGER  Desde que o Messenger tornou-se um aplicativo separado do Facebook, e o seu download começou a se tornar obrigatório para usuários da rede social por smartphones, ele rapidamente subiu na lista dos aplicativos mais baixados.  Na lista oficial da Play Store, o Messenger perde apenas para o Whatsapp como aplicativo mais procurado no Android. Uma de suas vantagens é a possibilidade de uso no desktop, além da desassociação da linha do tempo de sua conta no Facebook, que impede distrações e torna o aplicativo bem mais estratégico.
  20. 20. WHATSAPP  No Brasil, esta rede social não serve apenas para lazer ou conversação casual. O Whatsapp vem se tornando, cada vez mais, uma ferramenta de trabalho para os mais diversos segmentos, e não é surpresa que quase 30% da população já a utilize diariamente, estando presente em aproximadamente 70% dos celulares do país, segundo pesquisa da Nielsen do ano passado.
  21. 21. FACEBOOK 1-Foi criado por Mark Zuckeberg de 26 anos em 2003, na Universidade de Harvard. 2-É o meio de comunicação mais poderoso do mundo. Maior rede da história da humanidade. 3- 1,4 bilhão de pessoas se reúnem nessa rede. 4- 936 milhões entram todos os dias. No Brasil, 59 milhões. 5- Metade das pessoas com acesso à internet , no mundo, entra no facebook pelo menos uma vez por mês. 6- Tem mais adeptos que a maior das religiões (católica- 1,2 bilhão de fiéis). 7-Tem mais usuários do que a internet inteira tinha há 10 anos. (SUPERINTERESSANTE, 2015)
  22. 22. FACEBOOK  Graças à volumosa adesão de usuários a esta rede social, o conceito de viralização de conteúdo, em que o compartilhamento entre as pessoas vai aumentando em cadeia, vem se tornando cada vez mais comum em todas as relações online que funcionem dentro da lógica de rede social.  Assim, o Facebook tem praticamente ditados as regras de comportamento em redes sociais.
  23. 23. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  CAPRA, Fritjof. Vivendo Redes. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. (2008). O Tempo Das Redes, p. 21/23. Editora Perspectiva S/A.  DE SANTI ,Alexandre. O Lado Negro do Facebook. Revista SUPERINTERESSANTE. Edição 348. Junho de 2015.  LEITE, Luis Marcos. O que são redes sociais. Disponível em http://ogestor.eti.br/o-que-sao-redes- sociais/ Acesso em 09/10/16.  RIBEIRO, Laura. Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil. Disponível em http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais- usadas-no-brasil Acesso: 08/10/2016).

×