Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Visão da educação tradicional e conservadora

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Visão da educação tradicional e conservadora

  1. 1. Helena Maria Zanotto Pereira Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba Visão da educação conservadora e tradicional
  2. 2. Filas de alunos - escola autoritária e disciplinadora. Foucault relaciona os processos disciplinares como uma maneira de manter o corpo manipulável.
  3. 3. Tabuada "na ponta da língua" ponto de honra para alunos e professores. Aprendizagem mecanizada e sem significado.
  4. 4. Livro didático - na maioria das vezes é o único recurso didático e material básico utilizado pelo professor.
  5. 5. Globo terrestre – muito utilizado principalmente nas aulas de Geografia, acreditam ainda que seja a única maneira de mostrar a terra com todos os continentes e oceanos.
  6. 6. Professor- É o centro, o detentor do saber, a autoridade da sala de aula. O aluno deve reproduzir aquilo que o professor quer. Exigência de uma disciplina rígida sob a autoridade do professor . Aluno- Mero expectador, trabalho repetitivo e obrigatório e a aprendizagem é mecânica. http://www.flickr.com/photos/ghbicalho/5769832907/sizes/z/in/photostream/ http://www.flickr.com/photos/59576571@N02/5772296049/sizes/z/in/photostream/
  7. 7. Cartilha - ênfase a decodificação e grande importância ao abecedário, sendo a leitura feita através de exercícios de decifração de palavras, em que os alunos aprendem as relações entre sons e letras “ Ensinam-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal.” Vigotski
  8. 8. As antigas enciclopédias – material muito utilizado em pesquisas, pois o professor ainda acha que a internet não traz conhecimento e informações para os alunos.
  9. 9. Mimeógrafo - Utilizado para reproduzir material em quantidade maior, muitas das vezes o aluno apenas tem que repetir aquilo que o professor acha que ele deve aprender.
  10. 10. Quadro negro – na maioria das vezes o recurso mais utilizado e os alunos organizados em espaços determinados. Acredita-se que o aluno que permanece quieto, sentado e em silêncio, produz mais e melhor.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

Views

Total views

4,023

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1

Actions

Downloads

16

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×