Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Quaresma ppt criancas_2010

8,964 views

Published on

Quaresma ppt criancas_2010

  1. 1. A história de Quaresma e Metanóia ... Instituto Filhas de Maria Auxiliadora | Salesianas - 2010
  2. 2. Olá! Eu chamo-me Quaresma, que significa quarentena ou 40 dias. Olá! E eu chamo-me Metanóia , que significa “conversão”.
  3. 3. Metanoia? Que nome tão estranho, não? Pois sim!
  4. 4. É verdade que é um dia em que um senhor padre põe cinzas na tua cabeça? Sabes uma coisa Metanóia? A Quaresma é um tempo que a Igreja dedica para preparar a Páscoa, e começa com a Quarta-feira de Cinzas!
  5. 5. Sim, é para nos recordar que muitas vezes agimos mal e pecamos e, por isso, temos de nos converter… Quaresma, o que significa converter-se?
  6. 6. Bem… significa que temos de mudar o nosso coração... Ah sim? Mas o meu está a bater muito bem e eu até sou muito nova...!!!
  7. 7. E eu só tenho 40 dias para poder mudar isso tudo??? É muito pouco tempo, tenho de me despachar já! Sim, mas significa que temos de mudar tudo o que não está bem em nós e que não nos deixa ser verdadeiramente felizes
  8. 8. Como,… visitar os mais idosos e contar uma história a quem está doente, por exemplo? Não é preciso correr… O importante é estares mais atenta e procurares fazer coisas para que os outros também possam ser um pouco mais felizes...
  9. 9. Que ideias tão bonitas, Quaresma! SIM, isso mesmo! E podes fazer mais ainda: ajudar em casa, estar mais atenta nas aulas, fazer sempre os teus deveres, partilhar a tua alegria e amizade, ....
  10. 10. E não me vou esquecer de ir à Missa ao Domingo, o dia de festa dos cristãos. Obrigada, Quaresma, hoje ensinaste-me muitas coisas. Vou começar mesmo agora! E outra coisa muito importante , Metanoia. Nestes dias procura rezar muito, como fazia Jesus, e aprender mais coisas sobre a vida dEle...
  11. 11. João era um Profeta, não era? E até foi ele que baptizou Jesus! Olha, vou contar-te uma parte da vida de Jesus, quando ele já era adulto… Jesus conheceu um homem chamado João Baptista…
  12. 12. Quando chegou o tempo de Jesus anunciar o Evangelho, apareceu um homem que falava de «conversão» a muitas pessoas. O seu nome era João Baptista.
  13. 13. João vivia de um modo muito rude: vestia-se com pele de camelo e só comia o que encontrava no deserto. A sua mensagem era simples mas forte:
  14. 14. Muitos vinham escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados. João baptizava-os no Rio.
  15. 15. Jesus também veio de Nazaré até ao Rio Jordão para ser baptizado por João.
  16. 16. Depois, Jesus retirou-se para o deserto e esteve lá quarenta dias. Fez jejum e penitências.
  17. 17. Jesus até foi tentado pelo diabo, que lhe oferecia poder e riqueza para Ele renunciar à sua missão.
  18. 18. Mas Ele recusou tudo e venceu as tentações. A oração a Deus Pai deu-lhe forças para isso, tal como nos dá a nós.
  19. 19. O tempo da Quaresma é um tempo de conversão e de penitência. Começa na Quarta-feira de Cinzas e dura quarenta dias. Acaba na Semana Santa.
  20. 20. Receber as Cinzas é um acto de humildade Significa tudo o que queremos «queimar» na nossa vida, como o nosso egoísmo, a falta de amor...
  21. 21. Nós não vamos realmente ao deserto, mas o «deserto» pode ser o espaço do nosso coração. É no coração que rezamos e estamos com Deus. É nesse deserto que vencemos com coragem e confiança os pecados e as tentações. Jesus ensina-nos a ter confiança, como Ele.
  22. 22. Fazer bem este caminho da Quaresma é dedicar 40 dias a preparar a Páscoa de Jesus. Vai valer a pena! Boa Quaresma!

×