Ppoint.anatomia.vegetal.raiz.1

3,720 views

Published on

Abordagem simplificada sobre a raiz.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,720
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
92
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ppoint.anatomia.vegetal.raiz.1

  1. 1. Para facilitar o entendimento sobre a anatomia das plantas,principalmente, das plantas com sementes, é necessáriodiferenciar os órgãos vegetais em dois grupos: os órgãos de nutrição e os órgãos de reprodução.
  2. 2. Os órgãos de nutrição estão diretamente relacionados com captação de nutrientes, o transporte e a produção desubstâncias para manter todas as estruturas de uma planta. Estesórgãos são diferenciados em três tipos: raiz, caule e folha.
  3. 3. Os órgãos de reprodução estão diretamente relacionados com aprodução de estruturas reprodutivas capazes de gerar novos indivíduos,para a manutenção das espécies no ambiente. Estes órgãos são diferenciados em três tipos, conforme o grupo de planta: flor, fruto e semente.
  4. 4. Funções importantes: o Fixar a planta a um substrato, o Absorver água e nutrientes (macro e micronutirentes) indispensáveis a nutrição vegetal, o Propagação vegetativa, o Reserva nutricional.
  5. 5. • Diferencia-se do caule por sua estrutura, pelo modo como se forma e pela falta de apêndices,como gemas (meristemas externos) e folhas. • Desenvolve-se a partirda radícula do embrião, é destituída de clorofila (na maioria dos casos).
  6. 6. As raízes podem ser classificadas de acordo com o ambiente emque vivem e com as funções que desempenham, nos seguintes tipos: o Raízes subterrâneas; o Raízes aéreas; o Raízes aquáticas.
  7. 7. Raízes aéreasAs raízes aéreas se desenvolvem no caule ou em certas folhas. Classificam-se em duascategorias: caulógenas (também denominadas normais) e adventícias, desenvolvem-se acima do solo (ou substrato).
  8. 8. Principais tipos representantes das raízes aéreas: Raízes tabulares, Raízes suportes, Raízes sugadoras, Raízes estrangulantes, Raízes grampiformes, Raízes respiratórias, Raízes adventícias.
  9. 9. Raiz tabular É uma raiz lateralmente achatada, como uma tábua. Esse tipo de raiz ocorre emárvores de grande porte e ajuda na fixação e estabilidade da árvore. Exemplo: Figueira.
  10. 10. Imagens: Raízes tabulares
  11. 11. Raiz suporte ou raiz escoraSão responsáveis pela ajudana sustentação e na fixação da planta.Descobriu-se recentemente que essas estruturas são ramificações do caule, ou seja, não são raízes.
  12. 12. Imagens deraízes escoras
  13. 13. Raiz estrangulanteTambém chamadas de cinturas ou estranguladoras, são adventícias que abraçam outro vegetal, e muitas vezes seu hospedeiro morre por falta de seiva. Exemplos: araçá e mata-pau.
  14. 14. Imagem de uma raizestrangulante
  15. 15. Raizes adventícias Podem surgir em qualquer parte do sistema caulicular da planta ou mesmo dasfolhas (begônias), servindo às mais diversas finalidades.
  16. 16. Imagem de uma raizadventícia
  17. 17. Raizes respiratórias ou pneumatóforos São raízes que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes,como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essasraízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.
  18. 18. Imagem de uma raizrespiratória
  19. 19. Raízes sugadoras ou raiz haustórioAs plantas que possuem esse tipode raiz são considerados parasitas ,pois vivem à custa da outra planta. Essas raízes são adaptadas a extração de nutrientes de plantas hospedeiras. Exemplos: cipó chumbo e a erva- de-passarinho.
  20. 20. Imagem de uma raiz sugadora
  21. 21. Raízes grampiformes Fixam a planta em suportes,emitem uma espécie de grampo que os prende, como muros e estacas. Exemplo: raiz da hera.
  22. 22. Imagem de uma raiz grampiforme
  23. 23. Raiz aquática São raízes que se desenvolvem emplantas que normalmente flutuam na água. Sua função, diferente das subterrâneas, não é de fixação, masde absorção de água e sais minerais.Ex: raízes do aguapé e vitória-régia.
  24. 24. Imagem de plantas com raiz aquática
  25. 25. Raiz subterrâneaSão as raízes que se desenvolvem abaixo do solo (subsolo). São diferenciadas nos seguintes tipos: Raiz fasciculada, Raiz axial ou pivotante, Raiz tuberosa.
  26. 26. Raiz Fasciculada Apresenta um sistema radicular fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmetro. Essesistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e não surge como osramos da primeira raiz, como no caso das raízesaxiais; em vez disso, consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule. Exemplo: característica das monocotiledônias
  27. 27. Raiz axial ou pivotanteA raiz axial ou raiz pivotante, apresentam raiz principal, com coifa maior do que asdemais, seu comprimento é maior que o das outras. Possuem ramificações ou raízessecundárias. A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.Exemplo: característica de dicotiledôneas.
  28. 28. raiz axial raiz fasciculada
  29. 29. regiões deuma raiz axial
  30. 30. Raiz tuberosa Contém grande reserva desubstância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação. Exemplos: mandioca, cenoura, o cará, a batata-doce.
  31. 31. raízestuberosas
  32. 32. Ensino Médio Curso Normal -- 2º ano Biologia / BotânicaAbordagem simplificada sobre a raiz. Prof. Albano Novaes
  33. 33. Compartilhamento:www.slideshare.net/helemento

×