Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Webquest genética e biotecnologia

4,923 views

Published on

Webquest

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Webquest genética e biotecnologia

  1. 1. Introdução Avaliação Conclusão Tarefa Processo Recursos Créditos Genética e Biotecnologia Webquest
  2. 2. INTRODUÇÃO   A biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia; é um conjunto de técnicas que utilizam os seres vivos no desenvolvimento de processos e produtos que tenham uma função econômica e/ou social. A biotecnologia envolve várias áreas do conhecimento e, em conseqüência, vários profissionais, sendo uma ciência de natureza multidisciplinar. Apesar do termo biotecnologia ser novo, o princípio é muito antigo. Com a evolução da ciência em seus diversos setores, inúmeras metodologias biotecnológicas têm sido sistematizadas, aumentando seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. Vários cientistas, com suas descobertas, tiveram grande importância para a evolução e sistematização da biotecnologia. A partir da descoberta da estrutura do DNA, houve uma revolução incrível na área da genética e biologia molecular, surgindo, então, a chamada biotecnologia moderna, a qual consiste na manipulação controlada e intencional do DNA por meio das técnicas de engenharia genética. Por meio de tais técnicas foi possível a produção de insulina humana em bactérias e o desenvolvimento de inúmeras plantas transgênicas a partir da década de 80. As várias técnicas relacionadas à biotecnologia têm trazido, via de regra, benefícios para a sociedade. As fermentações industriais na produção de vinhos, cervejas, pães, queijos e vinagres; a produção de fármacos, vacinas, antibióticos e vitaminas; a utilização de biofungicidas no controle biológico de pragas e doenças; o uso de microrganismos visando à biodegradação de lixo e esgoto; o uso de bactérias fixadoras de nitrogênio e fungos micorrízicos para a melhoria de produtividade das plantas; o desenvolvimento de plantas e animais melhorados utilizando técnicas convencionais de melhoramento genético e também a transformação genética.
  3. 3. TAREFA Com o intuito de avaliar o impacto da utilização das biotecnologias nas sociedades atuais vão constituir-se 5 grupos na turma, indo, cada um desenvolver um trabalho de investigação em 5 áreas específicas: medicina, agropecuária, agroindustria, ambiente, ética. Assim: Continua...
  4. 4. TAREFA Grupo I: abordagem no âmbito da medicina. · Quais as potencialidades da biotecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças humanas? · Quais os efeitos, a prazo, decorrentes do consumo de produtos geneticamente modificados? Grupo II: abordagem na perspectiva da indústria agro-pecuária ·   Quais os impactos da engenharia genética na produção animal? ·   Quais os impactos sobre as espécies animais? · Quais as vantagens da utilização de animais transgênicos para a humanidade Grupo III: abordagem na perspectiva da agro-industrial. ·   Quais os impactos sobre a agricultura e sobre as espécies vegetais? ·  Que vantagens decorrentes da utilização de plantas transgênicas para a humanidade? Grupo IV: abordagem numa perspectiva ambientalista. · Quais as consequências da libertação no meio de organismos geneticamente modificados? ·        Como evitar desequilíbrios ambientais? Grupo V: abordagem no campo da bioética. ·       Qual a licitude de alterar o patrimônio genético de animais e plantas ·      Que implicações morais e/ou éticas da manipulação de genes humanos e sua inserção em animais, plantas, bactérias etc.
  5. 5. PROCESSO   Cada grupo organizar-se-á distribuindo tarefas pelos seus elementos e depois compilará uma apresentação à turma sobre o aspecto abordado. De seguida far-se-á um debate alargado com a intervenção da turma. O professor fará de moderador.
  6. 6. RECURSOS Para realização da tarefa, faz-se necessária uma boa pesquisa bibliográfica. Para isso, sugerimos alguns sites:  <ul><li>www.scielo.br </li></ul><ul><li>http://www.periodicos.capes.gov.br </li></ul><ul><li>http://acessolivre.capes.gov.br </li></ul><ul><li>http://www.bibliomed.com.br </li></ul><ul><li>http://www.biotecnologia.com.br </li></ul><ul><li>http://www.cib.org.br </li></ul><ul><li>http://www.embrapa.br/kw_storage/keyword.2007-06-05.1087660757 </li></ul><ul><li>http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/Ciencias/Artigos/martinsnascim.pdf </li></ul><ul><li>http://www.videolog.tv/video. php?id=270167 </li></ul><ul><li>http://www.jbmoura.hpg.com.br/transg/2001/transge4.html </li></ul><ul><li>http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/genoma/Projetogenoma.html </li></ul><ul><li>http://www.ufrgs.br/bioetica/genoma.htm </li></ul><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica </li></ul><ul><li>http://www.aultimaarcadenoe.com/genetica.htm </li></ul><ul><li>https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Engenharia_gen%C3%A9tica </li></ul><ul><li>http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./biotecnologia/index.html&conteudo=./biotecnologia/artigos/engenetica.html </li></ul><ul><li>http://www.ordembiologos.pt/Arquivo/Pedro%20Fevereiro1. html </li></ul><ul><li>http://www.gpca.com.br/Gil/art100.htm </li></ul><ul><li>http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ </li></ul><ul><li>http://www.biotecnologia.com.br/ </li></ul><ul><li>http://www.tecnet.pt/portugal/19956.html </li></ul><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Bio%C3%A9tica </li></ul><ul><li>http://www.tecnet.pt/portugal/24959.html </li></ul><ul><li>http://www.apbioetica.org/gca/index. php?id=143&idbloco=152 </li></ul>
  7. 7. AVALIAÇÃO Para a avaliação o professor se baseará nos seguintes critérios:   1. Criatividade; 2. Compatibilidade da informação e da linguagem com o público alvo; 3. Interação do grupo com o restante da sala de aula; 4. Material adicional trazido: fotografias, imagens, mapas, folhetos informativos ou tabelas informativas; 5. Qualidade da informação coletada e maneira de apresentá-la; 6. Cumprimento de todas as etapas da tarefa; 7. Participação direta ou indireta de todos os integrantes do grupo.   Para a tarefa desenvolvida serão distribuídos um total de 7(sete) pontos. Cada um dos critérios de avaliação tem valor de 1 (um) ponto. No final das apresentações as discussões valerão 3 (três) pontos atribuídos ou não a cada um dos participantes. Cabe ao professor avaliar se eles foram ou não cumpridos.
  8. 8. CONCLUSÃO Esta atividade pode contribuir para o desenvolvimento da literatura científica baseada na compreensão de questões sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade atual e na promoção de capacidades de pensamento e de atitudes e valores suscetíveis de assegurar aos participantes, um papel ativo, construtivo e responsável na evolução da sociedade.  
  9. 9. CREDITOS Espedito Menezes de Araújo – Biólogo Especialista em Análise Ambiental Biólogo do Instituto Bioeducação Professor de Ciências e Biologia do Estado da Paraíba

×