Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Pablo Picasso
Análise Guernica




                     Angela Cardoso n°4, 12°F
Biografia
 • O artista espanhol Pablo Picasso destacou-se em
   diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura,
  ...
•  Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola
  ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido:
  Guernica. Esta obra já per...
O velho guitarrista
Miseraveis diante do mar
A vida
Les Demoiselles d'Avignon
Família de acrobatas com macaco
Família de saltimbancos
Almoço na relva
As meninas
Guernica




•     Em 1937, Picasso comprometeu-se a pintar um grande mural para o pavilhão da Republica
    Espanhola. O ...
•     Os seus símbolos e significados são alvo de varias interpretações, desde a vida à morte, do
    desespero à esperanç...
Composição




• A composição, rigorosamente construída, apresenta um quadrado central ou dois rectângulos
  e um rectângu...
Pormenores do quadro




• O touro representa o poder, a
  brutalidade que volta a cabeça
  indiferente ou o povo espanhol...
Em primeiro plano no quadro, está um guerreiro fragmentado com a
   cabeça cortada à esquerda e um braço no centro com a m...
Figura associada à Estatua da Liberdade
O cavalo em agonia, com a língua em forma      e à esperança ou à injustiça e ving...
Alguns estudos/ esboços




   Esboço geral- 1°fase
Esboço geral - 3° fase
Esboço geral - 5° fase
Estudos da Composição
Estudos do Cavalo
Estudos da mãe com o filho morto no colo
Estudos do Touro
Bibliografia

•   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
•   http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/index.ht...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Pablo Picasso

14,136 views

Published on

Trabalho elaborado por Ângela Cardoso

Published in: Education
  • Be the first to comment

Pablo Picasso

  1. 1. Pablo Picasso Análise Guernica Angela Cardoso n°4, 12°F
  2. 2. Biografia • O artista espanhol Pablo Picasso destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. • Nasceu na cidade espanhola de Málaga a 25 de Outubro de 1881. Fez os seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente em França. O seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde a sua infância. •  As suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominaram os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção especial aos elementos marginalizados pela sociedade. São desta fase o velho guitarrista, miseraveis diante do mar e A vida Na Fase Rosa (1905-1907), predominam as cores rosa e vermelho, e as suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana. São tambem desta fase a Família de acrobatas com macaco e familia de saltimbancos.
  3. 3. •  Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.  Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando ás temáticas do início da sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de arte de outros artistas famosos: O Almoço na Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez, são exemplos deste período. • Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu a 8 de Abril 1973 numa região perto de Cannes, em França.
  4. 4. O velho guitarrista
  5. 5. Miseraveis diante do mar
  6. 6. A vida
  7. 7. Les Demoiselles d'Avignon
  8. 8. Família de acrobatas com macaco
  9. 9. Família de saltimbancos
  10. 10. Almoço na relva
  11. 11. As meninas
  12. 12. Guernica • Em 1937, Picasso comprometeu-se a pintar um grande mural para o pavilhão da Republica Espanhola. O objectivo do pavilhão era testemunhar a trágica situação provocada pela Guerra Civil de Espanha, decidindo Picasso retratar os horrores da guerra na própria cidade de Guernica que tinha sido bombardeada. No dia 1 de Maio começou por fazer os seus primeiros estudos e no dia 9 preparou o primeiro esboço geral com varias fases fotografadas por Dora Maar, sua companheira. A 4 de Junho estava concluída a grande tela a óleo com as dimensões de 350 x 782 cm
  13. 13. • Os seus símbolos e significados são alvo de varias interpretações, desde a vida à morte, do desespero à esperança, mas a obra representa claramente o terror injustificável. Este quadro é uma visão profética da destruição provocada pelas guerras.
  14. 14. Composição • A composição, rigorosamente construída, apresenta um quadrado central ou dois rectângulos e um rectângulo de cada lado, o triangulo a vermelho tem o vértice no candeeiro e na base esta o corpo do guerreiro. • A mensagem reclama forma desconstruída, devido à decomposição cubista e à denuncia da destruição, mas também sobriedade. As figuras são mais ou menos planas, à excepção do cavalo. Renúncia da textura, luz e cor que se limita ao preto, branco e cinzento.
  15. 15. Pormenores do quadro • O touro representa o poder, a brutalidade que volta a cabeça indiferente ou o povo espanhol que protege a mulher e continua a luta. A mãe com a criança ao colo faz lembrar uma pietá moderna, ou a dor psíquica, as vitimas inocentes da guerra. A angústia no rosto da mulher que segura a criança é especialmente penetrante.
  16. 16. Em primeiro plano no quadro, está um guerreiro fragmentado com a cabeça cortada à esquerda e um braço no centro com a mão a agarrar uma espada partida como símbolo da resistência, junto à espada encontra-se uma flor como uma mensagem de esperança numa nova vida. A pomba abatida, mostra que o Por cima da cabeça do cavalo, está entendimento entre os espanhóis um candeeiro eléctrico aceso, em não foi possível. forma de sol, que sugere o quot;olho de Deusquot; que tudo vê
  17. 17. Figura associada à Estatua da Liberdade O cavalo em agonia, com a língua em forma e à esperança ou à injustiça e vingança de punhal, representa a dor do povo divinas, perseguindo o crime. Do lado direito do quadro, duas A figura do lado direito do quadro mulheres olham horrorizadas para representa a dor física. É também o cavalo ferido com medo e pena. comparada à figura central de quot;os fuzilamentos do 3 de Maio de 1808” de Goya
  18. 18. Alguns estudos/ esboços Esboço geral- 1°fase
  19. 19. Esboço geral - 3° fase
  20. 20. Esboço geral - 5° fase
  21. 21. Estudos da Composição
  22. 22. Estudos do Cavalo
  23. 23. Estudos da mãe com o filho morto no colo
  24. 24. Estudos do Touro
  25. 25. Bibliografia • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso • http://www1.ci.uc.pt/iej/alunos/1998-99/guernica/index.htm • http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_867.html • Porto Editora, Manual de Historia da cultura e das Artes 11° ano Ana Lídia Pinto, Fernanda Meireles e Manuela Cernadas Cambotas.

×