Reg

2,009 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,009
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,542
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reg

  1. 1. REGÊNCIANOMINAL E VERBALGramática Normativa:PROF. TIO HATIRO
  2. 2. Regência Regência (dependência/subordinação) relações dedependência que as palavras mantêmna frase. Um termo rege o outro que ocomplementa.
  3. 3. RegênciaTermos Regentes Termos RegidosSubstantivos, adjetivos,verbosSubstantivos, adjetivos,preposiçõesamar, amor a Deus.insistiu, insistência em falar.persuadiu o Senador a que votasse.obediente, obediência à lei.cuidado, cuidadoso com a revisão do texto.
  4. 4. RegênciaRegra: A regência dos nomes (nominal) segue ados verbos (verbal) que lhescorrespondemEx:Viajar de trem - Viagem de trem;Anotar no caderno - Anotação nocaderno;Assim, estudaremos a regência verbal!
  5. 5. Regência VerbalRegência Verbal: Estuda a relação entre o verbo e seucomplemento.Exemplo:Algumas pessoas participaram do simulado.Verbo transitivo indireto: participaramObjeto indireto: de + o simulado(preposição) (artigo)O verbo PARTICIPAR rege (exige) objeto indiretoantecedido da preposição DE.
  6. 6. Transitividade verbalVerboIntransitivoTransitivoDiretoIndiretoDireto eIndireto
  7. 7. Verbo intransitivo: não precisa de objeto para formaruma frase com sentido completoEx: A gata mioumuito.às 2h.ontem.na cama.rapidamente.Verbo intransitivo podevir seguidos deadvérbios* (não objetos,pois o verbo não pedecomplemento).* palavra que indica umacircunstância, umpormenor de umverbo/adjetivo/outro
  8. 8. Verbo transitivo: Direto - sem preposição:O namorado infringiu os limites que a namoradaimpôs na sessão do cinema. Indireto - com preposição:Ele assistiu ao concerto beneficente. Direto e Indireto - com preposição e sempreposição:Os pais infligiram ao filho (indireto) o castigo (direto)de não sair de casa.
  9. 9. Regência de alguns VerbosVerbo Sentido Verbo ExemploAspirarCheirar VTDAspirávamos o perfume suave dosossego.Desejar VTI Aspirou ao salário vultoso de gerente.AssistirCuidar VTD O médico assistiu o paciente vultuoso.Presenciar VTI O discente assistiu à aula.EsquecerLembrarPronominal VTI Esqueceu-se do comprimento da área.VTD Esqueci o cumprimento do dever.Namorar VTD O rapaz experto namora MariaChegar VTI Chegaram ao projeto.Obedecer VTI Obedeceu ao pai.
  10. 10. Regência de alguns VerbosVerbo Sentido Verbo ExemploPagarPerdoarVTD Paguei a conta / Perdoei a ofensaVTIPaguei ao gerente / Perdoei ao meufilhoVTDIPaguei a conta ao gerentePerdoei a ofensa ao meu filhoPrecisarNecessitar VTIA ré precisava da descriminação dojuiz.Marcar VTD O docente precisou a data do exame.Preferir VTI Prefiro cozer a coser (costurar).QuererDesejar VTD Quero um soverte.Amar VTI Quero a meus filhos.
  11. 11. Regência de alguns VerbosVerbo Sentido Verbo ExemploVisarRubricar VTD Visei o cheque.Mirar VTDA mulher visava o lindorapaz.Desejar VTIA mulher visava aolindo rapaz.SimpatizarAntipatizarVTIO nazismo simpatizavacom a discriminação.
  12. 12. Exercício:Leia o que segue.I. Muitos dos que assistiram o simpósio sobre reciclagemsaíram desapontados.II. Muitos catadores antipatizam com os projetos daprefeitura.III. A comunidade visa uma política mais eficiente para adestinação do lixo.IV. Alguns moradores aspiram uma cidade mais limpa.De acordo com a norma padrão da língua, a regência verbalestá correta em(A) I.(B) II.(C) III.(D) I e III.(E) II e IV.
  13. 13. EXERCÍCIOSA frase que obedece à regência verbalé:A) O seu procedimento implicará adanos.B) Custou o ajudante a aceitar a ordem.C) O aluno pediu ao pai paciência.D) Assistimos um filme no cinema.

×