Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O Uso do Computador na Educação: a Informática Educativa

774 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O Uso do Computador na Educação: a Informática Educativa

  1. 1. O uso do Computador na Educação: A Informática Educativa Grupo: Bruna Lima e Hanna Rodrigues
  2. 2.  O computador é uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.
  3. 3.  Equipamento que assume cada vez mais diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas.
  4. 4.  Tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica, como auxiliadora de professores e alunos, para uma aprendizagem mais consistente.
  5. 5.  As vantagens potenciais desta modalidade na escola: -possibilitar resposta imediata; -exigir reflexão/busca de outro caminho; -favorece a flexibilidade do pensamento; -estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico; -desenvolvimento do foco de atençãoconcentração; -favorece a expressão emocional.
  6. 6.  A utilização da Informática Educativa pode juntar elementos da educação formal com outros da não formal, beneficiando tanto o aspecto prático dos meios não formais quanto a teoria mais generalizada presente nos meios acadêmicos.
  7. 7.  As Principais Criticas: - Otimista; - Indiferente; - Ceticista.
  8. 8.  Maneiras de Utilizar o Computador na Educação: - Instrução Programada; - Simulações e Jogos; - Aprendizagem por Descoberta; - Pacotes Aplicativos.
  9. 9.  Dificuldades Principais para a Introdução do Computador na Escola: - Custo do Equipamento; - Inexistência de Software; - Recursos Humanos; - Barreiras às Inovações Tecnológicas; - A Falta de Paciência.
  10. 10.  Sugestões para Contornar as Dificuldades: - Programas de Pós-graduação interdisciplinares;- - Planos e projetos especiais dos fabricantes nacionais; - Sugestões de possíveis incentivos aos fabricantes; - Planos especiais; - Incentivos às "software-houses“; - Projetos sérios de desenvolvimento de software educacionais através de financiamentos às universidades ; Maior envolvimento de educadores e dos demais agentes da educação nesses projetos; - O governo continue a incentivar a pesquisa séria nas universidades, em especial o projeto EDUCOM.

×