Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 01 introdução a fisiologia da nutrição - princípios da homeostase celular

Aula de introdução a Fisiologia da Nutrição e Princípios de Homeostase Celular.
Introductory class Physiology of Nutrition and Principles of Cellular Homeostasis

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Aula 01 introdução a fisiologia da nutrição - princípios da homeostase celular

  1. 1. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Hamilton F. Nobrega
  2. 2. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Introdução ao Estudo da Fisiologia da Nutrição: Princípios da Homeostase Celular
  3. 3. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
  4. 4. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • O objetivo da fisiologia é explicar os fatores físicos e químicos responsáveis pela vida. Na fisiologia humana, busca-se explicar as características e os mecanismos específicos do corpo humano. • Existem mecanismos que nos permitem existir sob condições amplamente variáveis.
  5. 5. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Realiza uma ou algumas funções determinadas. Por exemplo, as hemácias transportam oxigênio; • Embora todas as células sejam diferentes, existem certas características em básicas em comuns. • Unidade básica viva do organismo;
  6. 6. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Em todas as células, o oxigênio reage com carboidratos, gorduras e proteínas para liberar energia necessária para as funções da célula. Os mecanismos químicos gerais são praticamente iguais em todas elas; • As células tem uma importante característica de reprodução celular (reposição).
  7. 7. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Quais as partes básicas estruturais de uma célula?
  8. 8. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
  9. 9. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
  10. 10. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
  11. 11. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Água – principal fluido da célula (70% à 85%); Íons – componentes inorgânicos para as reações celulares (potássio, magnésio, fosfato, sulfato, bicarbonato, sódio, cloreto e cálcio); Proteínas – mais abundantes na células, após a água (10% a 20%) – estruturais e funcionais;
  12. 12. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Lipídios – Substâncias com solubilidade em solventes de gordura (fosfolipídios, colesterol e triglicerídios); Carboidratos – Pouca função na célula. Na forma de glicose dissolvida, está presente no fluido extracelular, prontamente disponível. Presente também na forma de glicogênio.
  13. 13. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Cerca de 60% do corpo humano adulto é fluido, principalmente uma solução aquosa de íons e outras substâncias; • Maior parte dentro das células (fluido intracelular); • Um terço fora das células (fluido extracelular) – circula pelo sangue e efetua trocas por difusão.
  14. 14. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Fluido Extracelular: grandes quantidades de sódio, cloreto, íons bicarbonato e nutrientes para as células como, O2, glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Também possui CO2 e metabólitos para excreção; • Fluido Intracelular: grandes quantidades de potássio, magnésio e íons de fosfato.
  15. 15. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A concentração iônica entre os meios é mediada pelos processos de transporte celular.
  16. 16. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Todas as reações de suporte à vida que atuam dentro do corpo formam o Metabolismo. • Catabolismo: conjunto de reações metabólicas que libertam energia. • Anabolismo: conjunto de reações metabólicas de síntese em que a energia libertada pelo catabolismo é utilizada para construir moléculas complexas.
  17. 17. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • O propósito do metabolismo é manter um estado de equilíbrio dentro do organismo. Temperatura Composição dos líquidos Batimento cardíaco Frequência respiratória Pressão sanguínea
  18. 18. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • O termo homeostasia define a manutenção de condições quase constantes no meio interno; • Todos os órgãos e tecidos do corpo humano realizam funções que contribuem para manter a constância.
  19. 19. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Quando constância se mantém, o indivíduo goza do estado de saúde. • Quando a harmonia é interrompida, manifesta-se o estado de doença.
  20. 20. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Exemplos:  Os pulmões provêm oxigênio ao fluido extracelular para repor oxigênio utilizado pelas células;  Os rins mantêm as concentrações de íons constantes;  O sistema gastrointestinal fornece nutrientes.
  21. 21. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
  22. 22. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA É através desses capilares que ocorre a troca contínua de fluido extracelular e intracelular. O fluido extracelular é transportado através do sangue a todas as partes do corpo, pelos vasos sanguíneos e capilares.
  23. 23. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O fluido intersticial é continuamente misturado, mantendo quase completa a homogeneidade do fluido extracelular do corpo. Grandes quantidades de fluido e de seus constituintes dissolvidos difundem-se em todas as direções entre os tecidos.
  24. 24. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Cada vez que o sangue passa pelo corpo, ele também flui através dos pulmões e captura nos alvéolos o oxigênio necessário para as células. O oxigênio se difunde por capilaridade.
  25. 25. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Uma boa parte do sangue flui através das paredes do trato gastrointestinal, que por dissolver nutrientes, transferem ao fluido extracelular do sangue. O fígado altera quimicamente substância que o sistema gastrointestinal não consegue absorver, para formas mais utilizáveis.
  26. 26. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Tem função de proporcionar mobilidade para obtenção de alimentos necessários para a nutrição, assim como a proteção, sem os quais, o organismo e mecanismos homeostáticos estariam comprometidos.
  27. 27. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Os Pulmões removem CO2 através dos alvéolos, resultado do metabolismo células; • Os Rins removem do plasma a maior parte das outras substâncias que não são mais necessárias para as células, tais como uréia, ácido úrico, excesso de íons e de água dos alimentos.
  28. 28. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA  Sistema Nervoso - composto por três partes principais: • Aferência Sensorial: detectam o estado do corpo e do meio ambiente e informam ao organismo; • Sistema Nervoso Central: armazena e gera informações em resposta às sensações; • Eferência Sensorial: transmissão de estímulos através da eferência motora para execução dos processos.
  29. 29. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • Composto por glândulas endócrinas que secretam substâncias chamadas Hormônios, que são transportados pelo fluido extracelular para as partes do corpo a participar da regulação das funções celulares. • Os hormônios são um sistema de regulação (funções metabólicas) que complementa o sistema nervoso (atividades musculares e secretórias)
  30. 30. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Exemplo de mecanismo de controle: • O oxigênio dispõe de um mecanismo de controle especial que depende principalmente das características químicas da hemoglobina, presente nas hemácias.
  31. 31. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Sistema de Feedback Negativo nos sistemas de controle: • Em geral, se algum fator se torna excessivo ou deficiente, um sistema de controle inicia um feedback negativo, que consiste em uma série de alterações que recuperam o valor médio do fator, mantendo assim a homeostasia.
  32. 32. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • O corpo é uma sociedade de trilhões de células organizadas; • Cada estrutura funcional contribui com sua parcela para manter as condições homeostáticas;
  33. 33. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA • A manutenção da homeostasia mantêm a vida das células e consequentemente, a do organismo; • Homeostasia é a manutenção constante do equilíbrio entre o meio interno e externo
  34. 34. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL – IESB FACULDADE MONTENEGRO – FAM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. Conceitue Fisiologia. 2. A célula é a unidade básica estrutural de um organismo. Quais suas partes básicas? 3. Qual a composição das células? 4. Diferencie fluido intracelular de fluido extracelular. 5. Como ocorre o equilíbrio iônico nos meios inttra e extracelular? 6. Diferencie catabolismo e anabolismo 7. Defina Homeostasia. 8. Exemplifique processos que garantem a homeostasia celular. 9. Cite dois exemplos da origem de nutrientes. 10. Cite as formas de regulação da homeostasia.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • WesleyCsar

    Jul. 14, 2015
  • iveanne9

    Jul. 25, 2015
  • mwalves1

    Jul. 3, 2016
  • VictorSivieroMarinho

    Oct. 21, 2017
  • julianaverasguedes

    Oct. 25, 2017
  • CamillaLeitte

    Feb. 13, 2018
  • JanniferMelo

    Apr. 8, 2018
  • MateusSilva324

    Aug. 16, 2018
  • ThaisOliveira343

    Sep. 8, 2018
  • ivanborges

    Oct. 20, 2018
  • RafaelMoraes117

    Nov. 21, 2018
  • MANUELAFRAGOSO

    Feb. 11, 2019
  • manoela1234

    Feb. 20, 2019
  • MuriloMoica

    Feb. 22, 2019
  • rosangelaximenez3

    Feb. 22, 2019
  • monamariepraia

    Jul. 27, 2019
  • LetciaSantos194

    Aug. 11, 2019
  • anacwallace

    Apr. 21, 2020
  • LarissaBorges63

    Aug. 31, 2020
  • DerekFloyd3

    Apr. 30, 2021

Aula de introdução a Fisiologia da Nutrição e Princípios de Homeostase Celular. Introductory class Physiology of Nutrition and Principles of Cellular Homeostasis

Views

Total views

7,494

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

4

Actions

Downloads

299

Shares

0

Comments

0

Likes

20

×