Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
FACHA - Departamento de Arquitetura e Urbanismo                 Disciplina: Urbanismo I                     Professora Mic...
Taxa de permeabilidade (%) = Área permeável x 100                                Área total do loteGeralmente, no cálculo ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Índices Urbanisticos

66,796 views

Published on

Índices urbanisticos para trabalhos de Arquitetura.

Índices Urbanisticos

  1. 1. FACHA - Departamento de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Urbanismo I Professora Michela Sagrillo Pegoretti Índices Urbanísticos1. Índices UrbanísticosConjunto de normas que regulam o dimensionamento das edificações, em relação aoterreno onde serão construídas e ao uso a que se destinam1.1 Coeficiente de aproveitamentoÉ um fator estabelecido para cada uso nas diversas zonas, que multiplicado pela área doterreno definirá a área total de construçãoÉ a relação entre a área total construída e a área total do lote( A área construída é a soma das áreas dos pisos cobertos do edifício, com algumas exceções)Coeficiente de aproveitamento = Área total construída Área total do loteGeralmente, no cálculo do coeficiente de aproveitamento, com exceção das edificaçõesdestinadas ao uso residencial unifamiliar, não são computados como área construída: a) áreas de pavimentos em subsolos destinadas a uso comum ou guarda de veículos b) áreas destinadas a lazer e recreação, recepção e compartimento de serviço do condomínio c) áreas destinadas a guarda de veículos d) áreas de varandas contíguas a salas e quartos desde que não ultrapasse 40% das áreas destinadas aos respectivos cômodos e) áreas de circulação vertical e horizontal coletiva f) caixa de água, casa de máquinas, subestação e antecâmara g) zeladoria, depósito de lixo e guarita.OBS. : Os Planos Diretores de cada município descreverão quais as áreas nãocomputáveis para o cálculo do coeficiente de aproveitamento do mesmo.1.2 Taxa de ocupaçãoÉ a relação entre a área de projeção horizontal da edificação e a área total do lote emque será construídaTaxa de ocupação (%) = Área total projeção horizontal x 100 Área total do loteGeralmente, no cálculo da taxa de ocupação, não são computados como área deprojeção horizontal: a) jardineiras b) beirais c) platibandasOBS. : Os Planos Diretores de cada município descreverão quais as áreas nãocomputáveis para o cálculo da taxa de ocupação do mesmo.1.3 Taxa de permeabilidadeÉ um percentual expresso pela relação entre a área do lote permeável e a área total dolote.
  2. 2. Taxa de permeabilidade (%) = Área permeável x 100 Área total do loteGeralmente, no cálculo da taxa de permeabilidade, são computados: a) projeção de beiras, platibandas, e varandas/sacadas, desde que tenham até 1,00 metro de largura b) áreas com pavimentação permeável intercalada com pavimentação impermeável (desde que não ultrapassem a 20% da área total) c) poços descobertos de iluminação e ventilação com área superior a 6,00 m² para áreas fechadasOBS. : Os Planos Diretores de cada município descreverão quais as áreas computáveispara o cálculo da taxa de permeabilidade do mesmo.1.4 GabaritoExpressa, em pavimentos ou metros, a altura máxima permitida para edificações emuma dada zona.Vários são os fatores que podem interferir na determinação do gabarito, da necessidadede preservação da harmonia da paisagem (patrimônio) até a proximidade de aeroportos,passando pela largura da rua.Geralmente, no cálculo do gabarito, não são considerados pavimentos: a) subsolo b) cobertura c) casa de máquinas de elevadores e reservatóriosOBS. : Os Planos Diretores de cada município descreverão quais as áreas nãocomputáveis para o cálculo do gabarito.1.5 AfastamentosCompreendem os recuos obrigatórios da edificação em relação às divisas do lote(afastamentos laterais e de fundos), em relação ao logradouro (afastamento frontal) e,eventualmente, entre edificações do mesmo lote.Os afastamentos são muito importantes pois permitem condições mínimas aceitáveis emrelação a ventilação e iluminação, assim como privacidade.Geralmente, não são computados na área de afastamentos: a) piscinas, espelhos de água, muros de arrimo b) escadarias ou rampas de acesso c) construção em subsolo d) central de gás e) pérgulas f) guaritas (com até determinada porcentagem de área ocupada em relação a área do afastamento) g) estacionamentos sem coberturaGeralmente, são elementos que podem avançar na área de afastamentos: a) marquises, beirais, platibandas (com até determinada distância em relação ao valor do afastamento) b) balcões, varandas e sacadas (com até determinada distância em relação ao valor do afastamento a partir do 2º pavimento)OBS. : Os Planos Diretores/Códigos de Obras Municipais de cada municípiodescreverão quais as áreas não computáveis para o cálculo dos afastamentos.

×