Successfully reported this slideshow.

Comércio e serviços na economia global

3,374 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Comércio e serviços na economia global

  1. 1. Comércio e Serviços na Economia GlobalTrocas comerciais  No capitalismo global observamos a necessidade de comércio internacional, porém as exportações não se dão em número equivalente as importações.  O país acumula ou não capital ao realizar estas trocas, o que determina sua riqueza ou sua miséria.  O País que se especializa em um produto mais caro na divisão internacional do trabalho acaba sendo privilegiado.Divisão Internacional do Trabalho  A divisão de atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo.  As regiões do mundo passaram a desenvolver funções diferenciadas, se especializando em fornecer produtos manufaturados, matérias-primas, metais preciosos, etc.  1º - séc. XVIII – Rev. Industrial.  2º - Inicio do séc. XX – Inglaterra perde hegemonia – Capitalismo financeiro  3º - Pós segunda Guerra – Revolução tecnológica, atuação em larga escala de empresa estrangeiras – multinacionais e transnacionais.
  2. 2. O papel do Comércio Países Ricos – Dominam a produção industrial e tecnológica, agregando mais valor aos produtos e por conseqüência lucrando mais. ◦ Recebem direitos (royalties) por produtos desenvolvidos e comercializados internacionalmente. ◦ Dominam os mais poderosos bancos. Países pobres – Fornecem mão de obra, matéria prima e uma série de isenções fiscais para instalação de multi/transnacionais.Setor Terciário Diz respeito aos serviços, possui grande importância na economia: ◦ Criação de empregos; ◦ Venda de serviços ao exterior – domínio tecnológico; ◦ Investimentos e empréstimos ao exterior – domínio financeiro.O Entretenimento nos Serviços O lazer está vinculado a realização do individuo, sua prática é cidadania. ◦ Turismo – Evolui ao longo dos anos. Nacional ou internacional – gera renda e gira a economia. ◦ Cinema – Dita regras e modos de estruturação sociais, econômicas e culturais. ◦ Esportes – incentivam a qualidade de vida, porém foram utilizados como forma de alienação política. ◦ TV – A forma de entretenimento que mais influencia a sociedade, até por sua ampla difusão.O Sistema Financeiro Internacional Conferência de Bretton Woods – 1944 – Adotando o Dólar norte-americano como moeda internacional, complementando o ouro. 1971- Criação do FMI (Fundo monetário Internacional) – Incentivar o comércio entre os países e acelerar a globalização.Conferência de São Francisco Criação da ONU (1945) A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países. Sede permanente da Organização é nos Estados Unidos. Objetivos: ◦ Manter a paz e a segurança internacionais; ◦ Desenvolver relações amistosas entre as nações; ◦ Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
  3. 3. ◦ Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns;◦ A ONU possui hoje 192 Países-Membros.

×