Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

14,104 views

Published on

Texto de margarida ElisaEhrhardt Ferreira.Conteúdo do slide concentra-se na conceituação de Ambientes virtuais e sua utilização.

Published in: Education, Technology, Travel
  • Be the first to comment

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  1. 1. MEDIATECA – Organização para Inclusão Social e Digital Elaborado por Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira
  2. 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conforme Barajas (2003) apud Um Salto para o Futuro, AVA pode ser definido como “um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender”, o que implica a presença e articulação de (i) uma concepção definida sobre conhecimento e aprendizagem; (ii) uma proposta metodológica coerente que concretize essa concepção em ações e interações (iii) um suporte tecnológico potente e apropriado para apoiar e incrementar as atividades e trocas grupais.  PALAVRAS CHAVES: colaboração, interatividade/diálogo, disciplina,autonomia intelectual,mediação, aprendizagens cooperativas.
  3. 3. REDES DE APRENDIZAGEM  Caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.  De acordo com Prof. Dr. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, há três nomenclaturas para o modelo a distância de educação :  Educação On-line -realizada obrigatoriamente com Internet em papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona  Educação a Distância -realiza-se por diferentes meios –há o distanciamento físico  E-Learning-- formato de educação a distância com suporte na internet;
  4. 4. A IDÉIA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA  Para que os objetivos educacionais sejam atingidos é necessário que as pessoas interessadas em participar do grupo focalize seus interesses , abra-se à colaboração, aprenda a ouvir e a ceder, aprenda a impor-se de forma cordial, resolva conflitos educadamente e dialogicamente.  Se as pessoas se juntam em um ambiente virtual de aprendizagem e não trocam informações e conhecimentos, a plataforma deixa de ser um ambiente educativo.Não cumpriu seu papel tampouco seu objetivo.
  5. 5. ALGUNS EXEMPLOS:  EDI( Escola Digital Integrada)- plataforma da MEDIATECA  Blackboard  Teleduc  Moodle  Solar  AdaptWeb  Amadeus  Em Brasília: MEDIATECA (EDI e Moodle),UnB(moodle),IESB(blackboard),Universidade Católica(moodle),JK(moodle) ,Escola Franciscana Nossa de Fátima(moodle),  Brasil:Universidade Federal da Bahia(moodle), Universidade Federal de Uberlândia(moodle),UNICAMP(Teleduc),Universidade do Ceará(Solar), UFRGS(AdaptWeb),UFPE(Amadeus)  Exterior:Universidade do Minho (PT);A maioria das escolas portuguesas utilizam-se de AVA- moodle .
  6. 6. O QUE É NECESSÁRIO?  Um banco de dados ;  Oferecer um layout interessante/atrativo ao usuário(alunos e professores);  Ferramentas interativas como chat e fóruns , além de bibliotecas digitais virtuais.  Atualização constante;  Trabalho de tutoria- mediação pedagógica;  Postura adequada à execução da proposta partindo da tecnologia -aprender a aprender.
  7. 7. COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR  Contamos com muitas ferramentas: São e-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, dentre outros.  E-mail , fóruns ,wiki, blogs, bibliotecas e newsletters- serviços são assíncronos, ou seja, existe um certo espaço de tempo entre a emissão e o recebimento das mensagens.Newsletters pode ser caracterizado como fóruns ou listas de discussão.  Chat- síncrono, isto é em tempo real comunicamo-nos com outra(s) pessoas.
  8. 8. Fontes:  http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm  http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_virtual  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem  http://moodle.org/login/index.php  http://www.moodle.ufu.br/course/category.php?id=68  http://teleduc.cinted.ufrgs.br/pagina_inicial/index.php?PHPSESSID=be39fa9e 7aac7f7320a9c2b047cc5398  http://www.teleduc.org.br/

×