Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
CHOOSING WISELY
HCPA
O QUE É A CHOOSING WISELY?
A Choosing Wisely (CW) foi deflagrada em 2012, nos EUA, pelo American Board of Internal
Medicin...
O QUE É A CHOOSING WISELY?
Vídeo com Wendy Levinson - CW International
https://youtu.be/ls0ToEhILi8
CHOOSING WISELY HCPA
ORIENTAÇÕES GERAIS
O HCPA TRABALHARÁ LOCALMENTE
COM 2 GRANDES INICIATIVAS POR SERVIÇO:
1. Lista de re...
CHOOSING WISELY HCPA
ORIENTAÇÕES GERAIS
TRABALHAREMOS LOCALMENTE
COM 2 GRANDES INICIATIVAS:
1. Listas de recomendações “me...
CHOOSING WISELY HCPA
ORIENTAÇÕES GERAIS
O HCPA TRABALHARÁ LOCALMENTE
COM 2 GRANDES INICIATIVAS:
2. Incorporação das recome...
CHOOSING WISELY HCPA
ORIENTAÇÕES GERAIS
CHOOSING WISELY HCPA
Como gerar as recomendações?
CHOOSING WISELY INTERNATIONAL:
PRINCÍPIOS GERAIS DA INICIATIVA EM HOSPIT...
CHOOSING WISELY HCPA
Como gerar as recomendações?
 Desta forma os serviços devem desenvolver suas listas:
 São livres pa...
CHOOSING WISELY HCPA
Como gerar as recomendações?
continuação
 Estimula-se, sempre que possível, participação dos residen...
CHOOSING WISELY HCPA
Como gerar as recomendações?
 Características das recomendações e textos explicativos:
 Usem lingua...
Choosing Wisely HCPA
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Choosing Wisely HCPA

320 views

Published on

Descrição do projeto CW no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Choosing Wisely HCPA

  1. 1. CHOOSING WISELY HCPA
  2. 2. O QUE É A CHOOSING WISELY? A Choosing Wisely (CW) foi deflagrada em 2012, nos EUA, pelo American Board of Internal Medicine, expandindo-se a seguir para diversos países. O início ocorreu com sociedades médicas desenvolvendo listas de intervenções utilizadas inapropriadamente na saúde. Outras profissões aderiram. Ganhou canais de comunicação diretamente com pacientes e familiares. Evoluiu para iniciativas semelhantes dentro de universidades, hospitais e clínicas, sempre com a premissa da reflexão partir de baixo para cima, ou seja, diretamente dos profissionais da ponta ou necessariamente por eles endossada. O movimento espalhou-se pelo mundo e no Brasil existe um braço da CW International - é a Choosing Wisely Brasil: http://proqualis.net/choosing-wisely-brasil. Já conta com listas de recomendações publicadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Escola Bahiana de Medicina e Saúde, além de alguns hospitais. Atualmente, está sendo criada uma rede nacional de hospitais CW. Este é o contexto onde o HCPA se inserirá. CHOOSING WISELY, DE FORMA RESUMIDA, É UMA INICIATIVA PARA AJUDAR MÉDICOS E ENGAJAR PACIENTES EM DIÁLOGOS SOBRE EXCESSOS EM TESTES OU PROCEDIMENTOS, COLABORANDO PARA ESCOLHAS SENSATAS EM SAÚDE.
  3. 3. O QUE É A CHOOSING WISELY? Vídeo com Wendy Levinson - CW International https://youtu.be/ls0ToEhILi8
  4. 4. CHOOSING WISELY HCPA ORIENTAÇÕES GERAIS O HCPA TRABALHARÁ LOCALMENTE COM 2 GRANDES INICIATIVAS POR SERVIÇO: 1. Lista de recomendações “menos é mais”, sobre intervenções em saúde a serem realizadas menos frequentemente ou até mesmo evitadas.  Classicamente são listas de 5-10 recomendações;  Serão enviadas 3 para o Qualis, mas os serviços são livres para trabalhar setorialmente com adicionais (não recomenda-se mais de 10).  Uma boa ideia é incluir como critério de seleção das recomendações a serem enviadas para o Qualis a capacidade intrínseca de gerarem projetos institucionais de melhoria da qualidade. Procurem no Google por exemplo de sua especialidade. Ex: choosing wisely radiology
  5. 5. CHOOSING WISELY HCPA ORIENTAÇÕES GERAIS TRABALHAREMOS LOCALMENTE COM 2 GRANDES INICIATIVAS: 1. Listas de recomendações “menos é mais”  A partir das recomendações, será deflagrado: a. debate interna corporis; b. envolvimento de pacientes e familiares:
  6. 6. CHOOSING WISELY HCPA ORIENTAÇÕES GERAIS O HCPA TRABALHARÁ LOCALMENTE COM 2 GRANDES INICIATIVAS: 2. Incorporação das recomendações em projetos setoriais e/ou institucionais de melhoria da qualidade, como parte de iniciativa multimodal a contar com, por exemplo:  Atividades de educação com staff, residentes, estudantes  Melhoria de TI  Checklist  Feedback mensal de taxa de inapropriação  Incentivos em caso de sucesso...
  7. 7. CHOOSING WISELY HCPA ORIENTAÇÕES GERAIS
  8. 8. CHOOSING WISELY HCPA Como gerar as recomendações? CHOOSING WISELY INTERNATIONAL: PRINCÍPIOS GERAIS DA INICIATIVA EM HOSPITAIS  Transparência em todas as fases do projeto;  Liderança por profissionais assistenciais, com apoio (não controle) das chefias  As palavras de ordem para escolha de recomendação são qualidade ou segurança – custo-redução como objetivo primário não!
  9. 9. CHOOSING WISELY HCPA Como gerar as recomendações?  Desta forma os serviços devem desenvolver suas listas:  São livres para determinar o processo interno de criação a resultar em recomendações sobre testes, procedimentos ou tratamentos de baixo valor agregado, que devem ser evitados ou empregados mais racionalmente no HCPA, considerando a realidade das práticas locais/regionais;  Todo item da lista deve estar de acordo com o escopo de atuação do serviço ou especialidade;  Deve existir um bom corpo de evidências científicas que suporte a recomendação;  O processo de desenvolvimento da lista deve ser rigorosamente documentado e transparente em todas as etapas, com participação de todos os professores ou contratados do serviços, mesmo que apenas por votação final;
  10. 10. CHOOSING WISELY HCPA Como gerar as recomendações? continuação  Estimula-se, sempre que possível, participação dos residentes do serviço e outros profissionais;  Iniciar toda recomendação com as expressões "Não" ou "Reflita muito antes de”;  Ao mesmo tempo que desestimula-se a simples importação de recomendação internacional (avaliar realidade local), parcerias com Choosing Wisely EUA, Choosing Wisely Canadá, Choosing Wisely Australia e Choosing Wisely Itália poderão permitir aproveitamento de materiais do acervo deles para adaptação/tradução, facilitando nosso trabalho.
  11. 11. CHOOSING WISELY HCPA Como gerar as recomendações?  Características das recomendações e textos explicativos:  Usem linguagem simples na recomendação propriamente dita, considerando que seja bem compreendida também por leigos;  Cada recomendação deve ser preferencialmente apresentada como uma sentença simples, no máximo duas;  Evitem recomendações demasiadamente genéricas. Exemplo: "Não solicite exame sem indicação específica”;  Os textos de apoio devem trazer a justificativa para a recomendação, apontando quando a intervenção é apropriada, havendo cenários. É sensato apontas alternativas às medidas desencorajadas, sempre que disponíveis.

×