Projeto Lixo Legal

57,864 views

Published on

Published in: Technology, Travel
1 Comment
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
57,864
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
474
Comments
1
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto Lixo Legal

  1. 1. Projeto Lixo legal 1. Identificar e Clientela Escola Municipal Ribeirão Bonito. Ensino Fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Série. Professora: Márcia Sancha e Carla Amélia . 2. Áreas de Conhecimentos:  Linguagem, Ciência Exata e Ciências Naturais. 3. Justificativa: Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte de aluno, devido a sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios a escola aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos também, falta conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar, com lixo, o que pode causar danos á saúde, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente como um todo. 4. Objetivos:  Incentivar os alunos a desenvolver o habito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;  Estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável, tornando-a um lugar mais agradável;  Chamar a atenção dos alunos para a importância dos hábitos e de higiene e limpeza, oferecendo uma oportunidade de estudos, lazer e interação;  Apresentar a coleta seletiva do lixo como uma excelente alternativa, explicando os benefícios da reciclagem;  Estimular, na própria escola o habito de separar o lixo orgânico e inorgânico, encaminhando tudo o que for possível para a reciclagem; 5. Conteúdo Conceitual :
  2. 2.  Demonstrar ao alunos a importância de manter a limpeza e os benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem. 6. Conteúdos Procedimental: Estabelecer tarefas pedagógicas para cada grupo:  Fazer o levantamento do Nª. de lixeiras da escola e dos locais onde há necessidade de implantação;  Produzir frases, desenhos, cartazes, textos, informativos e parodias de incentivo á limpeza da escola;  Trabalhar esteticamente as lixeiras, para que os demais alunos adquiram maior vontade de utilizá-lo, incrementando as lixeiras de maneiras diversas;  Levar os alunos para conhecer a Usina de reciclagem de Terra Nova do Norte, para que pesquisem, realizarem entrevistas com o proprietário, e debatam juntamente com os colegas e professores sobre o problema; 7. Conteúdos Atitudinal  Desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, para apliquem não só na escola, como também, para que transmitam esses conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio residem. 8. Problematizacão: Iniciarmos apresentado aos alunos fotos do pátio da escola em momentos distintos: no inicio da aula, após os recreios e durante a limpeza da escola pela servente. Após isso, iniciaremos o debate com os alunos: os motivos que levaram o pátio a ficar daquele estado; o incomodo que aquela sujeira causa; o trabalho das serventes em recolher o lixo (que poderia ser evitado); o habito de outros países de jogar lixos apenas em locais devidos X na falta de cultura do brasileiro; como cada aluno poderia ajudar para amenizar esse quadro? Após esses debates iniciais, os professores direcionarão uma roda de conversa com comentário a respeito do projeto, destacando a importância da participação de todos. Depois de alcançada a atenção dos alunos para o “problema do lixo na escola”, serão apresentado filmes destacando: o problema do lixo nas grandes cidades, e a necessidade de Coleta Seletiva e da Reciclagem.
  3. 3. 9. Procedimento Metodológico: Após a partir da atenção dos alunos para o projeto, utilizando as fotografias do pátio antes e depois dos recreios, serão apresentados nos filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem. Serão divididas a tarefas entre as series. As atividades desenvolvidas serão:  Pintura das lixeiras e descoloração das tampas temáticos (essas atividades serão montada pela a professora de artes).  Concurso de frase, as quais serão sempre espalhadas em pontos estratégicos da escola, e a produção de textos: parodias, poemas, panfletos e cartazes, estas atividades serão desenvolvidas em oficinas: de produção, reestruturação ensaios, e de conteúdos inerentes as series. Essas atividades serão montadas pelos professores de Português e Ciências.  Será feito pelos alunos um levantamento de todas as lixeiras que a escola possuir, de quantos mais necessitar, bem como os locais de suas instalações.  Será feito a coleta semanalmente, pesando o para serem tabulados e representado em gráficos. Essas tarefas ficarão a carga da disciplina de matemática.  Será realizado visita a Usina de Reciclagem de Terra Nova do Norte, onde entrevistarão o dono abordando o Tema: Coleta Seletiva e Reciclagem.  Por fim será utilizados murais para fixar fotos, textos e as demais atividades desenvolvidas durante a execução desse projeto. 10. Recursos: Será utilizados os seguintes recursos: digital, murais, computadores, DVDs, televisor, balanças, luvas descartáveis, folhas, cartolinas, lápis, tesouras, réguas, tinta, pinceis, colas, entre outros. Serão solicitados à SIMEDC os ônibus necessários para os passeios. 11. Avaliação:  Serão avaliadas as produções de textos, observando as coerência, coesão e criatividade;  Serão comparadas as fotos da sujeira do pátio da escola tiradas antes e após a implementação do projeto.
  4. 4.  Será observado nas amostragem feita através da mensuração do lixo produzido pela escola: valor total do produzido; quando foi selecionado e colocado a grau de envolvimento dos alunos no projeto. Por fim, os alunos fará um relatório relatando as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, suas experiências, o seu envolvimento e o quanto aprendem com o projeto. 12. Tema: A palavra do lixo derivada ao termo latim Lix significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisa inútil, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, sendo representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos até em meados do século XVIII, quando surgiu a primeira indústria na Europa, o lixo era produzido em pequenas quantidades, e constituído, essencialmente de sobra de alimentos. Nosso objetivo com a escolha desse tema foi de desenvolver a limpeza na escola, juntamente com uma oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetivas dos alunos, favorecimento de noções de higiene e melhora da qualidade de vida.

×