Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Racismo

24,962 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Racismo

  1. 1. Cidadania e Profissionalismo RA1 Trabalho realizado por: Ana Ramos nº 3 Liliana Ramos nº 13 R a c i s m o e X e n o f o b i a
  2. 2. Racismo A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe. Racismo = Raça + “ismo” Para compreendermos o significado da palavra racismo temos de compreender o que significa verdadeiramente a palavra raça. Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades semelhantes entre os membros da mesma espécie. A palavra raça teve origem no latim, de ratio , que significa espécie. Assim, racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a autoridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Com esta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores. Uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias, é racismo.
  3. 3. Xenofobia: A palavra xenofobia, tal como a palavra racismo, advém da junção de dois termos: xeno e fobia. A palavra xeno esta relacionada com a formação de palavras que exprime a ideia de estrangeiro ou estranho. Fobia é o medo patológico, aversão impossível de conter. Xenofobia = Xeno + Fobia Compreendemos que a xenofobia como a antipatia ou aversão pelas pessoas ou coisas estrangeiras. Pode-se assim dizer, que é uma característica nacionalista excessiva. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia é um termo também usado num sentido vasto, mencionando a qualquer forma de preconceito, racial, de grupos minoritários ou cultural.
  4. 4. Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=SOlfDYyDfhk&feature=related
  5. 5. Portugueses abandonam Inglaterra por causa de xenofobia 3/02/2009 A empresa italiana responsável pela contratação também se mostrou disponível a readmitir ao serviço os trabalhadores que regressaram a Portugal, se assim o desejarem. "É possível que amanhã (quarta-feira) regressem mais 12 trabalhadores, ficando assim seis nacionais, os quais exercem função de supervisão e pertencem aos quadros da empresa italiana", referiu a mesma fonte. Os trabalhadores exercem na sua maioria funções de soldadores e serralheiros e tinham sido contratados a partir da segunda quinzena de Janeiro por um período de cerca de quatro meses. Duas dezenas rescindiram os respectivos contratos e já deixaram o Reino Unido, "de livre vontade", segundo a empresa, enquanto os restantes aguardavam o reinício da actividade. http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=69542&visual=3&layout=10
  6. 6. O gabinete do secretário de Estado das Comunidades continua a monitorizar a evolução da situação. Junto à refinaria de Lindsey prosseguiam esta manhã os protestos contra a contratação de trabalhadores portugueses e italianos, enquanto se aguardava o resultado de negociações entre sindicatos, a petrolífera Total e os mediadores oficiais. Segunda-feira foi acordada uma investigação aos termos do contrato feito com a empresa italiana IREM, que contratou os trabalhadores portugueses e italianos para uma obra na refinaria. Entretanto, centenas de trabalhadores de várias refinarias e centrais energéticas de outras partes do Reino Unido continuam em greve pelo quinto dia, depois de um interregno durante o fim-de-semana, exigindo que sejam contratados trabalhadores britânicos.
  7. 7. Racismo e Xenofobia na sociedade actual Como se pode verificar na noticia que retiramos da RPT, verifica-se que apesar de estarmos no séc. XXI, é triste como continuamos a ter conhecimento da falta de ignorância, conhecimento ou preconceito. Uma vez que ainda existem pessoas que acham que os imigrantes vem para os outros países para “roubar” os seus trabalhos. É inadmissível classificar os brancos como únicos cidadãos, e pensar dividir a sociedade. É urgente que cada um de nós passe a reflectir sobre as nossas acções e que extinga o racismo e a xenofobia, para as diferenças dos outros.

×