Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Parque Estadual de Itapuã -RS

6,743 views

Published on

Trabalho realizado pela Turma 41 do Colégio Marista Rosário sobre o Parque Estadual de Itapuã.
Trabalho Selecionado pela turma.

Published in: Education, Travel
  • Bal!!!O blog ficou tri legal
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Parque Estadual de Itapuã
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Parque Estadual de Itapuã -RS

  1. 1. ITALO E VICTÓRIA 4ª SÉRIE T.41 PROFESSORAS: CLAIR E MÁRCIA PARQUE ITAPUÃ
  2. 2. A vila de Itapuã pertence oficialmente ao município de Viamão, mas tem grande identificação com Porto Alegre. Por Viamão, o acesso é por estrada de chão; por Porto Alegre, o acesso está quase todo asfaltado. A vila fica dentro de área de grande importância ecológica, ali fica a reserva natural de Itapuã. Perto da reserva situa-se a Ilha e a praia das Pombas, que eram conhecidas pela grande quantidade dessas aves.  Localização:
  3. 3. COMO CHEGAR LÁ:
  4. 4. Atrações turísticas(ecológicas) Farol de Itapuã Turismo oferece: - passeios de barco pelo Guaíba e Laguna dos Patos; - PESCARIA ESPORTIVA EMBARCADA; - visitas às praias naturais e paradisíacas e caminhadas em estradas de terra e trilhas ecológicas; - hospedagem na Pousada e no Camping dos Quiosques, na Pousada da Vó e em outros campinas; - experimentar a culinária local, que oferece desde o verdadeiro churrasco de ovelha, até a deliciosa comida caseira feita em panelas de ferro; - degustação de produtos coloniais, queijo de minas e cachaças artesanais, no Alambique Fraga; - navegação à luz do luar e Happy Hour ao pôr do sol; - pacotes educativos para escolas e universidades; - programas especiais para grupos da melhor idade; - espaço para festas de aniversário, de final de ano para grupos e empresas e MUITO MAIS!
  5. 5. Trilhas: Trilha da Onça Trilha fácil, saída da Praia das Pombas. * É necessário agendar a trilha com os guias locais. Trilha do Araça - fechada à visitação Trilha fácil: saída da Praia da Pedreira, percorrendo-se 1.800 metros ida e volta (em torno 1h30m). A trilha passa em meio a mata nativa e de uma antiga pedreira e acaba na pequena praia do Araça, bastante suja*. Trilha da Visão - oferece as melhores vistas de Itapuã, mas somente é feita em ocasiões especiais, para grupos pré-marcados com a direção do parque ou pelas agencias de turismo.
  6. 6. O que é...Qual a importância. O Parque de Itapuã protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos.
  7. 7. Fauna: O Parque abriga cerca de 40 espécies de répteis, 30 de anfíbios, 200 de aves e um bom número de mamíferos, entre estes a jaguatirica, o gato-maracajá, a lontra e o bugio-ruivo. Esse último consta da Lista das Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul e é o símbolo do Parque. A área também é abrigo para aves migratórias. A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta - réis e batuíras.
  8. 8. Flora: Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias.
  9. 10. Fontes: http://www.faroldeitapua.com.br/Conhe%E7a%20Itapua_arquivos/conheca_itapua.htm http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parque-estadual-de-itapua/default.htm http://tatinew.wordpress.com/2009/02/04/parque-estadual-de-itapua / http://www.e-ultur.com/colecoes_home.php?id=17&PHPSESSID=648bafb28955a6351c173a5333957326
  10. 11. FIM!!!

×