Projeto De Jardinagem

50,298 views

Published on

Published in: Technology, Travel
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
50,298
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
284
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto De Jardinagem

  1. 1. PROJETO DE JARDINAGEM I – APRESENTAÇÃO O presente documento prevê a implementação do “Projeto de Jardinagem” em andamento na Escola Municipal Xanxerê, o qual desenvolve ações que visam promover o contato do aluno com a natureza, a terra, as plantas e animais em perfeita harmonia e equilíbrio. II – JUSTIFICATIVA As ações desencadeadas na Escola Municipal Xanxerê, no sentido de promover um continuo contato dos alunos com a natureza através de atividades de jardinagem tem produzido resultados de relevante importância no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos envolvidos. As ações nesse sentido promovem a sadia convivência com a natureza de um modo geral, a educação ambiental, o espírito cooperativo do trabalho em grupo que geram uma maior possibilidade de socialização e integração á vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade de vida dos mesmos. Frente ao exposto, consideramos de crucial importância a implementação do referido Projeto para darmos continuidade ás ações de jardinagem que representam uma proveitosa alternativa de trabalho desenvolvido com grande êxito junto ao aluno. III – OBJETIVOS Atender aos alunos da Escola Municipal Xanxerê que estão em fase de aprendizado, proporcionando meios adequados para realização de atividades de jardinagem, trabalhando e valorizando as habilidades e potencialidades dos mesmos.
  2. 2. OBJETIVOS ESPECIFICOS  Desenvolver no aluno, através do contato com a natureza, a terra, as plantas e animais, equilíbrio e realização.  Proporcionar ao aluno da Escola Municipal Xanxerê, possibilidades concretas de desenvolver sua habilidade para a execução de jardins e ornamentos.  Promover a educação ambiental para a sadia convivência do ser humano com a natureza de um modo geral.  Desenvolver ações profissionais que permitam o aluno identificar os tipos de solo, o preparo da terra, dos canteiros, o revolvimento e adubação da terra, o regar, a conservação, etc.  Viabilizar ao aluno o conhecimento das plantas e flores, através da identificação das diferentes espécies.  Incentivar e promover o desenvolvimento do espírito cooperativo para o trabalho em equipe.  Integrar e articular as diversas atividades na Escola Municipal Xanxerê, de forma a promover o plen0 desenvolvimento do aluno.  Viabilizar parceria no sentido de dar continuidade e fortalecer o presente Projeto. IV – POPULAÇÕS ALVO Os docentes e discentes da Escola Municipal Xanxerê e comunidade em geral. V – PRAZO DE EXECUÇÃO O presente Projeto terá a duração de 60 dias, contados a partir do ano de (2008)
  3. 3. VI – PROCESSO DE OPERACIONALIZAÇÃO O Projeto trabalha com uma turma de 15 alunos do 3º ano do ensino médio, de segunda-feira a quinta-feira, no período vespertino contando com um instrutor para o desenvolvimento das atividades de jardinagem. O processo abrange os seguintes itens.  Diferenciar solo produtivo do improdutivo considerando as características da espécie e suas necessidades;  Conhecer as necessidades da planta para o seu crescimento e sobrevivência;  Preparar adequadamente a terra, os canteiros para o plantio;  Revolver a terra par ao preparo dos canteiros;  Semear e plantar flores;  Efetuar a rega em quantidade adequada para cada espécie de canteiro identificando a importância e finalidade desta ação;  Conservar canteiros e jardins;  Cortar, no momento adequado, a grama através da observação de seu crescimento;  Dominar e aplicar a técnica de capinar e executá-la, mantendo a conservação dos canteiros;  Retirar, quando necessário, do gramado ervas daninhas, indicando as utilidades das mesmas na ornamentação e adubação;  Conhecer os períodos adequados para podar, vivenciando a experiência de aplicar a técnica da poda nas diferentes espécies de arvores e folhagens.
  4. 4. VII – RECURSOS DISPONIVEIS Espaço Físico: terreno com dois (02) canteiros adequados a utilização dos alunos para o cultivo de jardins, localizados junto á Escola Municipal Xanxerê. Recursos Humanos: Os professores da área de Exatas como instrutores. Ferramentas: enxadas, vassouras, carrinho de mão, kit para jardinagem, pares de luvas, regador, mangueira. CRONOGRAMA

×