Trabalho De Filosofia

14,911 views

Published on

Published in: Travel, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
14,911
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
30
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho De Filosofia

  1. 1. Trabalho de Filosofia Hellielton,Claudia,Josilaine Mirian,Joseara. Profª: Tataia Turma: 1002
  2. 2. O que é Filosofia?
  3. 3. Filosofia é uma palavra derivada do grego que significa "amor pela sabedoria" ou então "amigo da sabedoria". O filósofo é  então aquele que busca o conhecimento puro e não se deixa conrromper por sistemas pré-estabelecidos.
  4. 4. O que é cultura?
  5. 6. É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes , história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?
  6. 7. Dogmatismo
  7. 9. O dogmatismo é uma doutrina intelectual e um sistema religioso utilizado pela filosofia e religião. Na filosofia, contesta o ceticismo, pois crê na capacidade humana em perceber a verdade absoluta e indiscutível. De acordo com a proposta do dogmatismo filosófico, a dúvida não é questionada, o que aos olhos de alguns o torna uma doutrina autoritária e ao mesmo tempo submissa já que aceita as idéias estabelecidas sem exceção.
  8. 10. CONHECIMENTO EMPÍRICO É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de idéias . É caracterizada pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos.
  9. 11. Iluminismo Foi um movimento intelectual da segunda metade do século XVIII que prioriza a razão e a ciência para explicar o universo. Impulsionou o capitalismo e a sociedade moderna onde obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta influência nos países católicos.
  10. 13. Existencialismo Nos séculos XIX Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu e XX. O existencialismo tem por base a afirmação dos ideais de liberdade, responsabilidade e subjetividade do ser humano, o qual, segundo o pensamento filosófico, tem livre arbítrio e deve utilizar a razão para fazer as melhores escolhas.
  11. 14. O nascimento da filosofia A filosofia é a arte que busca incessantemente explicações para que a realidade seja compreendida de forma que tais explicações sejam racionais. Tal arte nasceu a partir do descontentamento de algumas pessoas em relação às explicações dadas através de mitos que relacionavam todas as coisas à reação de deuses.
  12. 16. Ética . Ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento e a moral do ser humano. A ética mostra princípios para que se viva corretamente em meio a sociedade. Na filosofia, a ética é um comportamento voltado para o bem, para a justiça e para a felicidade de si próprio e das pessoas que estão à volta.
  13. 18. Pré - socráticos <ul><ul><ul><li>Os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem Sócrates. A filosofia originou-se em Mileto na Grécia que abrigou os três primeiros filósofos da história que são: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. </li></ul></ul></ul>

×