Renascimento

4,986 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,986
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
25
Actions
Shares
0
Downloads
127
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Renascimento

  1. 1. O renascimento é um termo utilizado para identificar um período da História na Europa aproximadamente entre fins do século XV e meados do século XVI.
  2. 2. O Renascimento é o renascer da cultura clássica Culturas Pré- Culturas Idade moderna Pré-História Idade média Clássicas Clássicas ou renascimento
  3. 3. Quattrocento Cinquecento
  4. 4. Ao pensamento teocêntrista, que consistia em atribuir todos os fenómenos naturais a forças superiores, sucede uma nova visão antropocêntrica, que consiste em tentar perceber a razão do fenómeno. Já nas culturas clássicas (gregas e romanas) se tentava compreender os fenómenos. Os artistas e pensadores já nesta altura tinham centrado o seu interesse no conhecimento na anatomia do homem. Entretanto com o desaparecimento das duas culturas, foi esquecida esta visão antropocêntrica.
  5. 5. O renascimento caracteriza-se por ser um vasto movimento de renovação intelectual, artística e de mentalidade. O renascimento iniciou-se em Itália no século XV, porque este país reunia as condições necessárias para tal, e mais tarde difundiu-se pela Europa.
  6. 6. Condições favoráveis para que o Renascimento se iniciasse em Itália As cidades italianas eram grandes centros de comércio, praticando os nobres e os ricos burgueses o mecenato. A Itália era constituída por vários Estados que rivalizavam entre eles, em que todos queriam ser melhores do que os outros. Existiam na Itália bastantes vestígios da arte greco-romana, que inspiraram vários artistas.
  7. 7. Flandres (Cidade) Inglaterra França Alemanha Espanha Portugal
  8. 8. Portugal pôde acompanhar o Renascimento devido as condições económicas resultantes da expansão.
  9. 9. Os admiradores do Renascimento são chamados de humanistas, têm conhecimentos em várias áreas e desenvolveram um grande espírito critico, sobretudo em relação à sociedade. Têm consciência das suas capacidades intelectuais e uma grande auto confiança, o que levou ao individualismo. Afirmação pessoal de cada indivíduo e Individualismo valorização das suas realizações.
  10. 10. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura Pintura Arquitectura Literatura Ciência
  11. 11. A escultura deixa de ser um complemento da arquitectura, tal como era anteriormente. Existe um maior interesse pelas formas e pelas proporções do corpo humano e não só. Pode ser vista de vários ângulos. Representa nomeadamente a figura humana com grande naturalismo e harmonia.
  12. 12. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura √ Pintura Arquitectura Literatura Ciência
  13. 13. Composição em pirâmide Pintura a óleo Técnica de sfumato (degradée) Existe uma noção de perspectiva Existe um maior naturalismo religiosos, mitológicos, corpo humano e retrato.
  14. 14. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura √ Pintura √ Arquitectura Literatura Ciência
  15. 15. Horizontalidade das linhas Simetria Decoração naturalista e com elementos mitológicos Arco de volta perfeita Frontão triangular Abóboda de berço Cúpula Balaustradas Colunas Cornija
  16. 16. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura √ Pintura √ Arquitectura √ Literatura Ciência
  17. 17. Caracterizando-se pela inspiração nos modelos clássicos, a literatura do renascimento revela-se bastante importante, pois é através da literatura que os individualistas criticam a sociedade e transmitem os seus conhecimentos adquiridos. Com a invenção da imprensa por Gutemberg nos meados do século XV na Alemanha, foi possível aumentar a quantidade de livros existentes no mundo. Para ter noção do sucesso da imprensa, antes da sua invenção existiam apenas uma dezena de milhar de livros, e meio século depois existiam já cerca de dez milhões de livros impressos.
  18. 18. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura √ Pintura √ Arquitectura √ Literatura √ Ciência
  19. 19. Desenvolveu-se a partir do século XV a ideia de que toda a teoria teria de ser comprovada a partir da experiência.
  20. 20. Durante o renascimento, deram-se grandes avanços no que diz respeito à astronomia. Foi durante o renascimento que foi proposto o novo sistema heliocêntrico que vinha substituir o anterior sistema geocêntrico. Sistema geocêntrico Sistema heliocêntrico A Terra é o centro do O sol é o centro do universo; universo; A Terra estaria imóvel, à sua O sol estaria imóvel e á sua volta girariam o sol, os volta giravam os restantes restantes astros, a lua e astros, lua e outros planetas. outros planetas; Ptolomeu – Séc. II Copérnico – Séc. XVI Galileu – Séc. XVII
  21. 21. A teoria heliocêntrica (ou sistema heliocêntrico) foi mal aceite por parte da população e da igreja, que aliás nunca esteve receptível aos novos desenvolvimentos a nível do conhecimento. Também na área da ciência adquiriram-se novos conhecimentos a nível da anatomia do corpo humano, que foi principalmente possível com a prática da dissecação de cadáveres.
  22. 22. Desenhos de anatomia (Leonardo da Vinci)
  23. 23. Aspectos que foram desenvolvidos pelo Renascimento Escultura √ Pintura √ Arquitectura √ Literatura √ Ciência √
  24. 24. Com o renascimento muitos aspectos a nível da cultura foram modificados e aprofundados e novos conhecimentos se adquiriram o que levou a um desenvolvimento da sociedade e à forma de pensar.
  25. 25. Escola Secundária Luís de Freitas Branco Trabalho realizado por:  Diogo Prista Igreja Redin nº9 8ºc  Profª Sara Santos  Disciplina de História

×