Pictogramas Ou GráFicos PictóRicos

18,604 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
18,604
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
110
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pictogramas Ou GráFicos PictóRicos

  1. 1. Pictogramas ou Gráficos Pictóricos É comum, em publicações como revistas e jornais, ilustrar os vários tios de gráficos com figuras relacionadas ao assunto, tornando-os mais atraentes. Trata-se dos gráficos pictóricos (ou pictogramas). O que são os pictogramas? Pictogramas são informações de objetos ou conceitos traduzidos de forma gráfica extremamente simplificada, porém contidos de muitos significados que ultrapassam as barreiras lingüísticas. Genericamente suas funções estão ligadas a instrução, orientação, informação e divulgação.
  2. 2. Qual a importância dos pictogramas? Segundo FRUTIGER, 1999 o uso freqüente de pictogramas está associado a duas razões: A limitação dos espaços e suportes, como também a própria linguagem (necessidade de comunicação)
  3. 3. • Os pictogramas servem para compreensão e interpretação. • A leitura dos pictogramas é uma experiência sensorial e pessoal. Por isso eles são fundamentais para uma comunicação que demanda velocidade e precisão de entendimento.
  4. 4. • O pictograma tem sua origem no desenho que é a primeira manifestação gráfica da humanidade e possui a função de registro sobre a memória e evolução do homem. O que são gráficos pictóricos? São gráficos construídos a partir de figuras ou conjunto de figuras representativas da intensidade ou das modalidades do fenômeno. E tem como principal vantagem o fato de despertar a atenção do público leitor. Essas figuras simbolizam fatos estatísticos, ao mesmo tempo que indicam as proporcionalidades.
  5. 5. Por serem representados por figuras, tornam-se atraentes e sugestivos, por isso, são largamente utilizados em publicidades. Regras fundamentais para a sua construção de um gráfico pictórico: · Os símbolos devem explicar-se por si próprios; · As quantidades maiores são indicadas por meio de um número de símbolos, mas não por um símbolo maior; · Os símbolos comparam quantidades aproximadas, mas detalhes minuciosos; · Os gráficos pictóricos só devem ser usados pra comparações, nunca pra afirmações isoladas.
  6. 6. Veja a seguir alguns exemplos de gráficos pictóricos:

×