Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação de sociologia 2010

930 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Apresentação de sociologia 2010

  1. 2. APRESENTAÇÃO Somos alunos e cidadãos assim como você e juntos vamos descobrir qual a maneira correta de se escolher um candidato. Primeiro passo: devemos saber o que é cidadania.
  2. 4. MAS O QUE É CIDADANIA ? ? ?
  3. 5. <ul><ul><li>Assim como uma casa é construída com a união de vários tijolos, a cidadania é construída com a união de vários conceitos: </li></ul></ul><ul><ul><li> igualdade </li></ul></ul><ul><ul><li> política </li></ul></ul><ul><ul><li> ética </li></ul></ul><ul><ul><li> informação </li></ul></ul><ul><ul><li> justiça </li></ul></ul><ul><ul><li> condição humana </li></ul></ul><ul><ul><li> democracia </li></ul></ul>
  4. 6. <ul><ul><li>Assim como uma casa é construída com a união de vários tijolos, a cidadania é construída com a união de vários conceitos: </li></ul></ul> igualdade  política  ética  informação  justiça  condição humana  democracia <ul><ul><li>Apenas quando juntarmos todos esses conceitos teremos a capacidade de exercer com liberdade e consciência todos os nossos direitos e obrigações, e, desta forma, sermos realmente cidadãos. </li></ul></ul><ul><li>Cidadania é exatamente isso: ter a real possibilidade de exercer com liberdade e consciência </li></ul><ul><li>todos os nossos direitos e </li></ul><ul><li>obrigações. </li></ul>
  5. 7. MAS COMO ALCANÇAR TODOS OS CONCEITOS QUE FORMAM A CIDADANIA? É AÍ QUE ENTRA O VOTO ! <ul><ul><li>O voto serve para escolhermos pessoas que, em nossa opinião, tenham a verdadeira intenção de nos assegurar aqueles conceitos que formam a cidadania . </li></ul></ul>
  6. 8. MAS COMO SURGIU O VOTO POPULAR???
  7. 9. Quando os governos eram tiranos, apenas uma pessoa dizia o que queria e todas as demais obedeciam, logo, não havia necessidade de voto. É O QUE EU DESEJO OU A ESPADA !
  8. 10. Mas no século V a.C, em Atenas , na Grécia Antiga, foi inventado um regime de governo onde o importante não era fazer apenas o que o governante achasse melhor, mas sim o que todos decidissem juntos. Esse regime de governo existe até hoje, chama-se DEMOCRACIA . QUEM CONCORDA ? Blá, blá, blá! Eu, sim! Eu, sim! Eu, não!
  9. 11. MAS O QUE É EXATAMENTE A DEMOCRACIA?
  10. 12. DEMOCRACIA é o regime de governo onde todos podem participar das decisões políticas que são tomadas. Quando apenas uma pessoa ou um grupo de pessoas participa das decisões que são tomadas, não existe democracia, mas sim AUTOCRACIA ou ARISTOCRACIA .
  11. 13. QUEM CONCORDA ? AUMENTAREMOS OS SALÁRIOS! Eu, sim! Eu, sim! PREFIRO TRABALHAR MENOS POVO NA ÁGORA, MANIFESTANDO SUA OPINIÃO .
  12. 14. Apartir daí quem realmente tinha o poder não era o governante, mas sim o povo ateniense. Por isso que até hoje, nos países democráticos como o Brasil, diz-se que “todo poder emana (surge) do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente” . O voto torna o povo poderoso!
  13. 15. Com o passar dos séculos, as populações aumentaram e as questões a serem decididas ficaram muito mais complexas. Não era mais possível simplesmente reunir as pessoas numa praça e contar quantas eram a favor ou contra determinada medida a ser tomada pelo governo.
  14. 16. Foi preciso que o povo selecionasse um pequeno grupo que representasse a vontade de toda a população. Os integrantes do grupo deveriam fazer as escolhas que teriam feito as pessoas que os selecionaram, o grupo não devia escolher por si mesmo, mas sim de acordo com a vontade das pessoas que votaram neles. Quando isso aconteceu o voto popular deixou de ser usado para escolher diretamente as ações que o governo deveria realizar, passou a ser usado para escolher as pessoas que, em nome do povo, fariam essas escolhas .
  15. 17. O voto passou a ser utilizado para eleger (escolher) representantes do povo. Foram inventadas as eleições . Até hoje, na maioria absoluta das sociedades, é assim que acontece: com o voto elegemos pessoas que fazem escolhas em nosso nome, que nos representam. Essas escolhas devem servir para assegurar cada vez mais a nossa cidadania .
  16. 18. O voto deve ser motivado unicamente pelo desejo de fazer o governo levar em conta a nossa vontade, para, de acordo com ela, assegurar a cidadania de todos, sem exceções . O voto jamais deve ser motivado por dinheiro, por favores, por trocas etc . Quem vota por essas razões não usa seu voto para garantir a cidadania, mas, ao contrário, termina por destruí-la .
  17. 19. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO VOTO? * Pessoalidade * Igualdade * Universalidade * Periodicidade * Obrigatoriedade
  18. 20. A lei permite que certas pessoas votem apenas se quiser. É o chamado voto facultativo ANALFABETOS MAIORES DE 70 ANOS ENTRE 16 E 18 ANOS
  19. 21. E daí Já sabe em quem votar, mas e o povo já aprendeu a votar?
  20. 22. O povo ainda é muito engenuo e se deixa levar pelas conversas desses senhores mal intencionados no meio da política. Claro,que há pessoas que se decidem com um bom senso ,mas, sempre tem aqueles que são como folha seca que aonde o vento sopra, ela vai... Espero que você tenha aprendido a escolher melhor seu voto.
  21. 23. obrigado pela atenção!
  22. 24. Elaborado por: Jocielle e Cris Érica,Raíne e Cristina. Professora: Edes Apresentado: para turma 204 do Instituto E. E. Salgado Filho

×