Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Minicurso Comunicação e Moda - Aula05

1,414 views

Published on

aula 5 minicurso comunicação e moda pucminas 2011.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Minicurso Comunicação e Moda - Aula05

  1. 1. PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 0.00MODA E COMUNICAÇÃO minicurso
  2. 2. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA Moda e Comunicação ๏ A fragmentação cultural da pós-modernidade se reflete na moda. ๏ Fluidez da noção de identidade – dissolução dos limites entre alta e baixa-cultura. ๏ A elegância não está mais na busca pela “ultima moda”, mas reside na independência com relação ao estereótipo, no “look personalizado.” ๏ O “look” vira estilo.
  3. 3. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA A Empresa de Moda OS PRODUTOS DA COMUNICAÇÃO DE MODA LOOK-BOOK - catálogo técnico, simples e “limpo” de apresentação das peças para clientes primários. CATÁLOGO - editoração elaborada, mostrando as peças inseridas em um contexto artístico que representa o conceito da marca ou coleção. SITE / HOTSITE / BLOG / E-commerce - a mídia digital é cada vez mais importante também como material de venda, não apenas de comunicação e promoção. PRODUCT PLACEMENT - Importante isntrumento de inserimento do produto em um contexto lúdico, próximo ao intertenimento - mensagem não agressiva e altamente eficiente. DESFILES - Eventos de promoção e publicação dos produtos como “última novidade” APRESENTAÇÕES TÉCNICAS - Direcionadas a clientes primários é um importante instrumento de detalhamento das peças e “explicacão” do utilizo de tecidos, estampas, costuras mas também da escolha estilística e do conceito geral das coleções. EDITORIAIS - Direcionados ao contato direto com o consumidor final são sofisticados materiais de comunciação que dão prestígio à marca. CAMPANHA - Campanha publicitária.
  4. 4. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA A Empresa de Moda OS AGENTES DA COMUNICAÇÃO DE MODA DESIGNERS - representantes da marca, em muitos casos “a cara” dos valores da empresa. DIRETORES CRIATIVOS - Título muitas vezes carregados pelos próprios designers. Representa uma direção nos rumos conceituais e estéticos da marca, importante para os negócios da empresa. STYLISTS - PRODUTORES DE MODA - Profissionais que trabalham a criação de imagem no que se refere à curadoria do vestuário; montam “o look” para editoriais, catálogos, look books, etc. FOTÓGRAFOS E VIDEO-ARTISTAS - profissionais influentes na criação da imagem. MODELOS - As vezes simples mostruários vivos e outros super-stars representantes da marca. MAKE-UP/HAIR (BEAUTY) - representam um setor próprio, mas são importantes na criação da imagem final e do “tom” dos looks em desfiles e fotografias publicitárias. MÍDIA - revistas. blogs, tv, etc...
  5. 5. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA A Empresa de Moda OS AGENTES DA MODA MARCA A marca, o brand-strategy é o coração da comunicação de uma empresa de moda. Todas as manifestações da empresa de moda são ferramentas de comunicação: O estilista, o processo criativo, a publicidade, o desfile, o packaging e os pontos de vendas. A marca deve, ao mesmo tempo, ser uma identidade forte, única e comunicar uma mudança constante com os fluxos da inovação. Isso é possível observando uma lógica da invenção:
  6. 6. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA A Empresa de Moda A LÓGICA DA INVENÇÃO Um ramos do estudo da semiótica. abdução - dedução - indução Abdução: usa a regra para explicar o fato: “Luiz não atende o telefone - Se uma pessoa não está em casa ela não atende o telefone (regra). Talvez Luiz tenha saído de casa” Dedução: Usa a regra para extrair dela suas conseqüências: “Uma pessoa que não está em casa não atende o telefone. Se Luiz não está em casa ele não atenderá o telefone” Indução: Examina diversos fatos e constrói uma regra: “Telefonei a Luiz várias vezes essa semana... Ele atende sempre à tarde e nunca de manhã. Logo Luiz está sempre em casa de tarde e nunca pela manhã.
  7. 7. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 A MODA FRAGMENTADA A Empresa de Moda A LÓGICA DA INVENÇÃO Quando nos deparamos com um problema novo ou desejamos inventar alguma coisa, seguimos um raciocínio abdutivo. - A mente procura os resultados do objetivo desejado. A abdução nos ensina que o novo nasce de um desejo (nunca “do nada” de algo que não existe) Para inventar é necessário interpretar melhor os desejos não expressos e os valores da cultura para o qual nos voltamos.
  8. 8. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e ComunicaçãoDolce & Gabbana ad campaign shot by acclaimed fashionphotographer Steven Klein. The labels spring/summer2009 advertorial images display a "classic" D&G heavystyling and cinematographic composition.
  9. 9. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  10. 10. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  11. 11. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  12. 12. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  13. 13. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação sso oce e pr t odo resa d ae mp orna d et mo da s ação mu nic co
  14. 14. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 1.00 Moda e Comunicação
  15. 15. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 1.00 Moda e Comunicação
  16. 16. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  17. 17. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação ia a nti- e stratég nda rop aga p
  18. 18. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  19. 19. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  20. 20. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  21. 21. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação do trat égia to es odu upe r-pr s
  22. 22. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  23. 23. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação égi a da es trat tura rca- cul ma
  24. 24. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  25. 25. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  26. 26. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  27. 27. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 Moda e Comunicação
  28. 28. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Vestindo uma boa idéia O PROJETO DE DIREÇÃO CRIATIVA - Envolve todos os setores de comunicação da empresa de moda. - Trabalho de profundo pensamento/questionamento sobre os valores da marca x sociedade em que está inserida. - Trabalho sistemático, com critérios técnicos a serem respeitados. “criação: mais transpiração do que inspiração”
  29. 29. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Projeto de direção criativa ETAPAS DE EXCUSSÃO 1- ORGANIZANDO O PROBLEMA APRESENTADO E OS OBJETIVOS DO PROJETO 2- PESQUISA DA CONCORRENCIA 3- PESQUISA DE PUBLICO ALVO 4- ANALISE SWOT - POSICIONAMENTO DE MARCA 5- TOM DE VOZ - A MARCA EM PALAVRAS 6- CONCEITO - BRAINSTORM 7- PESQUISA DE IMAGENS E ACOES DE REFERENCIA 8- ACOES DE COMUNCACAO (PARA RESOLVER O PROBLEMA...) 9- BUDGET (ORCAMENTO) 10- APRESENTACAO
  30. 30. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 1- ORGANIZANDO O PROBLEMA APRESENTADO • Organizar em um parágrafo o problema apresentado pelo cliente e os objetivos pretendidos pela comunicação. • Texto sucinto, de fácil entendimento ressaltando de maneira eficiente cada objetivo.
  31. 31. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 2- PESQUISA DA CONCORRENCIA • Uma pesquisa que tenta identificar os maiores competidores da marca e, por conseqüência, suas diferenças. •Neste processo é importante ressaltar o que as marcas competidoras estão fazendo em matéria de comunicação, com especial foco no problema apresentado.
  32. 32. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 3- PESQUISA DE PUBLICO ALVO • Identificar brevemente o público alvo existente e ideal da marca, ressaltando: • Idade média, sexo, posição sócio-econômica, gostos (revistas que lêem, programas que assistem, etc) e estilo de vida (lugares que frequentam, profissoes, onde moram, etc...)
  33. 33. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO ajudam atrapalham 4- ANALISE SWOT - POSICIONAMENTO DE MARCA S W Strengths (forças), interno Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades), and Threats (e ameaças) externo O T
  34. 34. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 4- ANALISE SWOT - POSICIONAMENTO DE MARCA
  35. 35. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 5- TOM DE VOZ - A MARCA EM PALAVRAS • Brainstorm de palavras que definem a marca. •Processo importante para definir / identificar atributos simbólicos que irão construir o imaginário ideal com que vamos trabalhar. • Identificar aí o “tom de voz”. Ou seja, como fala a marca para o seu público: agressivo, amigo, amoroso, sexy e provocador, sério e compenetrado, desinibido e bem-humorado, etc...
  36. 36. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 6- CONCEITO - BRAINSTORM • Brainstorm de idéias: livre e sem barreiras, tenta decifrar qual a melhor forma de comunicar para o cliente, passa da imagem para as possiveis acoes em conjunto. •o brainstorm vai definir o conceito principal ou o “fio-condutor” do projeto. Idéia que pode ser definida em no máximo 3 palavras.
  37. 37. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 7- PESQUISA DE IMAGENS E ACOES DE REFERENCIA • Não se limita a web, mesmo que seja ela o ponto de partida para essa pesquisa. •Tenta coletar imagens e ações de comunicação que possam servir de exemplo para o que propomos como solução ao problema do cliente. •Importante: beleza, inovação e coerência!
  38. 38. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 8- ACOES DE COMUNCACAO (PARA RESOLVER O PROBLEMA...) • Detalhamento das ações de comunicação: • Permitir a visualização do projeto por completo: contar uma estorinha, se preciso, com gráficos e tabelas que indicam a time-line, as partes envolvidas nas ações, os lugares onde acontecem e os objetivos finais previstos.
  39. 39. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA ETAPAS DE EXCUSSÃO 9- BUDGET (ORCAMENTO) • Neste momento devemos calcular o custo dessas ações. Para o projeto aqui proposto não será preciso o desenvolvimento real desse orçamento, mas uma estimativa “por alto”
  40. 40. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Projeto de direção criativa 10- APRESENTACAO - INTRODUCAO - PROBLEM SOLVING: O QUE? ONDE? QUEM? PORQUE? - CONCEITO - PESQUISA DE IMAGENS E ACOES DE REFERENCIA - ACOES DE COMUNCACAO (RENDERING E ADAPTACAO PARA O CLIENTE) - BUDGET (ORCAMENTO)
  41. 41. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00http://www.patoge.com.br/site/
  42. 42. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Projeto de direção criativahttp://gracaottoni.com.br/
  43. 43. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Projeto de direção criativa http://www.wollagency.com.br/
  44. 44. MODA E COMUNICAÇÃO PUC-Minas / Minicurso - Moda e comunicação / agosto 2011 5.00 DIREÇÃO CRIATIVA Projeto de direção criativa http://studioatelierrenatoloureiro.blogspot.com/

×