Alimentação e saúde

1,028 views

Published on

Slide produzido para um aluno do 7º ano.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,028
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alimentação e saúde

  1. 1. Como obter uma alimentação saudável nos dias de hoje? É muito difícil introduzir alimentos saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, em nossa alimentação. Isso ocorre porque temos muitas atividades e, na maioria das vezes, acabamos deixando de lado as refeições ou comendo comidas rápidas (fast foods). No mundo contemporâneo, todos estão com pressa. Quando uma pessoa não se alimenta bem, pode ter, como conseqüência, uma doença. Está provado, cientificamente, que as pessoas que se alimentam equilibradamente terão saúde, ou pelo menos poderão prevenir certas doenças.
  2. 2. Como obter uma alimentação saudável nos dias de hoje? Os alimentos servem para saciar a fome e ser combustível para todas as atividades do corpo humano, tais como piscar os olhos, levantar um braço, namorar, caminhar, correr ou jogar bola. Precisamos de energia, proveniente dos alimentos que comemos todos os dias. Ou seja, o alimento está intimamente ligado com o nosso bem estar físico, social e mental, definido segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde
  3. 3. Como obter uma alimentação saudável nos dias de hoje? Temos, entre os nutrientes, as proteínas. São construtoras, como os “tijolos de uma casa”. As proteínas estão envolvidas na formação de músculos, pele e demais tecidos do corpo humano. Suas fontes naturais são as carnes, leites e derivados (como origem animal) e leguminosas, tais como soja, feijão, grão de bico, lentilha, etc. (como origem vegetal).
  4. 4. Os Nutrientes Para falar sobre alimentação, temos que debater sobre nutrientes. São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, água e sais minerais. Os nutrientes fornecem energia para todas as atividades: trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos, são materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição das células envelhecidas, etc.
  5. 5. Os Carboidratos Os carboidratos são energéticos, fornecem energia para o corpo se movimentar, executar trabalhos e viver. São suas fontes o açúcar, o amido e as fibras. A função das fibras em nosso organismo é aumentar o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação dos excretas. Também são importantes na prevenção de certos tipos de doenças, como o combate ao colesterol alto, portanto, muito importantes na nossa alimentação
  6. 6. As Gorduras As gorduras são fontes concentradas de energia, que podem ser armazenadas. Se o gasto de energia for grande, ela vai ser consumida. Ao contrário, se comemos uma certa quantidade de gordura que não é gasta, o organismo a guarda e a armazena, na forma de gorduras, para quando faltar energia, ele buscará os excessos acumulados. Outra função dessas substâncias é dar sabor e textura aos alimentos. São fontes a gema de ovo, a pele de frango, os frutos do mar, coco, creme de leite, óleos, margarinas, etc.
  7. 7. A Água A substância mais importante de todas: a água. Temos no corpo em torno de 75% de água. Uma criança pequena pode morrer se ficar sem água. Quando isto acontecer, temos que lhe dar soro caseiro e muito líquido, para que a criança se recupere logo. Todo ser humano pode viver um tempo sem alimento, mas não pode viver sem água.  Ficar sem beber água mais que 5 dias é impossível. Nem sempre você toma água diretamente, porém ingere água no suco, nas verduras e frutas
  8. 8. As Vitaminas As vitaminas estão presentes em todas as reações químicas do nosso corpo e participam da formação dos ossos e tecidos, previnem certos tipos de câncer e evitam o envelhecimento. Existem vitaminas hidrossolúveis (ou seja, solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em lipídios, isto é, gorduras). A diferença entre as vitaminas é a função que cada uma exerce. A vitamina A é envolvida nos processos visuais, a vitamina D é importante na formação dos ossos; cada uma tem uma função específica. Até os óleos vegetais têm vitamina E. Alguns alimentos são enriquecidos com vitamina C que serve para preservar o alimento (acidulante).
  9. 9. Os Minerais Os minerais participam de todas as reações do organismo. Alguns estão envolvidos no processo de crescimento. Assim como algumas vitaminas, eles precisam ser adquiridos. Os principais e mais importantes minerais são o cálcio, o fósforo, o ferro, o sódio, o potássio, o magnésio, o manganês, o flúor, o iodo, o cobre e o zinco. O cálcio está principalmente envolvido na formação de nossos ossos, e está presente principalmente nos laticínios.
  10. 10. Uma boa alimentação Através de uma boa alimentação, vamos ter saúde. Analisando tantas pessoas doentes, obesas, com pressão alta, devemos prestar atenção nas formas que elas se alimentam. Provavelmente, uma alimentação desequilibrada, e por um longo tempo. O nosso organismo até resiste à uma má alimentação por certo tempo, mas por tempo prolongado pode-se vir a ter diversos problemas. É muito importante corrigir desde a infância. Com saúde, podemos viver felizes, em harmonia entre a nossa mente e o nosso corpo.
  11. 11. Referência Revista Eletrônica de Ciências - Flávia Della Lucia Disponível em: < http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_22/alimentacaosaude.html > Acesso em : 09.06.2013

×