Conhecendoadidtica 09-120506132149-phpapp01

2,054 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,054
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
133
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conhecendoadidtica 09-120506132149-phpapp01

  1. 1. O que é Didática?De que assuntos ela trata?Para que serve?Qual sua contribuição paraa formação do professor?
  2. 2.  A Pedagogia é a ciência que se dedica aoestudo da educação, investigando a naturezade suas finalidades numa determinadasociedade. Seu campo de ação é bastanteamplo. A Didática é um dos ramos de estudos daPedagogia. É uma disciplina fundamental nos cursos deformação de professores.
  3. 3.  Várias áreas do conhecimento quepesquisam o desenvolvimentohumano como: Filosofia,Sociologia,Psicologia, Antropologia, História,Política, Estatística, Biologia,Teorias da Comunicação, entreoutras ;
  4. 4.  É a disciplina que vai direcionarseu enfoque para a educaçãoescolar, investigando osfundamentos, condições emodos de realização dainstrução e do ensino.(LIBÂNEO,1991)
  5. 5.  Muitos compreendem a Didática como umcompêndio de técnicas ou um receituáriopara um bom ensino. O termo “Didática”, é conhecido desde aGrécia antiga e lá significava “ensinar,instruir, fazer aprender”. Em 1633, Comênio, escreveu um livrochamado “Didacta Magna”, no qual definiaDidática como a arte de ensinar tudo atodos.
  6. 6.  O dicionário Aurélio define o verbete “Didática”como a técnica de dirigir e orientar aaprendizagem; No decorrer do tempo, segundo AméliaDomingues de Castro, a Didática “passou a reuniros conhecimentos que cada época valoriza sobreo processo de ensinar.” Para Vera Maria Candau, educadora da PUCdo RJ, a Didática pode ser entendida como “reflexão sistemática e busca de alternativas paraos problemas da prática pedagógica.”
  7. 7.  A Didática como reflexãosistemática é o estudo dasteorias de ensino e deaprendizagem aplicadas aoprocesso educativo que serealiza na escola, bem comodos resultados obtidos.
  8. 8. Deve aplicar os conhecimentos queproduz, para resolver problemas equestões que surgem no dia-a-dia daescola e do espaço de aula.Exemplo: Como a criança e o adolescente aprendem; Como é a atividade do professor em aula;
  9. 9.  Como os alunos de uma turma se relacionamentre si e com o professor; Como o professor ajuda os alunos aaprenderem; Qual a influência dos governos e dasociedade sobre a escola; Como organizar o currículo de uma escola; Como desenvolver a capacitação deprofessores; Como motivar os alunos; Como fazer um processo de avaliação maisjusto e coerente, etc.
  10. 10.  Caso contrário, a própria realidadequestiona a teoria exigindo novosaprofundamentos, pesquisas e estudos. As teorias educacionais se desenvolvemem confronto com a prática pedagógica.
  11. 11.  Interessa à Didática tudo o que oaluno aprende na relação com oprofessor e com o grupo-classe,bem como o processo deaprendizagem através do qualisso ocorre.
  12. 12.  O objeto de estudo da didática é o processode ensino-aprendizagem. Para ser adequadamente compreendido, eleprecisa ser analisado de tal modo quearticule consistentemente as dimensõeshumana, técnica e político-social.
  13. 13.  inteligência, afetividade, padrões de comportamento moral, relacionamento com a família, amigoscidade, país, etc; desenvolvimento da coordenação motora,capacidades artísticas, comunicação.
  14. 14.  Ensino-aprendizagem é um processo em queestá sempre presente, de forma direta ouindireta, o relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza atravésdo relacionamento interpessoal muito forteentre: alunos e professores, alunos e alunos,professores e professores; enfim: entrealunos, professores e direção. O componente afetivo é fator essencial nesseprocesso.
  15. 15.  A prática educativa não é um processoneutro; Todo o processo de ensino-aprendizagem é"situado". Acontece num local determinado, numacerta época histórica . Acontece numa cultura específica, trata compessoas concretas que têm uma posição declasse definida na organização social em quevivem.
  16. 16.  Segue orientações e diretrizes deprofissionais da Educação e das políticasgovernamentais. Políticas Governamentais: têm umainfluência muito grande através da legislaçãoe normas que afetam a escola. Grande parte dos estabelecimentos de ensinobásico está diretamente subordinada aoEstado.
  17. 17.  Sabemos que professores, diretores, alunos,pais, técnicos, funcionários, autores de livrosdidáticos, editores que produzem materialpedagógico são pessoas reais, que vivem numtempo e numa cultura específica. Têm posições políticas e sociais que sãotransmitidas em seus trabalhos e nas suasrelações com a escola. A prática educativa precisa ser analisada ediscutida de forma concreta econtextualizada.
  18. 18.  Interessa a esse processo que os alunos consigamaprender bem o que se propõe, através daorganização de condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção deconteúdos, técnicas e recursos de ensino,organização do processo de avaliação e escolha detécnicas avaliativas, planejamento de curso e deaulas constitui o núcleo da dimensão técnica doprocesso de aprendizagem. Trata-se do aspecto instrumental, técnico,considerado objetivo e racional através do qual seorganiza o processo de ensino-aprendizagem.
  19. 19.  Como fazer com que os alunos se interessem pelamatéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados oudescontentes? Como despertar e manter sua atenção? Como avaliar os alunos? Como nos comunicar para que eles nos entendam? O que fazer para que aprendam? Como preparar bem uma aula? Como nos relacionar com os pais dos alunos?
  20. 20.  Colocando ao alcance do professor aspesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os professores a pesquisaremsobre novos problemas que afetam suaatividade. Criando oportunidades para os professorestrocarem entre si e com especialistas suasexperiências sucessos ou fracassos
  21. 21.  Nesta perspectiva de uma“multidimensionalidade”que articula organicamente, asdiferentes dimensões do processo deensino-aprendizagem é quepropomos que a Didática se situe.
  22. 22.  MASETTO, Marcos. Didática a Aula comoCentro – Ed. F.T.D. – São Paulo, 1997.

×