Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Instrumentos da orquestra

4,720 views

Published on

Instrumentos da orquestra

  1. 1. A orquestra é um conjunto de instrumentos; Divide-se em três famílias: cordas, sopros (madeira e metal) e percussão. ♪
  2. 2. ♪ São instrumentos que produzem som através da vibração de cordas esticadas. ♪ Têm quatro cordas. ♪ Mais de metade dos membros de uma orquestra é instrumentista de cordas.
  3. 3. ♪ A família das cordas é constituída por instrumentos que têm uma característica em comum: ♪ o som é produzido através da fricção das cordas.
  4. 4. Para tocar estes instrumentos utiliza-se um arco, que é constituindo por uma vara em madeira e um conjunto de cerdas . Arco do violino Arco da viola d’arco Arco do violoncelo Arco do contrabaixo
  5. 5. ♪O violino é o instrumento mais pequeno da família das cordas sendo, por isso, o que produz sons mais agudos.
  6. 6. ♪A viola d’arco ou violeta é um instrumento que se toca da mesma forma que o violino, mas é um pouco maior, por isso produz sons mais graves.
  7. 7. ♪Parecido com o violino e a viola d’arco, é um instrumento muito maior, por isso produz sons muito mais graves. ♪Devido à sua dimensão, toca-se apoiado entre os joelhos do violoncelista (que está sentado), e assenta num espigão de metal.
  8. 8. ♪O contrabaixo é o maior instrumento de cordas, sendo por isso o que produz sons mais graves. ♪Também está assente num espigão de metal, no entanto o contrabaixista pode tocar de pé ou apoiado num banco alto.
  9. 9. ♪ Produzem som através da vibração do ar dentro de um tubo. Há dois tipos de instrumentos de sopro: - Sopros de madeira; - Sopros de metal. ♪
  10. 10. ♪ Nestes instrumentos a embocadura (parte do instrumento onde se sopra), é uma palheta simples ou palheta dupla.
  11. 11. ♪O flautim é o instrumento mais agudo da orquestra. ♪Segura-se transversalmente, para a direita em relação à posição do instrumentista.
  12. 12. ♪A flauta transversal tocase como o flautim, mas é mais comprida, por isso produz um som mais grave.
  13. 13. ♪O clarinete é constituído em madeira. ♪Ao contrário do flautim e da flauta transversal, o clarinete segura-se para a frente. ♪É um instrumento de palheta simples.
  14. 14. ♪Sopro de madeira de palheta dupla; ♪Geralmente é construído em ébano e, como o clarinete, segura-se para a frente.
  15. 15. ♪Sopro de madeira de palheta dupla (mais larga do que a do oboé); ♪Produz sons graves; ♪Toca-se numa posição oblíqua;
  16. 16.  Nos “metais” sopra-se num bocal, o que põe em vibração o ar dentro de um tubo.  O bocal encaixa no tubo do instrumento que termina na câmpanula, que projecta o som.
  17. 17. ♪O trompete tem um bocal em forma de taça; ♪O trompetista toca segurando o trompete para a frente, na horizontal.
  18. 18. ♪A trompa tem um bocal cónico e um tubo muito comprido; ♪O trompista segura a trompa para baixo, com a mão esquerda nos pistões e a mão direita dentro da campânula.
  19. 19. ♪O trombone tem um bocal cónico e um tubo muito comprido; ♪O instrumentista segura o trombone.
  20. 20. ♪A tuba é o mais grave de todos os sopros de metal porque tem o tubo e o bocal maiores. ♪A tuba segura-se na vertical com a campânula virada para cima.
  21. 21.  Para produzir som têm que se percutir (“bater”). Há dois tipos de instrumentos de percussão: - Membranofones(vibração da pele); - Idiofones (é o corpo do instrumento que vibra). 
  22. 22. ♪ Idiofone de altura definida; ♪É constituído por lâminas de madeira de diferentes tamanhos.
  23. 23. ♪ Idiofone de altura definida; ♪É constituído por lâminas de metal de diferentes tamanhos.
  24. 24. ♪ Idiofone de altura definida; ♪É constituído por lâminas de metal maiores, por isso produz sons mais graves. ♪Por baixo de cada lâmina existem tubos que amplificam o som
  25. 25. ♪ Idiofone de altura indefinida; ♪É constituído por uma barra de metal, dobrada em forma de triângulo que está suspensa e se percute com uma haste metálica.
  26. 26. ♪ Idiofone de altura indefinida; ♪É constituído por um conjunto de tubos metálicos de vários tamanhos, suspensos verticalmente.
  27. 27. ♪ Os pratos são discos metálicos que se seguram por uma pega de couro ou suspensos num tripé; ♪Produzem som chocando um com o outro ou ao serem percutidos por uma baqueta.
  28. 28. ♪ É constituído por uma pele esticada, que tapa uma caixa de cobre ou fibra de vidro com uma forma hemisférica;
  29. 29. ♪ É constituído por duas peles esticadas, que se percutem com uma baqueta própria (maceta).
  30. 30. ♪ É constituído por uma pele esticada, que se percute com duas baquetas; ♪Tem uma forma cilíndrica e pode ter vários tamanhos.
  31. 31. ♪ É constituído por 2 membranas esticadas, onde se toca com duas baquetas na membrana superior; ♪Na membrana inferior da caixa estão os bordões, que quando estão encostados à membrana o som é mais estridente.
  32. 32. ♪ É constituído por uma pele fixa a um arco cilíndrico, onde estão fixadas as soalhas. ♪ O som é produzido pela percussão da membrana, que ao mesmo tempo faz chocar os pares de soalhas.

×