Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Bhagavad Gita - Capítulo I

3,110 views

Published on

O primeiro capítulo do Bhagavad Gita descreve a situação que preconizou o discurso do Bhagavad Gita, a Batalha de Kurukshetra.

Ali percebemos o conflito entre o conceito de Dharma (Leis Cósmicas de conduta que levam a harmonia) e Artha (Leis da Prosperidade Material).

Published in: Education
  • Login to see the comments

Bhagavad Gita - Capítulo I

  1. 1. BHAGAVAD GITA Um Estudo Profundo da Filosofia do Yoga
  2. 2. CAPITULO 1 OBSERVANDO OS EXÉRCITOS <ul><li>dhrtarastra uvaca dharma-ksetre kuru-ksetre samaveta yuyutsavah mamakah pandavas caiva kim akurvata sanjaya </li></ul>verso 1 Dhrtarastra disse: Que estão fazendo meus filhos e os filhos de Pandu, no lugar de peregrinação de Kurukshetra, oh Sanjaya?
  3. 3. DHARMA <ul><li>http://en.wikipedia.org/wiki/Dharma </li></ul><ul><li>Significa “o que suporta (dá base)“; é um conceito espiritual encontrado no Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo. Significa a ordem em que se baseia a natureza e a vida de acordo com cada tipo de ser. É geralmente traduzido como “lei” referindo-se a ordem que existe no Cosmos e que torna a complexa harmonia da Natureza possivel. Na Índia, assim como no Ocidente, o conceito de lei natural ou divina governa o ideal de conduta dos seres. </li></ul>
  4. 4. <ul><li>O símbolo do Dharma - a roda – é o motivo central da bandeira da India. Nos usos mais freqüentes, Dharma significa “o jeito certo de viver”, “conduta apropriada” ou “dever”. Com respeito a espiritualidade, Dharma pode ser considerado “o Caminho das Mais Elevadas Verdades”. O que no Ocidente é chamado religião , na India significa o propósito geral do Dharma. O antônimo de Dharma é Adharma , que significa anti-natural ou imoral. </li></ul>DHARMA (continuação) http://en.wikipedia.org/wiki/Dharma
  5. 5. <ul><li>arjuna uvaca drstvemam sva-janam krsna yuyutsum samupasthitam sidanti mama gatrani mukham ca parisusyati </li></ul>CAPITULO 1 OBSERVANDO OS EXÉRCITOS Verso 28 Arjuna disse: Meu querido Krsna, vendo meus amigos e parentes presentes diante de mim com desejo de lutar, eu sinto meus lábios secar e tremores por meu corpo .
  6. 6. CAPITULO 1 OBSERVANDO OS EXÉRCITOS papam evasrayed asman hatvaitan atatayinah tasman narha vayam hantum dhartarastran sa-bandhavan sva-janam hi katham hatva sukhinah syama madhava Verso 36 Oh Madhava! Ao matar a todos estes agressores só incorreremos em pecado. Portanto, matar a Duryodhana e a nossos outros familiares não é apropriado. Como poderíamos ser felizes depois de assasinar a nossos próprios parentes?
  7. 7. <ul><li>Artha , (em devanagari, o alfabeto sânscrito mais usual: अर्थ ) é uma palavra sânscrita designando causa, motivo, desenvolvimento econômico ou prosperidade material. No hindusimo é uma das tri-varga, ou metas da vida mundana, juntamente com kama e dharma . </li></ul><ul><li>O artha é considerdo virtuoso enquanto atrelado ao dharma, ou código de conduta moral, ética, religiosa. O an-artha é o artha contrário a tri-varga e que não satisfaz os propósitos da existência mundana, como atividade criminosas, vícios e outras transgressões morais e religiosas. </li></ul><ul><li>Diferentemente de moksha , ou o paramapurusha-artha, aqui artha não é uma meta de vida suprema, ou superior, mas apenas um dos três desejos fundamentais da existência material, ou tri-varga . </li></ul>ARTHA
  8. 8. DHARMA X ARTHA Detrás da lógica de Arjuna existe uma razão... De acordo com a artha-sastra, a ciência econômica, é correto matar ao agressor. No entanto, as instruções da artha-sastra são menos importantes que as da dharma-sastra. (comentário de Srila Visvanath Cakravati Thakur)
  9. 9. Varnasrama-Dharma kula-ksaye pranasyanti kula-dharmah sanatanah dharme naste kulam krtsnam adharmo 'bhibhavaty uta adharmabhibhavat krsna pradusyanti kula-striyah strisu dustasu varsneya jayate varna-sankarah sankaro narakayaiva kula-ghnanam kulasya ca patanti pitaro hy esam lupta-pindodaka-kriyah dosair etaih kula-ghnanam varna-sankara-karakaih utsadyante jati-dharmah kula-dharmas ca sasvatah Versos 39, 40, 41 e 42 Com a destruição da dinastia, se destrói a eterna tradição familiar, e assim, o resto da família incorre em práticas irreligiosas. Ó Krishna! Quando a irreligião predomina na família, as mulheres da família se corrompem, e da degradação da mulher se origina a prole não desejada, ó descendente de Vrisni! Quando há um aumento de população não desejada se cria uma situação infernal tanto para a família como para aqueles que destroem a tradição familiar. Em tais famílias corruptas não se oferecem oblações de alimento e água aos antepassados. Devido aos atos malévolos dos destruidores da tradição familiar, destrói-se toda classe de projetos da comunidade e atividades para o bem-estar da família.
  10. 10. Sobre o Varnashrama-dharma, os antepassados e fantasmas <ul><li>Referências: </li></ul><ul><li>Varna-ashrama Dharma : SB V 1.1.4,15,16; V 14.31; BG 18.42-49 </li></ul><ul><li>Antepassados, Fantasmas : SB III 20.40,41,42,43,44; SB V 24.4,5,6 </li></ul>
  11. 11. <ul><li>Quais Nomes de Krsna e Seus significados aparecem no Cap. 1 (cite os versos)? Cite pelo menos 10 outros Nomes de Deus em outras culturas (e a respectiva cultura ou religião) com Seus significados. </li></ul><ul><li>Quais são as causas do sofrimento material segundo Srila Prabhupada (comentários dos versos 29, 30 e 31)? </li></ul><ul><li>A quem se aplica a Lei do Talião, segundo a Cultura Védica (comentário do verso 36) </li></ul><ul><li>Qual o conceito de Bhagavan dado no “O Bhagavad Gita Como Ele É”? </li></ul>Tarefa de Casa Referencias para pesquisa: VERSOS DO BG 1.15,20,24,28,29, 30,31,32,35,36,37,38,39, - 2.2 E COMENTÁRIOS DE SP Sites : www.bhagavadgita.cc ; http://www.geocities.com/nitai_gaura/gita_br.htm ; http://www.asitis.com/1/28.html ; www.pt.wikipedia.org;

×