Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Religiões abraâmicas

2,410 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Religiões abraâmicas

  1. 1. Ensino Religioso – Rede Estadual de EnsinoAs religiões abraâmicas
  2. 2. Abraãoo Patriarca de três grandes religiões
  3. 3. O Judaísmo
  4. 4. Características relacionadas à ABRAÃO Como Pai Primitivo:Pai de Isaac, foi pai do povo de Israel com quem Deus estabeleceu aliançaeterna. É Patriarca do povo judeu. Como crente, modelo de fé:Observador rigoroso da vontade e das Leis de Deus, é o modelo ideal deprimeiro judeu. Suas obras testemunham sua fé e fidelidade ao Senhor. Como homem, pessoa real e histórica:É exaltado pelo Senhor graças à prova de fé em se prontificar a sacrificar opróprio filho Isaac. Como receptor da mensagem divina:Crê nas promessas de Deus para o povo e a nação israelitas.
  5. 5. FestasAs principais festas judaicas são :- Páscoa (Pessah) - recorda a libertação do Egito e comemora a aliança de Deus com o povo de Israel.- Tendas ou tabernáculos ( Sukoth) -recorda a vida de Israel no de deserto e celebra e realiza as bençãos de Deus em favor do seu povo.- Pentecostes (Shavuoth) – recorda o dom dos dez mandamentos, celebra e realiza o restablecimento da Lei.- Dia do perdão (Yom Kippur) – é o dia da expiação, única ocasião do ano em que o sumo-sarcedote entrava no Santo dos Santos (interior do Templo de Jerusalém).- Princípio do ano (Rosh Hashanah) – exalta Deus como criador e rei.- Dedicação ou Festa das Luzes (Hanukah) – comemora a restauração da independência no sec. II a.C. e a reedificação do Templo.
  6. 6. O Islamismo
  7. 7. Características relacionadas à ABRAÃOComo Pai Primitivo:Pai de Ismael, por sua vez, pai do povo árabe. Juntos fundaram em Meca aCaaba, principal santuário do Deus único. É o Patriarca dos judeus, dosárabes e mulçumanos. Como crente, modelo de fé:Modelo de submissão total ao Senhor; primeiro mulçumano ideal. Alcançoua justiça em nome da fé e da vida dedicada a Deus. Como homem, pessoa real e histórica:Em obediência a Deus, sai de Ur, prefigurando a migração de Maomé paraMeca (Hégira). Como receptor da mensagem divina:Recebe de Deus a primeira revelação refeita a Maomé etranscrita no Corão.
  8. 8. FestasDia da Hégira: O ano islâmico começa com o dia da Hégira, no qual Maoméencetou sua jornada de Meca a Medina no ano 622. Nesse dia os muçulmanos xiitastambém relembram o martírio de Hussein, neto do Profeta.Dhu al-hijja: O último mês do calendário islâmico é o dhu al-hijja, no qual os fiéispraticam o hadj, ou peregrinação a Meca. Para esse fim os peregrinos cortam oscabelos e usam ihrams. Ao chegar, eles dão sete voltas ao redor da Caaba,começando pelo ângulo sudeste.Id Mawlid: O aniversário do Profeta, no décimo segundo dia do terceiro mês, écelebrado com banquetes e distribuição de comida aos pobres. Nas cidade podehaver procissões, e as casas são enfeitadas.
  9. 9. O Cristianismo
  10. 10. Características relacionadas à ABRAÃOComo Pai Primitivo:Pai espiritual de todos os crentes em Deus, cujas promessas se cumpriram emJesus Cristo. É o Patriarca dos judeus e dos cristãos. Como crente, modelo de fé:Modelo de fidelidade e fé inquebrantáveis. Prefigura Jesus Cristo, Filho de Deus,sacrificado por amor à humanidade. Como homem, pessoa real e histórica:O sacrifício de Isaac, propriamente prefugura o sacrifício de Cristo, Filho de Deus,em prol da redenção da humanidade. Como receptor da mensagem divina:Crê nas promessas feitas ao seu povo, do qual nascerá Jesus.
  11. 11. Festas•Advento: período constituído pelas quatro semanasantes do Natal, entendidas como época de preparaçãopara a celebração do nascimento de Jesus Cristo;•Natal: celebração do nascimento de Jesus;•Sexta-feira Santa: morte de Jesus,•Domingo de Páscoa: ressurreição de Jesus;•Pentecostes: celebração do aparecimento do EspíritoSanto aos cristãos. Ocorre cinquenta dias após o Domingode Páscoa.
  12. 12. Fim Disciplina –Ensino Religioso “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, aconvicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11.1)Prof.: Priscila F. França Vargas

×