Como estudar a bíblia

690 views

Published on

Reflexão na EBD no Dia da Biblia. apresenta também um estudo comparativo

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
690
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como estudar a bíblia

  1. 1. ORIGEM DO DIA DA BÍBLIA • o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na GrãBretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
  2. 2. DIA DA BÍBLIA NO BRASIL • No Brasil, o dia da Bíblia é comemorado, oficialmente. A comemoração do dia da Bíblia foi oficializada através da lei nº 10.335, de 19 de Dezembro de 2001, promulgada pelo então presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso. Esta lei oficializou a tradição de se comemorar, no Brasil, o dia da Bíblia, no segundo domingo de Dezembro.
  3. 3. PERGUNTAS PARA REFLEXÃO 1. QUAL O LUGAR QUE A BÍBLIA OCUPA EM SUA VIDA HOJE ? O QUE ELA REPRESENTA PARA VOCÊ? 2. SE TODOS, NA SUA IGREJA, TIVESSEM O MESMO INTERESSE QUE VOCE TEM PELA BÍBLIA, SUA IGREJA SERIA ESPIRITUAL, CARNAL, FRACA OU FORTE?
  4. 4. 3.VOCÊ LÊ DIARIAMENTE? A BÍBLIA 4. VOCE É CAPAZ DE IDENTIFICAR FALSOS ENSINOS? 5. COMO VOCE AVALIA O SEU CONHECIMENTO DA BÍBLIA? 6. VOCE LEVA A BÍBLIA A SÉRIO?
  5. 5. COMO ESTUDAR A BÍBLIA?
  6. 6. COMO ESTUDAR A BÍBLIA? • Reserve um tempo diário - Sl.1.2 • Leia sempre acompanhado com a oração– Sl.119.18 • Tenha sempre o objetivo de praticá-la – Tg.1.22 • Memorize a Palavra – Dt.11.18a;Sl.119.11 • Leia todos os textos que narram o mesmo fato – Mt.26.6-13; Mc.14.3-9; Jo.12.1-8
  7. 7. VAMOS RESPONDER? • Onde estava Jesus? • Quem estava com Ele à mesa e quem o servia? • Quem o ungiu? • Quanto valia o perfume? • Qual era o perfume? • Qual a quantidade de perfume derramada? • Como o texto se refere a Judas?
  8. 8. DICIONÁRIO • ALABASTRO - Pedra branca, pouco resistente, parecida com o mármore, usada para fazer esculturas, vasos e jarros (Et 1.6; Mt 26.7). • DENÁRIO - Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho (Mt 20.2,). Tinha o mesmo valor da DRACMA . • NARDO - Uma espécie de planta, da qual se extrai um óleo perfumado. • MINA - Medida de peso, também chamada de arrátel (RC) e libra (RA), igual a 571,2 g. (Ed 2.69; Jo 12.3; 19.39).
  9. 9. NARDO
  10. 10. Comparação entre os textos Mateus 26.6-13 Marcos14.3-9 João 12.1-8 Jesus estava em Betânia, Jesus estava em Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o Betânia, na casa de seis dias antes da Páscoa Simão, o leproso (v.3) (v.1), deram-lhe uma ceia, leproso (v.6) Lázaro estava com Ele à mesa e Marta servia (v.2) Uma mulher se aproxima com um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo e o derrama sobre a cabeça de Jesus estando Ele à mesa (v.7) Uma mulher se aproxima com um vaso de alabastro cheio de preciosíssimo perfume de nardo puro, quebra o alabastro e derrama o bálsamo sobre a cabeça de Jesus estando Ele à mesa (v.3) Maria tomou uma libra de bálsamo de nardo puro mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; toda a casa se encheu com o perfume (v.3)
  11. 11. Mateus 26.6-13 Jesus ungido por Maria em Betânia Marcos14.3-9 João 12.1-8 Indignaram-se os Indignaram-seJo.12.1-8 alguns Judas Iscariotes (v.4) discípulos antes da Páscoa, foi Jesus paraacharam onde questiona por que não ele 1Seis dias e acharam um entre si e Betânia, um estava Lázaro, a quem se desperdício dentredizendo desperdício (v.4) dizendo vendeu o perfume por ressuscitara (v.8) os mortos. que o perfume podia ser que o perfume poderia trezentos denários e se 2Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com vendido por muito ser vendido por mais de deu aos pobres (v.5) ele à mesa. e dado aos trezentos denários e dado dinheiro 3Então, (v.9) tomando umaaos pobres (v.5) de nardo puro, mui precioso, ungiu os libra de bálsamo pobres Maria, pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Jesus diz que ela vendeu este perfume por trezentos denários diz quese deu aos 5Por que não se praticou Jesus diz que ela praticou O texto e não Judas era boa ação (v.10), os pobres boa ação (v.6), os pobres ladrão (v.6); Jesus diz que pobres? sempre os teriam com sempre os teriam com os pobres sempre os 6Isto(v.11), que ela oporque eles (v.7), que ela o pobres; teriam com eles (v.8) eles disse ele, não tinha tivesse cuidado dos tinha mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. preparado para o seu preparado para o seu 7Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me sepultamento (v.12) e sepultamento (v.8) e onde embalsamarem; onde fosse pregado o fosse pregado o evangelho pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. 8porque os o fato seria evangelho o fato seria contado para memória contado para memória daquela mulher (v.13) daquela mulher (v.9)

×