Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como estudar a bíblia

725 views

Published on

Reflexão na EBD no Dia da Biblia. apresenta também um estudo comparativo

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como estudar a bíblia

  1. 1. ORIGEM DO DIA DA BÍBLIA • o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na GrãBretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
  2. 2. DIA DA BÍBLIA NO BRASIL • No Brasil, o dia da Bíblia é comemorado, oficialmente. A comemoração do dia da Bíblia foi oficializada através da lei nº 10.335, de 19 de Dezembro de 2001, promulgada pelo então presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso. Esta lei oficializou a tradição de se comemorar, no Brasil, o dia da Bíblia, no segundo domingo de Dezembro.
  3. 3. PERGUNTAS PARA REFLEXÃO 1. QUAL O LUGAR QUE A BÍBLIA OCUPA EM SUA VIDA HOJE ? O QUE ELA REPRESENTA PARA VOCÊ? 2. SE TODOS, NA SUA IGREJA, TIVESSEM O MESMO INTERESSE QUE VOCE TEM PELA BÍBLIA, SUA IGREJA SERIA ESPIRITUAL, CARNAL, FRACA OU FORTE?
  4. 4. 3.VOCÊ LÊ DIARIAMENTE? A BÍBLIA 4. VOCE É CAPAZ DE IDENTIFICAR FALSOS ENSINOS? 5. COMO VOCE AVALIA O SEU CONHECIMENTO DA BÍBLIA? 6. VOCE LEVA A BÍBLIA A SÉRIO?
  5. 5. COMO ESTUDAR A BÍBLIA?
  6. 6. COMO ESTUDAR A BÍBLIA? • Reserve um tempo diário - Sl.1.2 • Leia sempre acompanhado com a oração– Sl.119.18 • Tenha sempre o objetivo de praticá-la – Tg.1.22 • Memorize a Palavra – Dt.11.18a;Sl.119.11 • Leia todos os textos que narram o mesmo fato – Mt.26.6-13; Mc.14.3-9; Jo.12.1-8
  7. 7. VAMOS RESPONDER? • Onde estava Jesus? • Quem estava com Ele à mesa e quem o servia? • Quem o ungiu? • Quanto valia o perfume? • Qual era o perfume? • Qual a quantidade de perfume derramada? • Como o texto se refere a Judas?
  8. 8. DICIONÁRIO • ALABASTRO - Pedra branca, pouco resistente, parecida com o mármore, usada para fazer esculturas, vasos e jarros (Et 1.6; Mt 26.7). • DENÁRIO - Moeda romana de prata, que era o pagamento por um dia de trabalho (Mt 20.2,). Tinha o mesmo valor da DRACMA . • NARDO - Uma espécie de planta, da qual se extrai um óleo perfumado. • MINA - Medida de peso, também chamada de arrátel (RC) e libra (RA), igual a 571,2 g. (Ed 2.69; Jo 12.3; 19.39).
  9. 9. NARDO
  10. 10. Comparação entre os textos Mateus 26.6-13 Marcos14.3-9 João 12.1-8 Jesus estava em Betânia, Jesus estava em Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o Betânia, na casa de seis dias antes da Páscoa Simão, o leproso (v.3) (v.1), deram-lhe uma ceia, leproso (v.6) Lázaro estava com Ele à mesa e Marta servia (v.2) Uma mulher se aproxima com um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo e o derrama sobre a cabeça de Jesus estando Ele à mesa (v.7) Uma mulher se aproxima com um vaso de alabastro cheio de preciosíssimo perfume de nardo puro, quebra o alabastro e derrama o bálsamo sobre a cabeça de Jesus estando Ele à mesa (v.3) Maria tomou uma libra de bálsamo de nardo puro mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; toda a casa se encheu com o perfume (v.3)
  11. 11. Mateus 26.6-13 Jesus ungido por Maria em Betânia Marcos14.3-9 João 12.1-8 Indignaram-se os Indignaram-seJo.12.1-8 alguns Judas Iscariotes (v.4) discípulos antes da Páscoa, foi Jesus paraacharam onde questiona por que não ele 1Seis dias e acharam um entre si e Betânia, um estava Lázaro, a quem se desperdício dentredizendo desperdício (v.4) dizendo vendeu o perfume por ressuscitara (v.8) os mortos. que o perfume podia ser que o perfume poderia trezentos denários e se 2Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com vendido por muito ser vendido por mais de deu aos pobres (v.5) ele à mesa. e dado aos trezentos denários e dado dinheiro 3Então, (v.9) tomando umaaos pobres (v.5) de nardo puro, mui precioso, ungiu os libra de bálsamo pobres Maria, pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Jesus diz que ela vendeu este perfume por trezentos denários diz quese deu aos 5Por que não se praticou Jesus diz que ela praticou O texto e não Judas era boa ação (v.10), os pobres boa ação (v.6), os pobres ladrão (v.6); Jesus diz que pobres? sempre os teriam com sempre os teriam com os pobres sempre os 6Isto(v.11), que ela oporque eles (v.7), que ela o pobres; teriam com eles (v.8) eles disse ele, não tinha tivesse cuidado dos tinha mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. preparado para o seu preparado para o seu 7Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me sepultamento (v.12) e sepultamento (v.8) e onde embalsamarem; onde fosse pregado o fosse pregado o evangelho pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. 8porque os o fato seria evangelho o fato seria contado para memória contado para memória daquela mulher (v.13) daquela mulher (v.9)

×