Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Outras soluções p atenuar-desigualdades pd-ped

2,529 views

Published on

Published in: Education
  • Login to see the comments

Outras soluções p atenuar-desigualdades pd-ped

  1. 1. Outras soluções para atenuar as desigualdades entre PD e PED Geografia - 9º Ano Profª - Gina Espenica
  2. 2. ONU ONG
  3. 3. O contributo da ONU <ul><li>A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, </li></ul><ul><li>após a II Guerra Mundial, tendo como principais objectivos: </li></ul><ul><li>garantir a paz e a segurança no mundo; </li></ul><ul><li>fomentar a cooperação na resolução de problemas económicos , sociais e humanitários (trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viver melhor, eliminar a pobreza a doença e o analfabetismo); </li></ul><ul><li>promover o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais do Homem; etc. </li></ul>
  4. 4. Países Membros -ONU A sede da ONU fica em Nova Iorque , nos EUA e é composta por 191 países .
  5. 5. A ONU <ul><li>Muitos organismos, fundos e programas da ONU estão diretamente relacionados com a eliminação da pobreza e da fome no mundo, a melhoria dos sistemas de educação e saúde, a defesa dos direitos das crianças e da igualdade da mulher, o financiamento da ajuda ao desenvolvimento, em suma, contribuem de forma decisiva para reduzir as desigualdades de riqueza e desenvolvimento entre países, povos e indivíduos. Eis alguns exemplos: </li></ul>Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, do inglês Food and Agriculture Organization) Combate a fome e a pobreza e promove o desenvolvimento agrícola e a melhoria das condições de vida das populações rurais. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF do inglês United Nations Children´s Fund) Promove a defesa dos direitos das crianças e procura dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
  6. 6. Organismos - ONU <ul><li>Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/SIDA (UNAIDS) </li></ul><ul><li>Pretende prevenir o avanço do HIV, prestar tratamento e assistência </li></ul><ul><li>aos infetados e para os afetados pela doença e, ainda, reduzir o impacto socioeconómico da epidemia. </li></ul>Organização Mundial de Saúde (OMS) Coordena programas de assistên- cia sanitária, principalmente nos PED. Participa em operações de socorro e assistência a populações atingidas por catástrofes naturais, guerras e/ou epidemias. Fundo Monetário Internacional (FMI) Fomenta o crescimento e a estabilidade económica mundial, concedendo assistência técnica e/ou empréstimos a todos os países-membros com problemas de financiamento.
  7. 7. O papel das ONG <ul><li>As Organizações Não Governamentais (ONG) são associações da sociedade civil, sem fins lucrativos, não dependentes do poder estatal. </li></ul><ul><li>Estas defendem o respeito pelos direitos humanos e contribuem para a resolução de problemas económicos, sociais e ambientais. </li></ul><ul><li>Contam com o apoio da opinião pública, a participação de voluntários e a angariação de donativos para intervirem em diferentes áreas. </li></ul>
  8. 8. Exemplos - ONG
  9. 9. Os países desenvolvidos podem e devem fazer muito mais pelo desenvolvimento dos países mais pobres. Chegou o momento de provar que a Declaração do Milénio é um compromisso de mudança , capaz de erradicar a pobreza. Os três pilares da cooperação internacional devem ser renovados: a ajuda ao desenvolvimento, o comércio internacional e a segurança mundial . É importante reforçar a cooperação internacional e rever os seus pilares. A responsabilidade de todos…

×