Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O parágrafo na composição do texto

9,387 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

O parágrafo na composição do texto

  1. 1. O PARÁGRAFO NA COMPOSIÇÃO DO TEXTOPROF. ME. RÔMULO GIACOME DE O FERNANDES
  2. 2. Conceitos e Qualidades O parágrafo é um sistema semiótico composto por vocábulos que se estruturam por meio de frases enfileiradas umas às outras, em combinações sintático-semânticas com organização interna coerente. O parágrafo é a unidade de composição do texto que apresenta uma idéia básica à qual se agregam idéias secundárias.
  3. 3. Qualidades do Parágrafo: Unidade: consiste no fato de o parágrafo ser organizado em torno de um assunto homogeneizado. Noção de conjunto. Um bom parágrafo: “A fala é um ato individual de vontade e inteligência, no qual convém distinguir: primeiro, as combinações pelas quais o falante realiza o código da língua no propósito de exprimir seu pensamento pessoal; segundo, o mecanismo psicofísico que lhe permite exteriorizar essas combinações”. Um parágrafo com problemas de unidade: “A língua é uma instituição social, pertence a todos os indivíduos da mesma comunidade, é dever de todos garantir a soberania da nação...”
  4. 4. Qualidades do Parágrafo: Coerência : consiste no encadeamento lógico das frases e orações a fim de gerar um tecido lógico das idéias compondo um todo coeso. A coerência está intimamente ligada à coesão . A falta desta influência na construção daquela.Veja um exemplo de falta de coerência num texto:  “Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a freqüentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”
  5. 5. Qualidades do Parágrafo: Ênfase : a ênfase é uma qualidade que não pode faltar na construção de um parágrafo e mesmo de todo o texto: Tópicos de ênfase:  Escolha das melhores palavras para dar ênfase a tese que se defende. Ver o peso semântico que têm as palavras. Use o eufemismo ou o exagero quando necessário.  Escolher a voz ativa ou voz passiva para dar ênfase ao sujeito paciente ou ao agente da passiva.  Uso lógico da pontuação para gerar sentidos, pausas e ênfases intencionais;  Uso de maiúsculas, negritos, itálicos, sublinhados e outros recursos visuais;  Repetição de termos e expressões a fim de enfatizar a tese defendida;  Uso de linguagem não-verbal para ilustrar e aumentar a compreensão do receptor;  Cuidados com o timbre e com a entonação da voz.
  6. 6. Qualidades do Parágrafo: Concisão : escrever parágrafos com uma idéia mestra sustentada por duas ou três idéias secundárias. Os parágrafos deverão ter uma média de cinco ou seis linhas. Deve-se primar pelas idéias lacônicas deixando de lado a prolixidade. Exemplo de um parágrafo conciso: Na introdução de um parágrafo, apresentamos o assunto- problema a ser discutido, no desenvolvimento, explicitamo-lo e, na conclusão, uma possível proposta de solução para o problema em tela.
  7. 7. Qualidades do Parágrafo: Clareza : diz respeito à forma como as frases são organizadas a fim de gerar fácil entendimento, evitando, por exemplo, a ambiguidade, a ordem inversa dos termos na oração, uso inadequado da pontuação etc. Exemplos:  Num porto brasileiro, um navio inglês entrava um navio francês.  Um fazendeiro tem um bezerro e mãe do fazendeiro também era o pai do bezerro.  À linda Maria das Dores, numa noite de quarta-feira, quiçá outra qualquer, um bom livro de romance, deu lhe o galante João Romão, seu namorado.  Libertar não matar.
  8. 8. Estrutura do Parágrafo Introdução: apresentação do tópico frasal, idéia núcleo, lugar no início do parágrafo onde se apresenta um problema a ser discutido. Pode ser:  Uma afirmação: A violência tem aumentado consideravelmente nas principais capitais brasileiras...  Uma negação: O inchaço populacional não contribui diretamente para o aumento da violência nas grandes cidades....  Uma interrogação: Quais são os fatores que contribuem diretamente para o aumento da violência nas grandes cidades?... (pergunta direta) Muitos pesquisadores sociais querem saber quais são os principais fatores que contribuem diretamente com o aumento da violência nas grandes capitais... (pergunta indireta)
  9. 9. Desenvolvimento do Parágrafo: Trata-se do corpo do texto onde se desenvolve a idéia núcleo e se caracteriza da seguinte maneira:  Explanação da declaração inicial;  Ordenação por contraste:  Prós e contras;  Paralelos e comparações.  Ordenação por enumeração;  Ordenação por exemplificação;  Ordenação por causa-consequência;  Ordenação por tempo e espaço;  Resposta à interrogação.
  10. 10. Explanação da Declaração Inicial Explanação da Declaração Inicial: consiste num desdobramento da idéia núcleo em outras idéias complementares que auxiliam na compreensão da tese que se pretende defender.  Exemplo: “Redigir é comunicar idéias sobre determinado assunto, expressando o ponto de vista do emissor. É um sistema semiótico composto por vocábulos que se estruturam por meio de frases enfileiradas umas às outras, em combinações sintático-semânticas com organização interna coerente, compondo um todo estrutural denominado parágrafo, ou seja, a unidade de compreensão textual dotada de uma idéia central à qual se juntam idéias secundárias, em torno de uma mensagem.”
  11. 11. Ordenação por enumeração Trata-se de uma discussão do tópico frasal de modo fragmentário ou ordinal como se pode ver no exemplo abaixo: O crime pode ser classificado da seguinte forma: culposo, doloso, dolo eventual ou preterdoloso, no primeiro, o agente não quer produzir intencionalmente o resultado, no segundo, o resultado é intencional, no terceiro, o agente não quer produzir o resultado, mas o assume tacitamente, no quanto e último, o agente possui dolo no antecedente e culpa no conseqüente.
  12. 12. Ordenação por exemplificação Consiste na utilização de um exemplo para esclarecer a afirmação ou negação feita no tópico frasal. Vide exemplo: As minorias no Brasil se valem quase sempre das decisões do judiciário para terem seus anseios atendidos, haja vista que o Congresso Nacional, para aprovar uma lei, gasta muito tempo na discussão de interesses meramente políticos e deixa de lado aqueles que são de urgência social, a exemplo do que ocorre com o PLC 122/2006 que visa criminalizar a homofobia. Enquanto a bancada de religiosos fundamentalistas entrava o avanço das discussões e a conseqüente aprovação do projeto de lei, a comunidade GLBT ganha espaço nas decisões dos tribunais de justiça de todo o país, como se pode ver veiculado com muita freqüência, na mídia, casos de adoção por famílias homoafetivas e também a concessão de benefícios previdenciários, entre outros.
  13. 13. Resposta à interrogação Este tipo de parágrafo tem como metodologia a elaboração de uma pergunta inicial seguida de uma resposta como desdobramento. Vide exemplo abaixo: Diante dos mais variados ramos do Direito, o que se pode entender por Direito de Família? Em conformidade com a desembargadora Maria Berenice Dias (2007, p.33), “trata- se do ramo do Direito que regula não só as relações entre pais e filhos, mas também entre cônjuges e conviventes, ou seja, a relação das pessoas ligadas por um vínculo de consangüinidade, afinidade ou afetividade”. Obs.: Nota-se também que para responder à interrogação, valemo-nos de um citação, por isso, acreditamos que haja, neste caso, uma ORDENAÇÃO POR CITAÇÃO.
  14. 14. Conclusão do Parágrafo A conclusão é o fecho redacional, é uma possível proposta de solução para o problema apresentando na introdução e discutido no desenvolvimento. Exemplo: A falta de compromisso com sua real função leva o Poder Legislativo a uma absoluta inércia no tocante à criação e aprovação de leis que regulam questões polêmicas e urgentes da sociedade. No decorrer de todo o segundo semestre de 2008, enumeramos grandes discussões no cenário nacional, a exemplo da autorização do aborto de fetos anencefálicos, do uso de algemas, da divisão de terras indígenas e da concessão de direitos à comunidade GLBT. Como podemos observar, a sociedade e suas relações, quase sempre intrigantes, não param como os membros do Congresso Nacional. Assim sendo, o Poder Judiciário, por meio do egrégio Supremo Tribunal Federal, que não tem como sua primordial função legislar, acaba por fazer o papel que deveria ser do Poder Legislativo a fim de evitar, em tese, um caos social.
  15. 15. Algumas expressõesusadas nos fechamentos de textos: Em face do exposto;  Cabe salientar que não há a Em face disso; necessidade de uma Portanto; conclusão explicita, ou seja, Entretanto; aquela orientada por uma Contudo; expressão própria tal qual as apresentadas na coluna Ao concluir; ao lado. O que caracteriza Por fim; uma conclusão é o fato dela Por último; apresentar uma possível Por derradeiro; solução para o problema Assim sendo; exposto no tópico frasal. Sendo assim; Trata-se, portanto, de uma reflexão última sobre o Concluindo; assunto. Em suma; Em síntese.
  16. 16. Encadeamento dos Parágrafos Isso se dá da seguinte forma:  É preciso usar termos e expressões que faça o texto fluir com clareza do exórdio até a peroração.  O tema e os assuntos centrais deverão ser retomados por elementos de co-referência do início ao fim do texto.
  17. 17. Elaboração do Parágrafo: Requisitos e qualidades Escolher bem o assunto a ser enfocado, a não ser que isso não lhe seja uma prerrogativa; Elaborar planos sintagmáticos e paradigmáticos de construção do texto; Refletir sobre o tema a fim de conseguir o maior número possível de idéias sobre ele; Escolher a forma de desenvolvimento da idéia (contraste, enumeração, exemplificação, causa e conseqüência, explicitação da idéia inicial, resposta a interrogação, entre outras; Elaborar a seqüências lógica das idéias, isso pode ser de acordo com o objetivo, ou seja: da menos importante para a mais ou vice e versa; Escolher bem o tópico frasal a fim de não restar dúvidas para o leitor ou ouvinte a respeito do que lerá ou ouvirá; Elaborar de forma eficiente, criativa e madura a conclusão a fim de não cair no campo do achismo.
  18. 18. O Parágrafo Dissertativo Introdução: Em Direito:  tópico frasal  Exórdio Desenvolvimento:  explicação, argumentação  Desenvolvimento Conclusão:  Peroração  Resposta ou reflexão ao problema proposto
  19. 19. Exemplo de Parágrafo Dissertativo “A adoção atribui ao adotado a condição de filho para todos os efeitos, sendo vedada qualquer designação discriminatória entre filhos (CF 227, § 6º). Assim, não deve constar nenhuma observação no registro de nascimento do adorado sobre a origem da filiação. O registro anterior é cancelado. No novo registro, deve constar, além do nome do adotante, também o de seus ascendentes (ECA, 47).” (DIAS, 2007, p.133)

×