POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

31,086 views

Published on

Plano de aula feito para o curso Melhor Gestão Melhor Ensino

Published in: Education

POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS

  1. 1. PROGRAMA MGME DA DIRETORIA DE ENSINO DE CATANDUVA E.E. “Antonio Carlos” MATEMÁTICA
  2. 2. PLANO DE AULA POTÊNCIAS, RAÍZES E EXPRESSÕES NUMÉRICAS.
  3. 3. SÉRIE/ANO: 6° E 9° ANO. NUMÉRO DE AULAS: 18 horas/aula.
  4. 4. OBJETIVOS
  5. 5. Potenciação:  Compreender esse conteúdo como forma de abreviar a multiplicação de fatores iguais;  Deixar claro que a potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, enquanto que a multiplicação representa uma adição de parcelas iguais;  Trabalhar com potências de base 10, visando uma melhor compreensão da decomposição e da escrita dos números, utilizando potências desse tipo.
  6. 6. RADICIAÇÃO: Perceber que a radiciação é a operação inversa da potenciação; Conhecer os elementos de uma raiz quadrada; Calcular a raiz quadrada exata de um número natural.
  7. 7. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTÊNCIAS E RAIZES Resolver expressões numéricas em que apareçam potenciação e radiciação, além das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Interpretar situações-problema. Propor sua resolução por meio de uma expressão numérica.
  8. 8. MAPAS DE CONTEÚDOS
  9. 9. JOGO DO DOMINÓ CONCEITOS TRABALHADOS: EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTÊNCIA E RAIZ QUADRADA. NUMÉROS DE PARTICIPANTES: DE 2 ATÉ 4 POR PARTIDAS.
  10. 10. MATERIAIS
  11. 11. REGRAS
  12. 12.  CADA JOGADOR PEGA 7 “PEDRAS” E COMEÇA O JOGO QUEM PEGOU A MAIOR PEDRA; NO CASO, SE FOREM 4 JOGADORES, É A PEDRA 6X6; SE FOREM 2 OU 3 JOGADORES, SAI QUEM PEGOU A PEDRA 6X6; SE NINGUÉM A PEGOU, A PRÓXIMA É 5X5 E ASSIM POR DIANTE. O PRÓXIMO JOGADOR É O DO SENTIDO ANTI-HORÁRIO E DEVE JOGAR UMA PEDRA QUE TENHA O MESMO VALOR DA QUE O JOGADOR ANTERIOR JOGOU.
  13. 13.  SE JOGAREM MENOS DE 4 PESSOAS E O JOGADOR NÃO TIVER O VALOR DE UMA DAS PEDRAS DA MESA, ELE DEVERÁ COMPRAR TANTAS PEDRAS QUANTO NECESSÁRIO, ATÉ ACHAR O VALOR E DAÍ JOGAR. CASO ACABEM AS PEDRAS DA MESA E O JOGADOR NÃO TIVER NENHUMA PEDRA COM O VALOR QUE ESTÁ EM JOGO, ELE PASSA A VEZ AO PRÓXIMO JOGADOR.  GANHA O JOGO AQUELE QUE CONSEGUIR JOGAR TODAS AS PEÇAS NA MESA.
  14. 14. A PRÓXIMA PARTIDA COMEÇA COM O JOGADOR QUE ESTIVER DO LADO DIREITO DO JOGADOR QUE INICIOU A PARTIDA ANTERIOR. ESSE JOGADOR NÃO PRECISA SAIR COM A MAIOR PEÇA; PODE SAIR COM A PEÇA QUE ELE QUISER.
  15. 15. JUSTIFICATIVA
  16. 16. A FIM DE MOSTRAR UMA MELHOR COMPREENSÃO AOS ALUNOS, DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS FACILITADORA LEVANDO A ENTENDIMENTO QUE POTENCIAÇÃO E RAÍZES É NADA MAIS QUE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, É O BASTANTE PARA OBTEREM-SE BONS RESULTADOS SOBRE O CONTEÚDO DEMONSTRADO.
  17. 17.  SER CAPAZ DE PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS, SUAS PRIORIDADES, SUAS INTERRELAÇÕES, SEUS SIGNIFICADOS E O MODO COMO HISTORICAMENTE FOI CONSTRUÍDO, BEM COMO SUA EFICÁCIA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO SEU COTIDIANO, ASSUMIR UMA ATITUDE DE INTERESSE NAS DIFERENTES SITUAÇÕES QUE FAVORECEM A APREDIZAGEM MATEMÁTICA.
  18. 18. AVALIAÇÃO
  19. 19. A AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DA PARTCIPAÇÃO DELES NA CONSTRUÇÃO DO JOGO E NA RESOLUÇÃO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS NA SALA DE AULA.
  20. 20. FONTES:  RIBEIRO, JACKSON DA SILVA. PROJETO RADIX RAIZ DO CONHECIMENTO, MATEMÁTICA, 6° ANO. — SÃO PAULO: SCIPIONE,2009.  WWW.SALADOSEDUCADORES.COM.BR  MATEMATICA2009-2013.BLOGSPOT.COM.BR

×