Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Darlean slids

494 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Darlean slids

  1. 1. Razão e Afeto
  2. 2. O que é Razão? Razão e a faculdade de raciocinar,aprender,compreender,ponderar e julgar a imaginação Empregada em filosofia, a palavra razão comporta vários significados: A razão como característica da condição humana, quando se define o homem, por exemplo, como animal racional, ou se diz que alguém está no uso da razão ou a perdeu; Princípio ou fundamento, a razão pela qual as coisas são como são ou ocorrem os fatos desta ou daquela maneira. A razão não é uma instância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.
  3. 3. Três Almas Racional: Irascível: Concupiscível: É a que nos permite compreender,pensar,entender e agir de acordo com a razão. É responsável pela qual nos irritamos com alguma coisa é a razão da fúria É responsável pelos nossos desejos,prazeres,pela comida,reprodução.
  4. 5. O que é Afeto? "Afeto" (affectus ou adfectus em latim ) é um conceito usado em filosofia por Spinoza , Deleuze e Guattari , o qual designa um estado da alma, um sentimento . De acordo com a Ética III, 3, Definição 3, de Spinoza, um afeto é uma mudança ou modificação que ocorre simultaneamente no corpo e na mente . A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir. Os sentimentos e as emoções no afetam independente de nossa vontade. Quando somos afetados não temos como evitar a resposta, seja de prazer, dor ou cólera. É nesse sentido que entendemos os conceitos de PAIXÃO E AMOR.

×