Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Etiópia

3,204 views

Published on

Trabalho sobre a Etiópia realizado, no âmbito da disciplina de Geografia, pela Alexandrina Machado e Catarina Tomaz, alunas nº 2 e nº 5 do 9ºD do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães

Published in: Education
  • Be the first to comment

Etiópia

  1. 1. ETIÓPIA Geografia Alexandrina Machado nº2 Catarina Tomaz nº5 9ºD Pedro Peixoto E.B.2,3 General Serpa Pinto
  2. 2. Localização A Etiópia é um país situado no corno de África, um dos países mais antigos do mundo. O país faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quénia ao sul. A sua capital é a cidade de Adis Abeba. Tem 91 125 675 habitantes.
  3. 3. REGIME POLÍTICO • O regime político da Etiópia é uma democracia, na qual o primeiro- ministro é o chefe de governo. O poder executivo é exercido pelo governo, e o poder legislativo federal é investido tanto no governo quanto nas duas câmaras do parlamento etíope. O presidente da Etiópia é eleito pelos membros da Casa do Povo para um mandato de seis anos, e o primeiro-ministro é indicado pelo partido que assumir o poder depois das eleições legislativas. Mulatu Teshome 1ºministro
  4. 4. PRODUTO INTERNO BRUTO PIB – Soma, a nível monetário, de todos os bens e serviços produzidos num país; O valor do PIB tem vindo a aumentar ao longo dos anos neste país.
  5. 5. PIB PER CAPITA • PIBPER CAPITA – Divisão da riqueza pela população do país. • No gráfico podemos observar que o valor do PIB/PER CAPITA aumentou significati- vamente desde 2007. Pibper capita de 1999 a 2011
  6. 6. PIRÂMIDE ETÁRIA • Base larga topo estreito
  7. 7. SAÚDE E ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA Na Etiópia, o número de médicos é reduzido. Por cada 1000 habitantes a densidade de médicos é de apenas 0,022. Por isso podemos concluir que a Etiópia investe muito pouco na saúde. A esperança média de vida é de 56,56 anos. Esperança média de vida- Nº médio de anos com probabilidade de viver.
  8. 8. TAXA DE NATALIDADE O gráfico da taxa de natalidade na Etiópia é muito irregular. O ano em que a taxa de natalidade foi mais baixa foi em 2007.
  9. 9. TAXA DE ALFABETIZAÇÃO Neste país a taxa de alfabetização é muito reduzida , apenas 42,7 % da população é alfabeta, sendo 50% nos homens e 35% nas mulheres. http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=et&v=39&l =pt
  10. 10. ESTATUTO DA MULHERNos países desenvolvidos, as mulheres têm conquistado um lugar de destaque nas sociedades: estudam, têm uma profissão, ocupam cargos importantes. No entanto ainda existe alguma discriminação salarial e de oportunidades . Nos países em desenvolvimento os direitos das mulheres não são respeitados: não trabalham fora de casa, não participam na vida politica, não votam. Têm um papel de esposa e mãe. Na Etiópia, mulheres com 7 ou 8 anos já estão casadas, sem sequer terem a oportunidade de escolherem o que ser e fazer na sua própria vida.
  11. 11. TRABALHO INFANTILApesar de haver instituições que lutam contra o trabalho infantil, este continua muito presente nas nossas vidas. Principalmente em países em desenvolvimento o trabalho infantil é bastante frequente porque acaba por ser uma mão de obra muito mais barata. Em países africanos a situação piora um bocado mais, pois são países que têm dificuldades no acesso á educação, saúde entre outras , são países pobres em que o trabalho infantil se torna um hábito.
  12. 12. CONTRASTES SOCIAIS Nas figuras ao lado podemos observar a realidade de muitos países em desenvolvi- mento. A Etiópia como muitos outros países tem uma parte da população que vive em condições, e outra parte que vive miseravelmente.
  13. 13. ALIMENTAÇÃO • Nos países como estes as pessoas passam muita sede devido ao clima e á falta de dinheiro. Portanto na Etiópia a população passa muita fome. • Fome Obesidade
  14. 14. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Ao observarmos a figura podemos observar que dos 6 países que estão representados a Etiópia é o país que tem o IDH mais baixo.
  15. 15. BIBLIOGRAFIA: • http://pt.slideshare.net/fzamith/contrastes-de-desenvolvimento-32612298 • http://pt.wikipedia.org/wiki/Eti%C3%B3pia • http://www.indexmundi.com/pt/etiopia/densidade_de_medicos.html • http://www.indexmundi.com/pt/etiopia/expectativa_de_vida_no_nascimen to.html • http://pt.slideshare.net/favorita2009/contrastes-sociais-2 • http://www.unicef.org/brazil/sowc2011/cap2.html

×