Seminário Japão Antigo

1,650 views

Published on

As origens da cultura japonesa.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,650
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Seminário Japão Antigo

  1. 1.  Escola Estadual Marechal Castelo Branco Seminário de História  Tema: Formação da sociedade japonesa Estudantes:Amanda,Gabrieli,Kelem, Jonathan, Marcelino e Natiane. Professora: Geísa Lopes Período: Matutino Série: 1º ano „‟A‟‟ Água Clara,MS/2014
  2. 2. FORMAÇÃO DA SOCIEDADE JAPONESA
  3. 3.  Pesquisas arqueológicas indicam que o arquipélago japonês já era ocupado por seres humanos primitivos entre 35 e 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Por volta de 80000 anos atrás foram fabricadas lá as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que os povos ancestrais dos japoneses e dos ainus são provenientes da região oriental da Sibéria . A partir de 3000 a.c começa o período Yayoi, o que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coréia , China e outras partes da Ásia. O Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a imigração para o arquipélago japonês.
  4. 4. No período medieval aconteceram constantes lutas entre o poder local representado pelos grandes proprietários rurais e o poder central, dos imperadores. Oficialmente, os imperadores governaram o país desde o período Nara (710 - 794). No entanto, esse poder originado nos períodos anteriores, pressupunha uma organização política onde havia forte dependência dos proprietários rurais.  No século XII surgiu no Japão o "xogunato". O título Xogum foi dado aos comandantes militares que foram responsáveis por derrotar os povos do norte que tentaram invadir o Império desde o século VII. O primeiro xogunato foi estabelecido por Minamoto Yoritomo, que em 1185 impôs a hegemonia militar a todo o país, até 1333. O segundo xogunato existiu entre 1338 e 1573, e o último xogunato foi estabelecido em 1603 e permaneceu até 1868.
  5. 5. o CAMINHOS PARA O JAPÃO
  6. 6.  As disputas políticas entre o xogunato e os Shugo, criaram espaço para grandes revoltas camponesas, dada a pobreza e a opressão na qual vivia a maioria da sociedade. Os Shugo eram os líderes militares locais, verdadeiros senhores feudais.  A grande maioria das características japonesas foram profundamente influenciadas pelas relações dos nipônicos como China e a Coréia, onde a civilização (como é entendida por nós, ou seja, com uma estrutura de governo central) era bem mais antiga.
  7. 7. o É possível ainda que os ainos tenham se estabelecido no arquipélago no decorrer de uma fase de ocupação, mas que no primeiro período a predominância fosse da raça mongolóide. Todas essas possibilidades de formação do povo japonês vêm sendo estudadas por historiadores e arqueólogos. o Os samurais eram a classe guerreira no Japão, administravam as províncias e tinham a função de representar os ricos cortesãos que residiam na capital Kyoto. Os samurais compuseram uma casta privilegiada no Japão até 1871, quando o sistema feudal teve fim.
  8. 8. SAMURAIS EM DEFESA DE SEUS DOMÍNIOS.
  9. 9.  Cultura  O pincel é muito utilizado pelos japoneses,na prática da pintura e da caligrafia nos campos profissional e de entretenimento.  A cerâmica japonesa é considerada uma das mais belas e bem trabalhadas do mundo, dentre os objetos japoneses mais antigos conhecidos estão muitas peças de cerâmica. A arquitetura japonesa demonstra com clareza inclinação dos japoneses por materiais naturais.  A arte japonesa é valorizada principalmente por sua beleza, pela riqueza de detalhes e pela exuberância do colorido. Ela tem exercido significante influência sobre as manifestações artísticas e sobre a arquitetura ocidentais há vários séculos.
  10. 10. TEMPLO BUDISTA JAPONÊS,EXEMPLO DA ARQUITETURA .
  11. 11. o As manifestações artísticas e religiosas mais antigas desenvolvidas no Japão, datadas dos séculos VII e VIII, tem relação com a prática do Budismo. o A língua chamada aglutinante é falada por cerca de 120 milhões de pessoas no Japão, cerca de 200 mil no Havaí, mais de 200 mil nos Estados Unidos e aproximadamente 400 mil pessoas no Brasil. Segundo os linguistas não existe relação direta entre o japonês e outras línguas, há apenas semelhanças lexicais com línguas do leste da Ásia, dentre as quais se destacam as línguas tibetano-birmanas e as línguas austro asiáticas.  Durante diversos períodos históricos o Japão sofreu diversas interferências de ideias e cultura procedente do estrangeiro, em contrapartida teve grandes períodos de mínimo contato com o exterior.
  12. 12. AO LONGO DE MILÊNIOS OS JAPONESES DESENVOLVERAM A HABILIDADE DE ESTUDAR, ABSORVER E ASSUMIR ELEMENTOS DE OUTRAS CULTURAS QUE TIVERAM A FUNÇÃO DE COMPLEMENTAR SUAS CONVICÇÕES ESTÉTICAS. IDEOGRAMAS A “MÍSTICA” ESCRITA JAPONESA.
  13. 13. FONTES  http://www.historiadomundo.com.br/japonesa/  http://www.teresaperez.com.br/asia/japao  http://xtudonline.blogspot.com.br/2013/06/tatuagen s-japonesas-fotos-desenhos-dicas.html

×