Impactos da informática na Ciência e Tecnologia

2,753 views

Published on

Trabalho apresentado na disciplina de Informática e Sociedade (2013/1) do Curso de Ciẽncia da Computação, ministrada pelo Prof. José Monserrat Neto na Universidade Federal de Lavras.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,753
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Impactos da informática na Ciência e Tecnologia

  1. 1. Impactos da Informática na Ciência e Tecnologia Grupo NOX
  2. 2. Tópicos ● Conceitos ● Estágios da evolução científica ● Impactos por áreas ● Conclusão
  3. 3. Conceito de Ciência Vem da palavra latina “scientia” significa conhecimento. Envolve a compreensão, correlação e habilidade de explicar determinados fatos estabelecidos geralmente em termos de uma causa física para a ocorrência de um fato observado.
  4. 4. Conceito de Ciência e Tecnologia Ciência básica - busca a compreensão do universo sem nenhum objetivo prático eminente, ou a curto prazo. Ciência aplicada - busca objetivos pré- determinados de curto prazo, buscando uma solução para um determinado problema. Tecnologia - forma de empregar o conhecimento científico para manipular a natureza.
  5. 5. Tópicos ● Conceitos ● Estágios da evolução científica ● Impactos por áreas ● Conclusão
  6. 6. Evolução científica Antes da Informática
  7. 7. Primeiro estágio (Antes da Revolução Industrial) ● Ocorre o surgimento da ciência e sua evolução até tornar-se um corpo coerente de conhecimentos que explicam o Universo e seus fenômenos naturais, comportamentais e ambientais. ● Até que os árabes herdassem a filosofia natural grega e a alquimia chinesa, e as transmitissem ao Ocidente, não existia um corpo singular e coerente acerca do universo que fosse difundido de uma civilização para outra.
  8. 8. Primeiro estágio (Antes da Revolução Industrial) ● Surgimento da imprensa no século XV com o invento de Guttemberg, associado à disponibilidade de papel, propiciou a difusão dos conhecimentos em escala sem precedentes. ● A partir de 1560, surgem sociedades ou academias , compostas por pessoas que se reuniam para discutir as suas descobertas e propor novas questões. ● Caracterizado pelo fato de que a ciência e as técnicas utilizadas para a produção de bens e serviços são praticamente independentes.
  9. 9. Segundo estágio (Revolução Industrial do século XVIII a XIX) ● Não se pode afirmar que, de início, ocorreu a aplicação sistemática da ciência à solução dos problemas industriais. ● A maioria das inovações de importância capital, para o início da industrialização, foi obtida de maneira empírica. ● Invenções foram “os resultados de experimentos empíricos, produtos do engenho artesanal e de grandes quantidades de trabalho árduo”.
  10. 10. Segundo estágio (Revolução Industrial do século XVIII a XIX) ● A Revolução Industrial foi realizada por homens sem educação sistemática em ciência ou tecnologia, sem intercâmbio de idéias entre os cientistas e os inventores dos processos industriais. ● A ciência preocupava-se em responder inicialmente às questões representadas pelos fenômenos da natureza, e só depois passou as indagações oriundas das máquinas, processos e produtos criados pelo próprio homem.
  11. 11. Segundo estágio (Revolução Industrial do século XVIII a XIX) ● Somente em fins do século XIX, a tecnologia começou a fazer uso significativo da ciência. ● Indústria química e os usos de energia elétrica se apoiaram em descobertas científicas. ● Ciência passa a suprir a tecnologia não só de descobertas específicas, mas também de amplo método científico de investigação, técnicas laboratoriais e a certeza da importância da pesquisa na solução de problemas do setor produtivo.
  12. 12. Evolução científica Depois da informática
  13. 13. Terceiro estágio (Segunda Guerra Mundial) ● Estende-se da Segunda Grande Guerra até os dias atuais ● Durante o conflito mundial, cientistas e pesquisadores foram mobilizados, em escala sem precedentes, na busca de soluções dos mais variados problemas, envolvendo desde o desenvolvimento de artefatos básicos até as aplicações de estatística na tomada de decisões militares.
  14. 14. Terceiro estágio (Segunda Guerra Mundial) ● Com a crescente complexidade das modernas tecnologias emergentes do conflito, cada vez mais apoiadas em avanços científicos, passa-se a exigir para a sua geração um custoso complexo de instalações de pesquisa, desenvolvimento experimental, testes e homologação. ● Caracteriza-se pelo reconhecimento da Ciência e Tecnologia C&T) como parte fundamental do Poder Nacional e, portanto, objeto de vigorosas políticas e estratégias nos planejamentos da ação governamental dos estados modernos.
  15. 15. Tópicos ● Conceitos ● Estágios da evolução científica ● Impactos por áreas ● Conclusão
  16. 16. Exatas
  17. 17. Antes da evolução da informática
  18. 18. Ciências Exatas ● Isaac Newton, Karl Gauss e Srinivasa Ramanujam; ● Se notabilizaram pela sua prática de experimentação de casos especiais, procurando estabelecer proposições gerais a partir de exemplos.
  19. 19. Ciências Exatas O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital e nos quais estão os elementos de contagem que podem deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.
  20. 20. Ciências Exatas A régua de cálculo é um aparato de cálculo que se baseia na sobreposição de escalas logarítmicas. Os cálculos são realizados através de uma técnica mecânica analógica que permite a elaboração dos cálculos por meio de guias deslizantes graduadas.
  21. 21. Ciências Exatas Em 1623 Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens inicialmente desenvolvidas para relógios, ela foi também chamada de 'relógio calculador'.
  22. 22. Ciências Exatas
  23. 23. Ciências Exatas Teorema das 4 cores Dado um mapa plano, dividido em regiões, quatro cores são suficientes para colori-lo de forma a que regiões vizinhas não partilhem a mesma cor.
  24. 24. Ciências Exatas Teorema das 4 cores Até 1973: sem demonstração Após 1973: Com uso da informática é possível provar parcialmente com algoritmos de execução demorada.
  25. 25. Ciências Exatas O problema pode ser resolvido com uma implementação de uma árvore genérica que irá reproduzir o maior número de soluções possíveis. Porém, é necessário à implementação de uma heurística, que irá calcular o nó mais propenso para que a busca pelo caminho completo seja realizada.
  26. 26. Ciências Exatas
  27. 27. Ciências Exatas ● O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 e tinha como principal finalidade cálculos balísticos; ● Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; ● Seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje
  28. 28. Computação Forense ● Consiste, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital com validade probatória em juízo.
  29. 29. Modelagem 3D ● Em Ciência da computação, modelagem tridimensional é o processo de desenvolvimento de uma representação matemática de qualquer superfície tridimensional de um objeto (seja inanimado ou vivo), através de software especializado. O produto é chamado de modelo tridimensional.
  30. 30. Modelagem 3D ● Software desenvolvido na Universidade de Sheffield tem o potencial para permitir que engenheiros fazer as avaliações de segurança do 'mundo real' das estruturas e fundações. ● O software pode diretamente identificar mecanismos de colapso tridimensional e fornecer informações sobre margem de segurança.
  31. 31. Modelagem 3D ● Pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austrália, criaram uma simulação em 3 dimensões de um rinovírus (resfriado). ● Para se desenvolver remédios antivirais, é necessário entender como é a estrutura do vírus. Dessa forma, os cientistas usaram o computador mais rápido da Austrália, a IBM Blue Gene / Q, para a simulação 3D do safadeeenho.
  32. 32. Modelagem 3D ● Uma equipe de pesquisadores do do Instituto St. Vincent de Pesquisa Médica e da Universidade de Melbourne está usando agora informações sobre como a nova droga trabalha para criar uma simulação 3D do rinovírus completa.
  33. 33. Impressoras 3D ● Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. ● São mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva.
  34. 34. Astronomia ● A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. ● Culturas pré-históricas deixaram registrados vários artefatos astronômicos, como Stonehenge, os montes de Newgrange, os menires, etc.
  35. 35. Astronomia ● Telescópio espacial Hubble é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. ● Foi lançado em 24 de abril de 1990, a bordo do Este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
  36. 36. Astronomia ● Hubble tem ajudado a resolver alguns antigos problemas da astronomia, bem como revelado novos resultados que exigiram novas teorias para explicá-los. ● Entre suas principais conquistas está a medição das distâncias das cefeidas com precisão inédita
  37. 37. Astronomia ● Antes do lançamento do Hubble as estimativas tinham erros de até 50%, ● As medições do Hubble fornece um valor com uma margem de erro de aproximadamente 10%
  38. 38. Ciências Humanas ● Cibernética: Ciência da comunicação e do controle, dos seres vivos ou máquinas.
  39. 39. Ciências Humanas ● As principais consequências da cibernética na administração são duas: a automação e a informática. ● Automação: Ultra-mecanização, processamentos contínuos e controle automático nas indústrias, nos comércios e nos serviços bancários.
  40. 40. Ciências Humanas ● Informática: Tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associado ao uso de computadores.
  41. 41. Contabilidade ● A contabilidade trabalha, essencialmente, com informações, o seu objeto é o patrimônio de uma entidade. ● o objetivo da contabilidade e prover os seus diversos usuários de informações confiáveis para o processo decisório. ● seus usuários são: acionistas da empresa, entidades governamentais, administradores, empregados, fornecedores, agências de financiamento entre outros.
  42. 42. Contabilidade ● Os reflexos do desenvolvimento tecnológico na Contabilidade, podem ser verificados no aumento do grau de automação. ● Diversas tarefas que anteriormente eram realizadas por processos manuais já são desenvolvidas dentro de softwares específicos, diminuindo o fluxo de papéis e documentos na empresa.
  43. 43. Arquitetura ● Refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.
  44. 44. Arquitetura ● Antes da informática era tudo feito a mão;
  45. 45. Arquitetura ● Com a proliferação dos softwares CAD específicos para arquitetura e a tendência para os programas de desenho orientado a objetos, cresce a necessidade de adequação dos escritórios às novas ferramentas, cada vez mais específicas para o antigo profissional da prancheta.
  46. 46. Arquitetura
  47. 47. Engenharia A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades.
  48. 48. Impactos da informática na Engenharia ● Engenharia Auxiliada por Computador ou Computer Aided Engineering (CAE) é uma ferramenta de trabalho que utiliza o computador para dar suporte à engenharia. ● Auxilia no desenvolvimento de projetos, por meio de análises predefinidas ● Ferramenta poderosa para redução de custos de um projeto e minimizando o tempo de lançamento do produto final.
  49. 49. Impactos da informática na Engenharia
  50. 50. Computação científica ● Campo de estudo interessado na construção de modelos matemáticos e técnicas de soluções numéricas utilizando computadores para analisar e resolver problemas científicos e de engenharia. ● De forma prática, é a aplicação de simulação computacional outras formas de computação para problemas em diversas disciplinas científicas.
  51. 51. Computação científica ● Diferente da teoria e experimentação, formas tradicionais de ciência e engenharia. ● Cientistas e engenheiros desenvolvem programas de computador que modelam sistemas sendo estudados e os executam com diversos conjuntos de parâmetros de entrada. ● Tais modelos requerem uma grande quantidade de cálculo, e são geralmente executados em supercomputadores ou plataformas de computação distribuída.
  52. 52. Computação científica ● A computação científica é atualmente considerada como um terceiro modo da ciência, complementado a experimentação (observação) e a teoria.
  53. 53. Computação científica e Engenharia ● Ciência e engenharia computacional (CSE) é uma disciplina relativamente nova que lida com o desenvolvimento e aplicação de modelos computacionais e simulações, muitas vezes associada a computação de alto desempenho, para resolver problemas físicos complexos que surgem na análise de engenharia e design (engenharia computacional), bem como fenômenos naturais (ciência da computação).
  54. 54. Computação científica e Engenharia ● Em muitos campos, simulação de computador é parte integrante e essencial para os negócios e pesquisa. ● A simulação por computador oferece a capacidade de entrar em áreas que são inacessíveis à experimentação tradicional ou onde a realização de investigações empíricas tradicionais é proibitivamente caro.
  55. 55. Computação científica e Engenharia ● Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica: simulações de combustão, dinâmica estrutural, dinâmica de fluidos computacional, termodinâmica computacional, mecânica dos sólidos computacional, simulação de acidente de veículo, biomecânica, cálculo de trajetória de satélites ● Biologia e Medicina: simulações de dobramento de proteínas (e outras macromoléculas), bioinformática, genômica, modelagem computacional neurológica, modelagem de sistemas biológicos (por exemplo, a ecologia), TC 3D ultra-som
  56. 56. Computação científica e Engenharia ● Química: o cálculo das estruturas e propriedades de compostos químicos / moléculas e sólidos, química / quimioinformática computacional, simulações de mecânica molecular, métodos químicos computacionais em física do estado sólido ● Engenharia Civil: análise de elementos finitos, estruturas com cargas aleatórias, engenharia de construção
  57. 57. Computação científica e Engenharia ● Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Telecomunicações: VLSI, eletromagnetismo computacional, modelagem de semicondutores, simulação de microeletrônica, infra-estrutura de energia, simulação de RF, redes ● Engenharia Industrial: evento discreto e simulações de Monte-Carlo (para logística e sistemas de manufatura, por exemplo), redes de filas, otimização matemática ● Ciência dos Materiais: fabricação de vidro, polímeros e cristais
  58. 58. Computação científica e Engenharia ● Engenharia Nuclear: modelagem explosão nuclear, simulações de fusão ● Engenharia de Petróleo: modelagem de reservatório de petróleo, exploração de petróleo e gás ● Física: Física Computacional de partículas, cálculo automático da interação de partículas ou decadência, modelagem de plasma, simulações cosmológicas, Previsão numérica do tempo, pesquisa de clima, Geofísica Computacional (processamento sísmico)
  59. 59. Computação científica e Engenharia ● Battlefield simulações e jogos militares ● sistemas astrofísicos ● transporte ● Epidemiologia: Propagação da gripe
  60. 60. Computação científica e Engenharia ● Ciência e Engenharia de métodos e estruturas computacionais incluem: ● Computação de alto desempenho e técnicas para ganho de eficiência (através da mudança na arquitetura de computadores, algoritmos paralelos etc) ● Modelagem e simulação ● Algoritmos para resolver problemas discretas e contínuas ● Análise e visualização de dados ● Fundamentos matemáticos: álgebra linear numérica e aplicada, os problemas iniciais e limite de valor, análise de Fourier, otimização
  61. 61. Impacto da informática na Biologia ● Aplicação de técnicas da informática, no sentido de análise da informação na área de estudo da Ciências Biológicas.
  62. 62. Biologia computacional ● Biologia computacional envolve o desenvolvimento e aplicação de métodos de dados analíticos e teóricos, modelagem matemática e técnicas de simulação computacional para o estudo de sistemas biológicos, comportamentais e sociais. ● O campo é amplamente definido e inclui fundações em Ciência da Computação, Matemática Aplicada , estatística, bioquímica, química, biofísica, biologia molecular, genética, ecologia, evolução, anatomia, neurociência e visualização.
  63. 63. Biologia computacional ● Biomodelagem computacional é um campo preocupado com a construção de modelos computacionais de sistemas biológicos. ● Genômica computacional é um campo dentro de genômica que estuda os genomas de células e organismos. O Projeto Genoma Humano é um exemplo da genômica computacional. Este projeto quer a sequência de todo o genoma humano em um conjunto de dados. Uma vez totalmente implementado, isso poderia permitir aos médicos para analisar o genoma de um paciente individual.
  64. 64. Impacto da informática na Biologia ● Sequenciamento genético. Antigamente: Blocos de madeira e um ábaco.
  65. 65. Impacto da informática na Biologia ● Sequênciamento genético. Atualmente: Tem um formato de um pen drive.
  66. 66. Impacto da informática na Biologia ● O primeiro sequenciamento de DNA, feito pelo Projeto Genoma Humano, custou US$ 3 bilhões. Atualmente encontra-se entre US$ 5 mil e US$ 10 mil.
  67. 67. Inteligência artificial ● Ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor. ● Planejamento automatizado e escalonamento: a uma centena de milhões de quilômetros da Terra, o programa Remote Agent da NASA se tornou o primeiro programa de planejamento automatizado (autônomo) de bordo a controlar o escalonamento de operações de uma nave espacial.
  68. 68. Inteligência artificial ● Aplicações de Raciocínio baseado em casos: RBC tem sido utilizado em diversas aplicações como análise financeira, assessoramento de riscos, controle de processos, etc. ● Aplicações de Algoritmos genéticos: AG são aplicáveis em diversos problemas como escalonamento de horários, sistemas de potência e filogenética ● Jogos: o Deep Blue da IBM se tornou o primeiro programa de computador a derrotar o campeão mundial em uma partida de xadrez.
  69. 69. Inteligência artificial ● Controle autônomo: o sistema de visão de computador ALVINN foi treinado para dirigir um automóvel, manteve o controle da direção do veículo durante 98% do tempo. ● Diagnóstico: programas de diagnóstico medico baseados na analise probabilística foram capazes de executar tarefas no nível de um medico especialista em diversas áreas da medicina.
  70. 70. Inteligência artificial ● Planejamento logístico: durante a crise do Golfo Pérsico em 1991, as forças armadas dos Estados Unidos distribuíram uma ferramenta denominada Dynamic Analysis and Replanning Tool, ou DART, a fim de realizar o planejamento logístico automatizado e a programação de execução do transporte. ● Robótica: muitos cirurgiões agora utilizam robôs assistentes em microcirurgias.
  71. 71. Inteligência artificial ● Reconhecimento de linguagem e resolução de problemas: o PROVERB é um programa computador que resolve quebra-cabeças de palavras cruzadas melhor que a maioria dos seres humanos, restrições, um grande banco de dados. ● Sistemas especialistas vêm sendo usados a uma certa escala industrial. Os principais componentes de um Sistema especialista são uma base de conhecimento alimentada por um especialista, uma máquina de inferência e uma memória de trabalho.
  72. 72. Inteligência artificial ● Redes Neurais vêm sendo usadas em uma larga variedade de tarefas, de sistemas de detecção de intrusos a jogos de computadores. ● Sistemas de álgebra computacional, tais como Mathematica e Macsyma, são bons exemplos de aplicações de IA na solução de problemas algébricos ● Chatterbots (robôs de software para conversação), personagens virtuais que conversam em linguagem natural como se fossem humanos de verdade, são cada vez mais comuns na internet.
  73. 73. Formula 1 ● Salto evolutivo do esporte depende de computadores cada vez mais potentes e de ferramentas analíticas. ● O volante é essencialmente um computador, com controles eletrônicos que comandam centenas de elementos de desempenho do carro e um display que proporciona ao piloto leitura instantânea de sua situação, desde a velocidade na volta até a localização no mapa do circuito.
  74. 74. Formula 1 ● Os dados são transmitidos a um centro de computação na garagem da equipe na pista de acesso aos boxes, onde são analisados por mais de uma dezena de técnicos. ● As informações são enviadas simultaneamente pela Internet a um centro de dados maior, onde uma análise mais complexa é feita para ajudar o chefe de equipe para definir a estratégia diante de uma tela de computador no box e conversar por rádio com os pilotos.
  75. 75. Corrida Espacial ● Foi uma disputa ocorrida na segunda metade do século XX entre a URSS e os estados unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial. ● Envolveu esforços pioneiros no lançamento de satélites artificiais, vôo espacial humano em torno da terra e viagens tripuladas a lua.
  76. 76. Corrida Espacial ● A Corrida provocou avanços cientifícos e levou a tecnologias benéficas para a população. ● Algumas sondas famosas Sputnik 1 Apollo 8
  77. 77. Corrida espacial ● Os materiais e equipamentos utilizados pelos astronautas em suas missões espaciais precisavam, dentre outros requisitos, ser eficientes, confiáveis e compactos pois o espaço físico disponível para os trabalhos nas espaçonaves espaciais é bastante reduzido.
  78. 78. Corrida espacial ● Assim, os astronautas necessitavam de materiais e técnicas especiais de trabalho e sobrevivência. ● Produtos e tecnologias foram desenvolvidos pelas pesquisas espaciais encontrando aplicação nas áreas da saúde, segurança, comunicação e até as facilidades na nossa vida diária.
  79. 79. Corrida espacial ● Criação de equipamentos sem fio, a base de bateria. ● Satélites, obtemos uma melhor previsão meteorológica e podemos trafegar em qualquer ponto da superfície da terra utilizando a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global). ● Na área da medicina espacial foi desenvolvido o laser e houve melhoramento dos equipamentos cardíacos e cirúrgicos.
  80. 80. Benefícios da Corrida Espacial ● Óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta.
  81. 81. Benefícios da Corrida Espacial ● Laptop desenvolvido pela NASA para a Discovery.
  82. 82. Benefícios da Corrida Espacial Maiôs para natação GPS Relógio Digital
  83. 83. Benefícios da Corrida Espacial Marcapassos Termômetro Digital
  84. 84. Tecnologia espacial de observação da Terra ● ONU acredita que as tecnologias espaciais podem servir como ferramentas para favorecer a agenda de desenvolvimento, especialmente o cumprimento das Metas do Milênio. ● O objetivo é que os governos, Organizações Não- Governamentais (ONGs) e o setor privado se unam para implementar o plano de ação estabelecido na conferência internacional Unspace III, realizada em Viena em julho de 1999.
  85. 85. Tecnologia espacial de observação da Terra ● O plano Unspace III é um instrumento de valor inestimável para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio relativos a erradicação da pobreza, educação, saúde e proteção meio ambiental.
  86. 86. Bell Labs ● Bell Labs foi fechado depois da fusão com a Alcatel- Lucent e a decisão de mudar para áreas de aplicações mais rapidamente negociáveis como redes, comunicação sem fio, nanotecnologia e software. ● Foi na Bell Labs que desenvolveram o primeiro transistor em 1947 (sem se alucinadamente preocupar com o “negociável”).
  87. 87. Bell Labs ● O laboratório de Física Básica ainda nos deu: ○ o laser ○ Unix ○ linguagem C ○ teoria da informação ○ difração de elétrons ○ detecção da radiação cósmica de fundo ○ aprisionamento de átomos ○ primeira WLAN ● Suas pesquisas renderam 6 Prêmios Nobel. Dá para ver que sem o Bell Labs não estaríamos no estágio que estamos hoje.
  88. 88. Química computacional ● Química computacional é um ramo da química que usa os princípios da ciência da computação para auxiliar na resolução de problemas químicos. ● Utiliza os resultados da química teórica, incorporada em programas de computador eficientes, para calcular as estruturas e as propriedades das moléculas e sólidos. ● Seus resultados normalmente complementam as informações obtidas por meio de experimentos químicos, pode em alguns casos até então prever fenômenos químicos não observados.
  89. 89. Química computacional ● É amplamente utilizado na concepção de novas drogas e materiais.
  90. 90. Física computacional ● Física Computacional é o estudo e implementação de algoritmos numéricos para resolver problemas de física para o qual já existe uma teoria quantitativa. ● Historicamente, física computacional foi a primeira aplicação dos computadores modernos da ciência, e é agora um subconjunto da ciência computacional.
  91. 91. Estatística computacional ● Estatísticas Computacional, ou computação estatística, é a interface entre as estatísticas e ciência da computação. ● Está se desenvolvendo rapidamente, levando a chamadas que um conceito mais amplo de informática deve ser ensinada como parte da educação estatística geral.
  92. 92. Neurociência computacional ● Neurociência computacional é o estudo da função cerebral em termos das propriedades de processamento de informação das estruturas que compõem o sistema nervoso. ● É uma ciência interdisciplinar que une os diversos campos da neurociência, ciência cognitiva e psicologia com engenharia elétrica, ciência da computação, matemática e física.
  93. 93. Computação quântica ● Google e Nasa vão abrir laboratório de computação quântica ○ A computação quântica se destaca pela capacidade de processamento ○ poderia ser muito útil ao Google para melhorar seus sistemas de inteligência artificial, como a busca por voz e o reconhecimento de imagens, serviços que Mountain View já desenvolveu mas que consomem uma imensa capacidade computacional. ● O Google ainda tem a intenção de misturar a computação quântica com a tradicional. ● O Google afirma que o laboratório será aberto a pesquisadores de todo mundo.
  94. 94. Computação Quântica
  95. 95. Controle de Tráfego ● O principal método de controlar o ambiente de aeroporto imediato é a observação visual da torre de controlo do aeródromo (TWR). ● A TWR é uma estrutura de altura, janela localizada no recinto do aeroporto. Controladores do aeródromo ou Torre são responsáveis ​​pela separação e eficiente movimentação de aeronaves e veículos que operam nas taxiways e pistas do aeroporto em si, e os aviões no ar perto do aeroporto, geralmente de 5 a 10 milhas náuticas (de 9 a 18 km), dependendo os procedimentos de aeroporto.
  96. 96. Controle de Tráfego ● Controladores podem usar um sistema de radar chamado de Radar de Vigilância Secundário para o tráfego aéreo aproxima-se e partir. Estes monitores incluem um mapa da área, a posição de diversas aeronaves, e as marcas que incluem identificação da aeronave, velocidade, altitude e outras informações descritas nos procedimentos locais de dados.
  97. 97. Análise de Dados por empresas e governos ● Computação moderna acelera análise de dados por empresas e governos ● Há cinco anos, teria sido impensável para um órgão do governo dos Estados Unidos como a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) perscrutar de forma eficiente milhões de telefones, mensagens de texto e conversas on-line à procura de palavras-chave que pudessem indicar um iminente ataque terrorista. Hoje, um conjunto de novas tecnologias torna isso relativamente possível e gerenciável.
  98. 98. Análise de Dados por empresas e governos ● armazenagem de tipos muito variados de informações em um único banco de dados e podem rapidamente processá-las usando um equipamento de baixo custo. ● estrutura de software de código aberto chamada Hadoop — que foi desenvolvida pelo Yahoo Inc com contribuições de uma tecnologia desenvolvida pelo Google Inc. — permite que as consultas sejam divididas pelo programa. ● Tarefas analíticas diferentes são distribuídas entre muitos servidores de baixo custo, sendo que cada um deles resolve uma parte do quebra-cabeça antes de reagrupar as consultas quando o trabalho é concluído.
  99. 99. Tópicos ● Conceitos ● Estágios da evolução científica ● Impactos por áreas ● Conclusão
  100. 100. Dúvidas?
  101. 101. Referências ● A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE <http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/anais/4CCF/20101214140402.pdf>, acessado em: 09/08/2013 02:49 ● http://mundogeo.com/blog/2005/01/01/tecnologia-espacial-de- observacao-da-terra-pode-ajudar-o-desenvolvimento-afirma-onu/ ● http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/google-e-nasa-vao- abrir-laboratorio-de-computacao-quantica, 6c83a580ccfae310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
  102. 102. Obrigado!

×