Lidando com os conflitos

115 views

Published on

O ITG - Instituto Teológico Gamaliel, atualmente na condição de Maior Portal de Teologia do Brasil, atua na formação teológica de homens e mulheres, fornecendo-lhes cursos de teologia nos níveis. http://www.institutogamaliel.com

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Lidando com os conflitos

  1. 1. institutogamaliel.com http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/lidando-com-os-conflitos/teologia LIDANDO COM OS CONFLITOS (2 corintios 7;5) “porque, mesmo quando chegamos da macedônia, a nossa carne não teve repouso; antes em tudo fomos atribulados; por fora combates. Temores por dentro”. Dentre todos os fatores de sofrimento emocional do ser humano os conflitos são os mais importantes por sua característica de crise na consciência das pessoas, eles podem acontecer em diferentes níveis, formas e intensidades. Por causa da importância dos conflitos que vivenciamos precisamos saber algumas formas de vencê-los, mas antes precisamos saber algumas de suas origens, há pelos três que eu quero destacar. 1)A oposição entre o querer e o fazer. (romanos 7; 14-23) É a mais comum É própria da natureza humana É representada pela oposição entre o bem e o mal. Voce emocionalmente deseja, mas o seu entendimento diz não. 2)Oposição entre a tendencia humana (carne) e a tendencia espiritual (espirito) (Gálatas 5; 17). É a oposição entre o humano (carne) e o espiritual (espirito) O conflito estabelece a partir do momento que se deseja a atender a uma Das duas. 3)Conflito de origem espiritual (lucas 22; 3).
  2. 2. É diferente de batalha espiritual Depois que satanás sai entra o conflito o chamado remorso (mateus 27; 4). Não e possessão demoniaca Nos já aprendemos algumas origens de conflitos agora existem os níveis, a 3 níveis ou densidade, quanto mais densas, mais complicado ele se apresenta. 1) Conflito leve É cotidiano e não traz consequências São decisões comuns do tipo almoço em casa ou não, assistir a um filme de Drama ou comédia. 2) Conflito moderado Esta em um nivel maior do leve Envolve decisões mais sérias como escolhas do nível profissional Pode apresentar-se ansiosa ou insegura É preciso ter equilíbrio, não deve mobilizar tanto as nossas emoções. 3) Grande conflito Precisa ser encarado com o máximo de serenidade possível para não atropelar tudo. Que envolve uma descoberta de uma enfermidade incurável, uma cirurgia de alto risco uma separação familiar. Todos teremos este conflito. Mas com ajuda do senhor é possível lidar com os conflitos sejam eles em que nível for, “por que para deus não, há nada impossível” Há quatro maneiras de lidar com os conflitos, 1) Evitá-los A primeira regra é evitar os conflitos
  3. 3. Não é fugir deles, mas agir de maneira calculada e estratégica, até que chegue a hora de agir. Deus evitou que o povo que saiu do egito confrontasse com os filisteus. Se voce se sente desesperado evite o confronto. 2) Fugir deles É a segunda regra fugir não por um período como no anterior. Por reconhecer nossa vulnerabilidade diante da situação perigosa é fazer o que a Bíblia ensina (1 tessalonicenses 5.22) “abstende-vos de toda a Aparência do mal”, 1 Coríntios 6; 18 “fugi da prostituição”, Mateus 26;41 “vigiai e orai para que não entreis em tentação na verdade o espirito esta pronto . Mas; a carne é fraca”. Devemos fugir do que é mais forte do que nós José fugiu da mulher de potifar Não considere forte a tudo em alguns caso fugir é a melhor maneira de Obter vitoria 3) Adiar o conflito. Adiar é a terceira regra Não podemos solucionar um problema, mas em determinados casos é mais seguro adiá-los, para sermos triunfantes mais tarde. Veja o caso de Esaú-Jacó (Gênesis 31) 4) Confrontar É a quarta regra do conflito Você o evitou, fugiu e o adiou, mas o confronto é necessário. Existem quatro maneiras de fazer isso:
  4. 4. 1)Batalhar para vencer Se satanás se levanta vá pra cima dele (Tiago 4; 7) “resistir pois ao diabo, e ele fugirá de vós”, ( Efésios 6; 12) porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra principados e potestades, Jesus já garantiu a nossa vitória e a derrota de satanás. 2) Ceder para vencer A segunda maneira para se ir ao confronto é ceder Nem sempre devemos derrubar ou arrebentar o adversário, às vezes o Melhor é ceder (Gênesis 12; 21 Abrão e Ló) Ceder não significa ser derrotado. Muito difícil às vezes para algumas pessoas por causa do orgulho. 3) Deixar Deus agir A terceira é deixar Deus agir (Rom 12; 19) ”não vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira, porque está escrito; minha é a vingança; eu recompensarei, diz e Senhor”). Quando ele age deixamos de tomar decisões precipitadas e assistiremos a Vitória que o Senhor da ao seu povo, (i cronicas 20), Josafá). 4) Caminhar na direção de Deus A quarta é caminhar na direção de Deus (I Samuel 16;1) Seguir corretamente a instrução de Deus nos leva a vitória, n ão vá ao confronto sem que Deus o dirija, você vai ser derrotado.

×