Bioquimica - Aula 8

4,108 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,108
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3,900
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bioquimica - Aula 8

  1. 1. +Bioquímica - Universidade Católica de BrasíliaBeta-oxidação e biossíntese de ácidos graxos Prof. Dr. Gabriel da Rocha Fernandes Universidade Católica de Brasília gabrielf@ucb.br - fernandes.gabriel@gmail.com
  2. 2. + 2 O que devo saber ao fim desta aula? n Impotância do catabolismo de lipídeos. n Importância da mobilização. n Processo da oxidação. n Pocesso de biossíntese n Regulação entre catabolismo e biossíntese.
  3. 3. + 3 Introdução n Oxidação de ácidos graxos a acetil-CoA é principal fonte de energia em muitos organismos e tecidos (coração, figado, músculo esquelético em repouso...) n Os elétrons removidos vão para a cadeia respiratória. n Fontes de ácidos graxos: alimentação, lipideos armazenados em células, e sintese em um órgão e exportação a outro. n Vertebradosobtem gorduras na dieta, mobilizam gorduras dos adipócitos, no fígado convertem o excesso de carboidratos a gordura.
  4. 4. + 4 Um longo caminho...
  5. 5. + 5 Quilomicron
  6. 6. + 6 Hormônios e mobilização n Umagotícula de lipideo contém um núcleo de ésteres de esteróis e trigliceróis que é envolto por uma camada de fosfolipídeos. n Na superfície temos perilipinas - família de proteínas que impedem a mobilização dos lipídeos fora de hora. n Hormôniosque sinalizam a necessidade energética levam à mobilização dos trigliceróis. n Adrenalinae glucagon ativam a adenilil-ciclase da membrana dos lipócitos, que produz o AMP cíclico. n A proteina-cinase dependente de AMP (PKA) fosforila as perilipinas e uma lipase sensível a hormônio, que começa a hidrolizar os trigliceróis em ácidos graxos e glicerol.
  7. 7. + 7 Mobilização
  8. 8. + 8 Transporte e ativação dentro da mitocôndria n As enzimas que fazem a oxidação dos ácidos graxos estão dentro da mitocôndria. n Ácidos graxos com cadeias de 12 carbonos, ou menos, não precisam de transportadores para entrar na mitocôndria. n Ligaçãoa Acetil-CoA, forma um intermediário que se liga a carnitina para ser transportado para a matriz mitocondrial.
  9. 9. + 9 A oxidação n Ocorre em três etapas. n Beta-oxidação é a primeira etapa. n Remoçãooxidativa de sucessivas unidades de 2 carbonos e formando Acetil-CoA. n Cadaremoção libera dois pares de elétrons e 4H+. n OAcetil-CoA vai para o ciclo do ácido cítrico.
  10. 10. + 10 4 passos...
  11. 11. + 11 Regulação n Regulada de forma que ocorra apenas quando houver necessidade de energia. n Um acil gaxo-CoA no hepatócito tem 2 caminhos: n beta-oxidação na mitocôndria. n conversão em trigliceróis e fosfolipídeos no citoplasma. n Quandosintetisamos ácidos graxos, geramos o malonil-CoA, que inibe a carnitina-aciltransferase I. n Concentração de NADH alta inibe. n AMP ativa a oxidação. n Fatores de transcrição de genes.
  12. 12. + 12 Regulação
  13. 13. + 13 Biossíntese n Biossíntese e oxidação de ácidos graxos ocorrem por vias diferentes. n Compartimentos distintos da célula. n Requer um intermediário de três carbonos: Malonil-CoA n Conversão de acetil-CoA a malonil- CoA necessita de biotina e bicarbonato.
  14. 14. + 14 Biossíntese n Sequência de reações repetitivas. n Catalisadas pelo complexo ácido graxo sintase. n Primeiramente, ogrupo acetil da acetil-CoA é transferido para ACP. Depois é transferido para o grupo -SH da Cys de KS. n O grupo malonila da malonil-CoA também é transferido para ACP.
  15. 15. + 15 Reações
  16. 16. + 16 Regulação
  17. 17. +Bioquímica - Universidade Católica de Brasília Integração do metabolismo Prof. Dr. Gabriel da Rocha Fernandes Universidade Católica de Brasília gabrielf@ucb.br - fernandes.gabriel@gmail.com
  18. 18. + 18 Hormônios n Processos celulares são regulados por hormônios. n Mensageiro químico que informa a outras celulas e tecidos as mudanças nas condições do sistema. n Transportados pela corrente sanguinea. n Hormôniospeptídicos e aminas atuam em receptores específicos nas membranas das células alvo, alterando um segundo mensageiro intracelular. n Hormôniosesteróides entram na céula-alvo e alteram a expressão gênica.
  19. 19. + 19 Mecanismos
  20. 20. + 20 Divisão do trabalho
  21. 21. + 21 Os órgãos n Figado: processamento e distribuição de nutrientes n Açucares n Aminoácidos n Lipídeos n Tecido adiposo armazena e disponibiliza ácidos graxos. n Músculos: conversão de ATP em movimento. n Encéfalo: transmissão do impulso elétrico. n Sangue: transporte de oxigênio, metabólitos e hormônios.
  22. 22. + 22 Regulação hormonal

×