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Apresentação Métricas

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Como as métricas e dados nos ajudam a tomar decisões e montar nossa estratégia

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Apresentação Métricas

  1. 1. MÉTRICAS GABRIEL ISHIDA
  2. 2. GABRIEL ISHIDA GERENTE DE ANALYTICS E CUSTOMER EXPERIENCE CO-FUNDADOR DO ATLAS MEDIA LAB www.gabrielishida.com.br +10 ANOS DE EXPERIÊNCIA CONSULTORIAS, ANUNCIANTES E PUBLISHERS Jovem Pan, LATAM Airlines, Smart Fit, Absolut, Chivas Regal, Ballantines, Coca-Cola, Itaú, Visa, Mizuno… Mackenzie, FAAP, Cásper Líbero, PUC-RS, ESPM, Senac…
  3. 3. GERAMOS DADOS EM TODOS OS PONTOS DE CONTATO DIGITAIS SITES, REDES SOCIAIS, TV, PODCASTS, MÚSICAS…
  4. 4. CLIENTES DEIXAM RASTROS DE DADOS OU ENTREGAM DADOS DE FORMA ESPONTÂNEA
  5. 5. E ESSES DADOS NOS PROVÉM AS MÉTRICAS!
  6. 6. O que não se pode medir, não se pode gerenciar PETER DRUCKER
  7. 7. AS MÉTRICAS APONTAM A RELAÇÃO DO CONSUMIDOR COM SUA MARCA NOS DIFERENTES PONTOS DE CONTATO EM SUA JORNADA DECISÃO CONSIDERAÇÃO CONHECIMENTO PREFERÊNCIA
  8. 8. VISUALIZAÇÕES DECISÃO CONSIDERAÇÃO CONHECIMENTO PREFERÊNCIA DURAÇÃO DA SESSÃO CONVERSÕES TAXA DE RETORNO
  9. 9. TODO NEGÓCIO POSSUI OBJETIVOS E CADA OBJETIVO POSSUI MÉTRICAS ESPECÍFICAS
  10. 10. MÉTRICAS QUE MOSTRAM QUE ESTAMOS ATINGINDO NOSSOS OBJETIVOS SÃO OS KPIS KEY PERFORMANCE INDICATORS
  11. 11. Fonte: Think with Google
  12. 12. Fonte: Think with Google
  13. 13. COMO ESCOLHER KPIS? ENTENDENDO O QUE SIGNIFICA E O QUE TRAZ DE INSIGHTS CADA MÉTRICA
  14. 14. VÁRIOS CANAIS DISPONÍVEIS, CADA UM POSSUI MÉTRICAS EM COMUM OU ESPECÍFICAS • SITES, BLOGS E PORTAIS • REDES SOCIAIS • VÍDEOS, STREAMING E PODCASTS • MOBILE (APLICATIVOS) • …
  15. 15. MÉTRICAS PRINCIPAIS CONHECIMENTO CONSIDERAÇÃO DECISÃO PREFERÊNCIA SITES, BLOGS E PORTAIS USUÁRIOS DURAÇÃO DA SESSÃO CONVERSÕES FREQUÊNCIA DE COMPRA REDES SOCIAIS ALCANCE TAXA DE ENGAJAMENTO CLIQUES REVIEWS POSITIVOS VÍDEOS, STREAMING E PODCASTS VISUALIZAÇÕES OU PLAYS INSCRIÇÃO RETENÇÃO TAXA DE RETORNO MOBILE (APP) INSTALAÇÕES DURAÇÃO DA NAVEGAÇÃO ENGAJAMENTO CHURN
  16. 16. ESCOLHER SABIAMENTE AS MÉTRICAS NOS MOSTRAM OS RESULTADOS PARA DIFERENTES OBJETIVOS, PERÍODOS E NECESSIDADES
  17. 17. https://www.concrete.com.br/2016/03/20/funil-no-google-analytics/ PARA ANALISAR O CAMINHO QUE OS USUÁRIOS FAZEM PARA REALIZAR UMA CONVERSÃO NO SEU SITE FUNIL DE CONVERSÃO
  18. 18. USUÁRIOS ALCANÇADOS 3.500 ENGAJAMENTO 36 CURTIDAS 4 COMENTÁRIOS 2 COMPARTILHAMENTOS TAXA DE ENGAJAMENTO 1,20% CLIQUES 78 ANÁLISE DE POSTS EM REDES SOCIAIS NOS AJUDA A ENTENDER OS RESULTADOS PARA MEU NEGÓCIO
  19. 19. HÁ DIVERSAS FERRAMENTAS GRATUITAS E PAGAS QUE OFERECEM AS MÉTRICAS QUE PRECISAMOS PARA ANALISAR NOSSOS RESULTADOS
  20. 20. INSTAGRAM BUSINESS
  21. 21. STORIES
  22. 22. YOUTUBE ANALYTICS
  23. 23. LEMBRE-SE: ENTENDER AS MÉTRICAS É COMPREENDER SEUS MÉTODOS DE CÁLCULO E CARACTERÍSTICAS ASSIM VOCÊ GERA OS INSIGHTS E FAZ ANÁLISES MAIS RICAS
  24. 24. COMPARAÇÃO DOS DADOS DE VÍDEO YOUTUBE FACEBOOK VISUALIZAÇÃO 30 segundos (Não confirmado) 3 segundos ALCANCE MENOR MAIOR RETENÇÃO MAIOR MENOR BUSCA FACILITADA NÃO PRIORIDADE
  25. 25. Visualizações iniciais Visualizações (50%) Visualizações (95%) 136 26 18 43 31 15 RETENÇÃO: O ENGAJAMENTO NOS VÍDEOS FACEBOOK VS YOUTUBE
  26. 26. Uma métrica importante para compra de anúncios em sites e portais é o VIEWABILITY (taxa de impressões visíveis) Pelo menos 50% da peça deve estar visível por no mínimo um segundo, no caso de display, ou dois segundos se for um vídeo. Site Viewability: 70% Viewability 80% Viewability 50% Viewability: 30%
  27. 27. EXEMPLO PRÁTICO: ESSA PEÇA DO INVENTÁRIO DO UOL POSSUI 70% DE VIEWABILITY ENTÃO 70% DAS IMPRESSÕES DESSE ANÚNCIO SÃO VISÍVEIS
  28. 28. Para comprar anúncios, há a famosa sopa de letrinhas Cada métrica dessas é importante para negociar a compra de anúncios e entender se você está gastando mais ou menos do que planejava para a campanha CTR Taxa de cliques CPM Custo por mil impressões CPC Custo por clique CPV Custo por visualização CPE Custo por engajamento
  29. 29. Frequência média: 76.600 / 55.356 = 1,38 76.600 Impressões CTR: 263 / 76.600 = 0,34% R$ 100 Investidos 263 Cliques CPM: (100 / 76.600) * 1000 = R$ 1,30 CPC: 100 / 263 = R$ 0,38 CPE: 100 / 412 = R$ 0,24
  30. 30. RECAP
  31. 31. ENTENDA EM QUAL PONTO VOCÊ PRECISA TRABALHAR DENTRO DA JORNADA DO CONSUMIDOR ESCOLHA DUAS OU TRÊS MÉTRICAS PARA SEREM SEUS KPIS ENTENDA COMO A MÉTRICA É CALCULADA E O QUE ELA ENTREGA DE INFORMAÇÃO APRENDA A MEXER NAS FERRAMENTAS!
  32. 32. GOOGLE ATELIÊ DIGITAL GOOGLE SKILL SHOP FACEBOOK BLUEPRINT MEUS CURSOS WWW.ATLASMEDIALAB.COM.BR MEU BLOG WWW.MIDIALIZADO.COM.BR MINHA NEWSLETTER GABRIELISHIDA.SUBSTACK.COM
  33. 33. OBRIGADO CONTATO@GABRIELISHIDA.COM.BR

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