Manteiga x margarina

2,222 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,222
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
75
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Manteiga x margarina

  1. 1. Manteiga = Margarina?
  2. 2. Manteiga X Margarina Manteiga e margarina  Ambas possuem o mesmo número de calorias.Manteiga  Feita a partir do leite, obtida por meio dobatimento do creme de leite (nata)  gorduras animais – tem emsua composição uma quantidade de ácidos graxos do tiposaturado e colesterol. Em excesso, estes são maléficos para a saúde, pois elevamos níveis de colesterol, favorecer o entupimento de artérias(aterosclerose) quando acumulados nestas, prejudicando todo ofluxo sanguíneo, podendo provocar ataques cardíacos.
  3. 3. • Margarina  Feita com óleos vegetais e, portanto, contém menos gordura saturada e não possui em sua composição o colesterol.• No entanto, a margarina contém altos níveis de gorduras trans (adquiridos do processo de hidrogenação para se tornar semi-sólida).• Ao ser ingeridos e absorvidos se acumulam nas artérias prejudicando da mesma forma o fluxo sanguíneo.
  4. 4. Manteiga ou Margarina? O que é melhor?
  5. 5. Óleos• Os óleos vegetais são extraídos de sementes, como a soja, girassol, milho, entre outros, e precisam ser escolhidos dependendo da composição de ácidos graxos.• Um exemplo, o óleo de canola possui maior quantidade de monoinsaturados e menor de saturados, enquanto o óleo de soja, o mais consumido pelos brasileiros devido ao menor preço, é o que possui menos monoinsaturados e um pouquinho mais de saturados. Para consumo in natura, o azeite de oliva é sempre indicado por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados.
  6. 6. Legislação• Diversas nações alteraram sua legislação para incluir informações sobre a presença desses compostos nos rótulos de alimentos comercializados.• No Brasil, a partir de 2003, é OBRIGATÓRIA a informação da quantidade de gordura trans (em mg) por porção do alimento comercializado (ANVISA, 2003).
  7. 7. Selo Para contribuir com uma melhor qualidade de vida para apopulação, a Sociedade Brasileira de Cardiologia  Selo de Aprovação SBC.Ele é garantia de que você está comprando produtos diferenciados desdesua concepção e que o auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares(colesterol, hipertensão ou pressão alta, infarto, etc). Desde 1991, o Selo de Aprovação SBC é a “marca da saúde“ emdiversos produtos em todo o país. Um produto “aprovado” seguerigorosamente os critérios estabelecidos pelo Comitê do Selo de AprovaçãoSBC, os quais são baseados em padrões nacionais e internacionais dealimentos considerados saudáveis ao coração como: - AHA – AmericanHeart Association,- Heart and Stroke Foundation of Canada,- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)-Sociedade Brasileira de Cardiologia.

×