Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Aula 1: Conceito e Objetivos

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Upcoming SlideShare
Aula 3: Aplicação
Aula 3: Aplicação
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 22 Ad

More Related Content

Slideshows for you (20)

Similar to Aula 1: Conceito e Objetivos (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Aula 1: Conceito e Objetivos

  1. 1. ANAMNESE A importância da coleta de dados para realização de um trabalho assertivo com a criança com Dificuldades de Aprendizagem
  2. 2. Aula1 Anamnese: conceito e objetivos.
  3. 3. ANAMNESE  Conceito: A palavra anamnese tem origem grega e significa: ana = trazer novamente mnesis = memória
  4. 4. ANAMNESE → Nada mais é do que uma entrevista que o profissional da área da saúde ou educação vai realizar com o responsável pelo aluno, em seu primeiro encontro, tentando relembrar fatos já ocorridos. À partir da queixa apresentada, as perguntas se aprofundarão em áreas específicas. específicas
  5. 5. ANAMNESE  Objetivos: Saber qual é a queixa do pacientes para melhor Levantar a hipótese diagnóstica direcionar o tratamento; (HD); Obter informações desde o Providenciar os período intrauterino para encaminhamentos pesquisar possíveis necessários para avaliações causas da patologia atual; de outros especialistas.
  6. 6. ANAMNESE  A pessoa que passará as informações é denominada informante.  Quem pode ser o informante? a mãe, o pai ou ambos; avós, irmãos, tios ou parentes próximos; responsáveis legais pela criança.
  7. 7. ANAMNESE  Muitas vezes, o pai tem algumas dificuldades para se recordar de dados relacionados à gestação, parto e primeira infância. O mesmo ocorre com mães de vários filhos.  Sempre que possível é interessante que pai e mãe estejam presentes neste primeiro contato, pois a dinâmica familiar começará a daimieldirecto.blogspot.com ser avaliada desde esse momento e em vários casos pode ser a causa desencadeadora da queixa.
  8. 8. ANAMNESE É extremamente importante que as informações sejam precisas e fidedignas para que o trabalho do terapeuta seja melhor realizado. Quando a entrevista é bem conduzida, há 85% de chances de se levantar uma hipótese diagnóstica desde o primeiro encontro. htttp://www.situado.net
  9. 9. ANAMNESE  Diante da dificuldade para relembrar informações ou desencontros entre as respostas dos pais, sugira que façam uma comparação com os outros filhos. Ex: Ele nasceu maior ou menor que o ......? http://www.smartkids.com.br
  10. 10. ANAMNESE Processo de INTERVENÇÃO ANAMNESE AVALIAÇÃO A anamnese, juntamente com a avaliação do paciente permitirá que o profissional trace o plano de intervenção adequado.
  11. 11. ANAMNESE O aplicador poderá seguir um protocolo para “não se perder” nas perguntas que deve fazer na anamnese, o que é muito comum no período de estágio e no início do exercício profissional.
  12. 12. ANAMNESE Não se preocupe !!! Com o passar do tempo e com a experiência adquirida, não haverá nenhuma necessidade de apoio visual. Os questionamentos serão automáticos e poderão ser anotados numa simples folha de papel em branco. http://www.outralogica.com.br
  13. 13. ANAMNESE É provável que nas primeiras vezes que você realizar a anamnese perceba ao final da entrevista que faltaram alguns dados. Não se desepere. http://danyyeviana.blogspot.com Pergunte de forma natural ao responsável no próximo encontro (afinal, os questionamentos ocorrerão de ambas as partes durante todo o processo terapeutico).
  14. 14. ANAMNESE A duração desta primeira sessão é de aproximadamente uma hora, variando entre os profissionais e dependendo do motivo da consulta.
  15. 15. ANAMNESE Cada profissional tem uma forma de trabalhar: Primeiro encontro Anamnese com o responsável Anamnese com o responsável e Avaliação da criança Anamnese com o responsável, Avaliação da Criança e Solicitação de exames complementares
  16. 16. ANAMNESE ATENÇÃO!!!! Não é qualquer pessoa que está preparada para aplicar uma anamnese. Muitos são os cuidados que devem ser tomados para que você conquiste a confiança, demonstre ética e capacidade de ajudar aquela família e volte a ver o paciente novamente.
  17. 17. ANAMNESE Para tanto, vamos discutir cada uma das seguintes questões: - Qual o local mais apropriado? - Como devo me portar? - Que roupa devo usar? - Quantas perguntas fazer? - E se o paciente perceber meu nervosismo? - Como não demonstrar angústia, tristeza ou indignação diante de um fato contado pelo informante? - Como dizer ao informante que o tempo acabou? - Como abordar o preço da sessão/consulta?
  18. 18. ANAMNESE  Qual o local mais apropriado? Inicialmente devemos lembrar que a identidade e intimidade do paciente deverá estar sempre preservada e para garantir isso o local precisa estar livre de qualquer interferência externa. O tamanho da sala vai depender das necessidades e da especialidade do profissional. - O ambiente deve ser limpo em primeiro lugar. - Os objetos e papéis devem demonstrar organização (se você não arrumar nem as suas coisas como vai “arrumar” a vida do paciente?).
  19. 19. ANAMNESE - O local precisa ser agradável e acolhedor, para que tanto o informante quanto o paciente sintam-se confortáveis para “abrirem” suas histórias e se deixarem ser tratados. - O atendimento não pode ser interrompido por ninguém. Isso pode acontecer justamente num momento em que o vínculo estava sendo formado entre as partes e quando alguém quebra aquele momento, ele pode nunca mais voltar. - Nos casos em que o paciente será uma criança, ela nunca deve estar presente para escutar os relatos dos informantes, que muito terão a dizer a seu respeito. - Atender o telefone durante a anamnese é no mínimo uma enorme falta de respeito. Pode parecer que você tem coisas mais importante naquele momento do que ficar escutando a história que está sendo relatada e que muitas vezes é de muito sofrimento para aquela família.
  20. 20. ANAMNESE - Desligue o celular sempre e lembre o informante que é importante que faça o mesmo. - O silêncio dentro da sala é importante, mas demonstrar a postura que existe fora dela também. Os demais profissionais devem ser educados e discretos, assim como a secretaria que não deve conversar assuntos pessoais enquanto os pais aguardam na sala de espera. - Sua relação com o paciente e sua família é estritamente profissional. Convites para festinhas de aniversário, vendas de “bugigangas” e questões que envolvam intimidades estão proibidos. Caso ocorra a primeira situação, agradeça e dê uma desculpa qualquer.
  21. 21. ANAMNESE - Presentes para pacientes somente em datas como Páscoa ou dia da criança lembrando que deve ser apenas uma lembrancinha com valor simbólico e dê preferência aproveitando o conteúdo que está sendo trabalhado em terapia. - Caso a sala seja separada por divisórias e não alvenaria, estas deverão garantir o isolamento acústico para que tanto vocês não ouçam o que está acontecendo do lado de fora como para que e principalmente não ocorra o contrário.
  22. 22. ANAMNESE Atividade – Aula 1 Responda as questões disponíveis no site.

×