Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
TERCEIRO ANO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO - POSITIVISMO
EVANDRO CALISTO - 2014
http://genesisociofilosofia.blogspot....
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio
Introdução às Teorias Sociológicas
Para início de conversa, vamos descobrir o que signi...
Imagem:Jean-PierreHouël/domíniopúblico
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio
Introdução às Teorias Sociológicas
Vamos ver em ...
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio
Introdução às Teorias Sociológicas
Com as revoluções, vieram uma gama de pensamentos
li...
AUGUSTE COMTE, A SOCIOLOGIA E
O POSITIVISMO
Ao contrário do que muitos
pensam, não é de Comte o
termo Positivismo. O mesmo foi
empregue primeiramente por
francês Clau...
O Positivismo pregava a cientifização do pensamento e
do estudo humano, visando a obtenção de resultados
claros, objetivos...
Os positivistas creem que o
conhecimento se explica por
si mesmo, necessitando
apenas seu estudioso
recuperá-lo e colocá-l...
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos
Três Estados. Observando a evolução das concepções int...
NO PRIMEIRO, OS FATOS OBSERVADOS SÃO EXPLICADOS PELO SOBRENATURAL,
OU SEJA, AS IDÉIAS BASEADAS NO SOBRENATURAL SÃO USADAS ...
NO SEGUNDO, JÁ SE ENCONTRAM AS IDÉIAS NATURAIS, MAS AINDA HÁ A PRESENÇA DO
SOBRENATURAL NAS CIÊNCIAS. A INDÚSTRIA JÁ SE EX...
NO TERCEIRO, OCORRE O APOGEU DO QUE OS DOIS ANTERIORES PREPARARAM
PROGRESSIVAMENTE. NESTE, OS FATOS SÃO EXPLICADOS SEGUNDO...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Comte

489 views

Published on

Sociologia

Published in: Education
  • Be the first to comment

Comte

  1. 1. TERCEIRO ANO CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA INTRODUÇÃO - POSITIVISMO EVANDRO CALISTO - 2014 http://genesisociofilosofia.blogspot.com.br/
  2. 2. SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Introdução às Teorias Sociológicas Para início de conversa, vamos descobrir o que significa uma “teoria”... Quando se fala de teoria nas Ciências Sociais, podemos dizer que são proposições sobre algum aspecto da vida social, usando para isso um determinado método; elas nos dizem como e por que determinados fatos se relacionam. Em uma definição mais ampla, uma proposição pode ser considerada uma teoria, desde que ela responda como e por que certos fatos se relacionam.
  3. 3. Imagem:Jean-PierreHouël/domíniopúblico SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Introdução às Teorias Sociológicas Vamos ver em que contexto se deu o surgimento das principais correntes teóricas da Sociologia. Pode-se dizer que o surgimento das Ciências Sociais ocorreu durante a Revolução Francesa e a Industrial, época em que se passou a estudar as novas relações sociais em meio à ascensão da burguesia. Após a Queda da Bastilha, o mundo nunca mais seria o mesmo. A burguesia ascendia e, com ela, uma nova realidade social.
  4. 4. SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Introdução às Teorias Sociológicas Com as revoluções, vieram uma gama de pensamentos liberais e sociais, que levaram ao surgimento da Sociologia como disciplina. Vejamos...  A Visão Científica encorajou conclusões apropriadas acerca do funcionamento da sociedade, que devem se basear em evidências sólidas e não apenas em especulações;  Ideais democráticos de igualdade, liberdade e fraternidade. Com eles, as pessoas passaram a crer que a intervenção humana pode solucionar problemas sociais;  A Revolução Industrial gerou novos problemas sociais bastante sérios, que atraíram a atenção dos pensadores sociais.
  5. 5. AUGUSTE COMTE, A SOCIOLOGIA E O POSITIVISMO
  6. 6. Ao contrário do que muitos pensam, não é de Comte o termo Positivismo. O mesmo foi empregue primeiramente por francês Claude Saint-Simon (filósofo), para designar o método exato das ciências. Mais tarde, o politécnico Auguste Comte (1798-1857), utilizou a expressão para designar a sua filosofia, que teve grande expressão no mundo ocidental durante a segunda metade do século 19 (estendendo-se no Brasil à primeira metade do século 20). COMTE SAINT-SIMON
  7. 7. O Positivismo pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra: esta, em vez de mostrar as opiniões e julgamentos de seu criador, retrataria de forma neutra e clara uma dada realidade a partir de seus fatos, mas sem os analisar.
  8. 8. Os positivistas creem que o conhecimento se explica por si mesmo, necessitando apenas seu estudioso recuperá-lo e colocá-lo à mostra.
  9. 9. A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três Estados. Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte percebeu que esta evolução passa por três estados teóricos diferentes: o estado 'teológico' ou 'fictício', o estado 'metafísico' ou 'abstrato' e o estado 'científico' ou 'positivo', em que:
  10. 10. NO PRIMEIRO, OS FATOS OBSERVADOS SÃO EXPLICADOS PELO SOBRENATURAL, OU SEJA, AS IDÉIAS BASEADAS NO SOBRENATURAL SÃO USADAS COMO CIÊNCIA. AINDA NESTA FASE, A SOCIEDADE SE ENCONTRA EM UMA ESTRUTURA MILITAR FUNDAMENTADA NA PROPRIEDADE E NA EXPLORAÇÃO DO SOLO.
  11. 11. NO SEGUNDO, JÁ SE ENCONTRAM AS IDÉIAS NATURAIS, MAS AINDA HÁ A PRESENÇA DO SOBRENATURAL NAS CIÊNCIAS. A INDÚSTRIA JÁ SE EXPANDIU MAS NÃO TOTALMENTE, A SOCIEDADE JÁ NÃO É FRANCAMENTE MILITAR. PODE-SE DIZER QUE ESTE ESTADO SERVE APENAS DE INTERMEDIÁRIO ENTRE O PRIMEIRO E O TERCEIRO.
  12. 12. NO TERCEIRO, OCORRE O APOGEU DO QUE OS DOIS ANTERIORES PREPARARAM PROGRESSIVAMENTE. NESTE, OS FATOS SÃO EXPLICADOS SEGUNDO LEIS GERAIS DE ORDEM INTEIRAMENTE POSITIVA. A INDÚSTRIA TORNA-SE PREPODERANTE, TENDO COMO ATIVIDADE ÚNICA E PERMANENTE A PRODUÇÃO.

×