Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha

628 views

Published on

Auditório de Associação Comercial de Varginha (ACIV), 9 de agosto de 2013.

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha

  1. 1. 1 PROGRAMAÇÃO – 09 de agosto de 2013 77hh ààss 88hh – Recepção, Café Mineiro, entrega do material técnico e didático aos membros efetivos da Conferência. TTEEMMAA GGEERRAALL: ““UUMMAA PPOOLLÍÍTTIICCAA DDEE EESSTTAADDOO PPAARRAA AA CCUULLTTUURRAA:: DDEESSAAFFIIOOSS DDOO SSIISSTTEEMMAA MMUUNNIICCIIPPAALL DDEE CCUULLTTUURRAA””. 88hh ààss 88hh1155 – Abertura Oficial da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha. Homologação do Regimento Interno pelo Plenário da Conferência. 88hh1155 ààss 99hh1155 – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA. CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS. CULTURA E DESENVOLVIMENTO. EExxppoossiittoorr: Cientista Social Professor FFrraanncciissccoo GGrraaççaa ddee MMoouurraa, Especialista em Políticas Públicas Inclusivas; autor de 16 livros, entre os quais “Abordagem Transcultural em Antropologia” e “Participación Popular en la Construcción de la Ciudad Inteligente, Justa y Sustentáble” e “Ideologia no Planejamento Urbano e Social”; Especialista em Planejamento Social Participativo; Diretor Superintendente da Fundação Cultural do Município de Varginha. 99hh2200 ààss 1100hh – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL. EExxppoossiittoorraa:: AAnnaa LLuuiizzaa PPeerreeiirraa RRoommaanniieelloo, Mestre em Letras (Linguagem, Cultura e Discurso), Graduada em Comunicação Social (Habilitada em Publicidade e Propaganda), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Marketing, Expert em Design Gráfico / Artes Visuais, Produtora Cultural. 1100hh ààss 1111hh – PRESERVAÇÃO, VELAMENTO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E CULTURAL TOMBADO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA (Com enfoque especial no Theatro Capitólio, no Museu Municipal, na Estação Ferroviária e na Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo)).
  2. 2. 2 EExxppoossiittoorreess:: Arquiteto ÁÁllvvaarroo JJaattoobbáá, Arquiteto Titular do Núcleo de Arquitetura da Fundação Cultural de Varginha e Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC; GGiioovvaannaa AAzzzzaallii TToolleeddoo MMeelloo, Presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC; DDiirrcceennééiiaa MMoonntteerraannii, líder do Grupo do Curso de Arquitetura do UNIS participante do projeto de restauração plena do Theatro Capitólio e AAnnnnyy MMaarryy AAllbbiinnaattii RRaammooss, Diretora do Museu Municipal de Varginha. 1111hh – Lançamento Oficial do JJOORRNNAALL DDAA CCUULLTTUURRAA (Varginha Cultural), mensário de divulgação e difusão cultural do Sistema de Comunicação Social da Fundação Cultural do Município de Varginha. 1111hh3300 ààss 1133hh3300 – Intervalo para o almoço. 1133hh3300 ààss 1166hh3300 – Os membros efetivos da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha receberão o documento denominado ““AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO IINNSSTTIITTUUCCIIOONNAALL,, SSIISSTTÊÊMMIICCAA EE OOPPEERRAACCIIOONNAALL DDAA PPOOLLÍÍTTIICCAA PPÚÚBBLLIICCAA DDEE CCUULLTTUURRAA DDOO MMUUNNIICCÍÍPPIIOO DDEE VVAARRGGIINNHHAA””, abordando as diretrizes gerais, os princípios básicos, o foco e os projetos estruturantes do PPLLAANNOO DDEE DDEESSEENNVVOOLLVVIIMMEENNTTOO CCUULLTTUURRAALL SSUUSSTTEENNTTÁÁVVEELL DDOO MMUUNNIICCÍÍPPIIOO DDEE VVAARRGGIINNHHAA (em plena execução), instrumento e mecanismos de polarização e irradiação da Política Pública Municipal de Cultura. No documento acima citado, de forma didática e objetiva, existem espaços reservados após o texto de cada capítulo, projeto e ou ação cultural para a avaliação, sugestões e propostas dos participantes da Conferência, tendo em vista coletar, analisar e sistematizar todas as sugestões e propostas no sentido de inseri-las no conteúdo do Plano e da própria Política Pública Municipal de Cultura, de maneira democrática e participativa. 1166hh3300 – Encerramento da Conferência.
  3. 3. 3 SÚMULA DA CONFERÊNCIA: IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA. CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS. CULTURA E DESENVOLVIMENTO. EExxppoossiittoorr: Cientista Social Professor FFrraanncciissccoo GGrraaççaa ddee MMoouurraa, Especialista em Políticas Públicas Inclusivas; autor de 16 livros, entre os quais “Abordagem Transcultural em Antropologia” e “Participación Popular en la Construcción de la Ciudad Inteligente, Justa y Sustentáble” e “Ideologia no Planejamento Urbano e Social”; Especialista em Planejamento Social Participativo; Diretor Superintendente da Fundação Cultural do Município de Varginha.
  4. 4. 4 PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL. EExxppoossiittoorraa:: AAnnaa LLuuiizzaa PPeerreeiirraa RRoommaanniieelloo, Mestre em Letras (Linguagem, Cultura e Discurso), Graduada em Comunicação Social (Habilitada em Publicidade e Propaganda), Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Marketing, Expert em Design Gráfico / Artes Visuais, Produtora Cultural.
  5. 5. 5 PRESERVAÇÃO, VELAMENTO E RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E CULTURAL TOMBADO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA (Com enfoque especial no Theatro Capitólio, no Museu Municipal, na Estação Ferroviária e na Praça D. Pedro II (Jardim do Sapo)). EExxppoossiittoorreess:: Arquiteto ÁÁllvvaarroo JJaattoobbáá, Arquiteto Titular do Núcleo de Arquitetura da Fundação Cultural de Varginha e Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC; GGiioovvaannaa AAzzzzaallii TToolleeddoo MMeelloo, Presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC; DDiirrcceennééiiaa MMoonntteerraannii, líder do Grupo do Curso de Arquitetura do UNIS participante do projeto de restauração plena do Theatro Capitólio e AAnnnnyy MMaarryy AAllbbiinnaattii RRaammooss, Diretora do Museu Municipal de Varginha.
  6. 6. 6
  7. 7. 7 Lançamento Oficial do JJOORRNNAALL DDAA CCUULLTTUURRAA (Varginha Cultural), mensário de divulgação e difusão cultural do Sistema de Comunicação Social da Fundação Cultural do Município de Varginha.
  8. 8. 8 Os membros efetivos da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha receberam o documento denominado ““AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO IINNSSTTIITTUUCCIIOONNAALL,, SSIISSTTÊÊMMIICCAA EE OOPPEERRAACCIIOONNAALL DDAA PPOOLLÍÍTTIICCAA PPÚÚBBLLIICCAA DDEE CCUULLTTUURRAA DDOO MMUUNNIICCÍÍPPIIOO DDEE VVAARRGGIINNHHAA””, abordando as diretrizes gerais, os princípios básicos, o foco e os projetos estruturantes do PPLLAANNOO DDEE DDEESSEENNVVOOLLVVIIMMEENNTTOO CCUULLTTUURRAALL SSUUSSTTEENNTTÁÁVVEELL DDOO MMUUNNIICCÍÍPPIIOO DDEE VVAARRGGIINNHHAA (em plena execução), instrumento e mecanismos de polarização e irradiação da Política Pública Municipal de Cultura.
  9. 9. 9 No documento anteriormente citado, de forma didática e objetiva, foram reservados espaços após o texto de cada capítulo, projeto e ou ação cultural, para avaliação, sugestões e propostas dos participantes da Conferência, tendo em vista coletar, analisar e sistematizar todas as sugestões e propostas no sentido de inseri-las no conteúdo do Plano e da própria Política Pública Municipal de Cultura, de maneira democrática e participativa.
  10. 10. 10 Eleição e Posse dos Delegados à 3ª Conferência Estadual de Cultura
  11. 11. 11 Delegados Eleitos da Cidade de Varginha à 3ª Conferência Estadual de Cultura: REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO: Titular Nato: Francisco Graça de Moura, Presidente da 3ª Conferência Municipal de Cultura. Titular: Vânia de Fátima Flores Paiva / Suplente: Rafael Barros Filho REPRESENTANTES DO PODER LEGISLATIVO: Titular: Adilson de Oliveira / Suplente: Rômulo Azevedo Ribeiro REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL: Titular: Apoliano de Jesus Rios / Suplente: Rodrigo Paiva Reis Teixeira Titular: Gelma Rodrigues / Suplente: Arlette Passamani Frauches
  12. 12. 12 GALERIA DE FOTOS da 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE VARGINHA O autêntico Café Mineiro ajudou a recepcionar os participantes da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Varginha.
  13. 13. 13 O Vice-Prefeito Vérdi Lúcio Melo, em nome do Poder Executivo, e o Vereador Leonardo Vinhas Ciacci, Presidente da Câmara Municipal, discursam na abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Cultura. O Presidente da 3ª Conferência Municipal de Cultura Prof. Francisco Graça de Moura instala oficialmente o evento.
  14. 14. 14 O auditório da Associação Comercial lotado com o comparecimento efetivo de todos os representantes dos diversos segmentos culturais. Foi destacada a participação entusiástica e produtiva dos Delegados à 3ª Conferência Municipal de Cultura.
  15. 15. 15 O Cientista Social Francisco Graça de Moura no momento em que pronunciava a sua palestra sobre o Sistema Municipal de Cultura e a Política Pública de Cultura do Município de Varginha. Ana Luiza Romanielo quando proferia a sua palestra e o arquiteto Álvaro Jatobá aborda as questões básicas da preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do Município.
  16. 16. 16 A presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural – CODEPAC, Giovana A. Toledo Melo, quando apresentava o projeto de restauração plena do Theatro Municipal Capitólio. Lançamento oficial do “Varginha Cultural”, mensário do Sistema de Comunicação Social da Fundação Cultural do Município de Varginha.
  17. 17. 17 Lançamento oficial do “Varginha Cultural”, mensário do Sistema de Comunicação Social da Fundação Cultural do Município de Varginha. Grupos em pleno debate.
  18. 18. 18 Grupo avalia democraticamente a Política Pública Municipal de Cultura. TV Princesa entrevista o Presidente da Conferência Municipal de Cultura, Francisco Graça de Moura.
  19. 19. 19 Presidente da 3ª Conferência coordena a eleição dos Delegados à 3ª Conferência Estadual de Cultura. Candidatos a Delegados apresentam-se para disputar a indicação do plenário.
  20. 20. 20 Plenário da 3ª Conferência Municipal de Cultura ratifica todas as conclusões da Conferência e da Política Pública Municipal de Cultura.
  21. 21. 21

×