Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Oficina de escrita agora conto eu

364 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Oficina de escrita agora conto eu

  1. 1. PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA OFICINA DE ESCRITA 1 DA FRASE AO TEXTO - AGORA CONTO EU! Atividade: Vamos criar uma história por etapas, a partir do seguinte diálogo. 1ª etapa – Lê-o com muita atenção: 2ª etapa - No teu caderno, reescreve as ideias, alterando as frases para o discurso indireto, isto é, altera a voz de quem fala. Assim, agora vais tu dizer o que cada uma das personagens disse. Começa por “A Rita perguntou ao Carlos se …”. Continua o mesmo processo com as outras frases. 3ª etapa - Agora, liga as frases que obtiveste, através de palavras que servem para fazer a sua articulação (introdutores e conetores de discurso). Podes utilizar, por exemplo: primeiro, um dia, mas, portanto, de seguida, porque, mais tarde, quando, enquanto, depois, então,… Terás de fazer algumas alterações nas frases que já escreveste. 4ª etapa – Agora, em grupo vamos elaborar o texto final que deve passar-se num lugar e num tempo, real ou imaginário. Vamos escolhê-los em grupo. Cada um de vocês irá escrever um parágrafo no quadro: 1. No primeiro parágrafo, caracterizamos as personagens que já conhecem (a Rita e o Carlos) e o lugar onde estão falar, dizendo como se encontraram, o que sentiram, etc… 2. Depois, a partir do 2º parágrafo, de forma clara e correta, contamos a conversa que a Rita e o Carlos tiveram, por palavras nossas (discurso indireto). Compomos o texto com pormenores sobre o modo como se sentiam e as suas atitudes. Vamos ter de utilizar frases corretas e bonitas (podemos usar adjetivos e verbos expressivos para o conseguirmos). Atenção à pontuação e à ortografia. Vamos escrever pelo menos quatro parágrafos. 3. Depois, a partir do 2º parágrafo, de forma clara e correta, contamos a conversa que a Rita e o Carlos tiveram, por palavras nossas (discurso indireto). Compomos o texto com pormenores sobre o modo como se sentiam e as suas atitudes. Vamos ter de utilizar frases corretas e bonitas (podemos usar adjetivos e verbos expressivos para o conseguirmos). Atenção à pontuação e à ortografia. Vamos escrever pelo menos quatro parágrafos. Passa-se entre o Carlos e a Rita: a) – Carlos, já acabaste de ler o livro da Joana? b) - Ainda não, mas estou quase a acabá-lo c) – Qual é o assunto do livro da Joana? d) - É um livro de aventuras, Rita. e) – Detesto livros de aventuras! f) – Eu acho-o um ótimo livro! g) – Sabes, Carlos, ando à procura de uma história de amor. h) – Acho que este livro te pode interessar… gostei muito de o ler, é o Romeu e Julieta. i) – Empresta-mo, por favor! j) – Podes levá-lo, mas não o estragues! k) – Obrigada, Carlos! Adaptado de Em Progresso, Português 7º ano, Plátano Editora
  2. 2. PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA OFICINA DE ESCRITA 2 -Utilizámos vocabulário adequado e expressivo - Adequámos os tempos verbais ao tipo de texto - Articulámos os parágrafos e as frases recorrendo às palavras e expressões mais apropriadas. - Não repetimos palavras nem ideias. - Respeitámos as regras de concordância - Utilizámos a pontuação correta - Construímos frases corretas - Respeitámos as regras de ortografia - Usámos corretamente as maiúsculas - Estruturámos corretamente o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) 4. Finalmente, fechamos o texto com uma conclusão em que as duas personagens se despeçam e deixem em aberto um próximo encontro ou não. – Um parágrafo! 5ª etapa - Vamos rever o texto, de forma a ficar claro, coerente e bonito. Vejamos se: 1. ) Bom trabalho!

×