Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS)

3,781 views

Published on

Apresentação utilizada na oficina "Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)", realizada em 29 de setembro de 2011, durante o 3º Ciclo de palestras da EGID JR (Empresa Júnior de Informação e Documentação da Unesp Marília).

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,781
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
660
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS)

  1. 1. EG I D 3º Ciclo de Palestras "Novas Atribuições para Arquivistas e Bibliotecários“ JR Marília, 29 e 30 de setembro de 2011 Introdução ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) Fabrício Silva Assumpção Biblioteconomia, 4. ano assumpcao.f@gmail.com
  2. 2. SumárioO que é o OJS/SEER?Algumas característicasExemplos da utilização do SEERDownload, instalação e criação de periódicosFluxos do processo de editoração no SEER  Submissão  Avaliação  Edição de texto  Edição de layout  Leitura de provas  Publicação
  3. 3. O que é o OJS/SEER? Open Journal Systems (OJS) O OJS é um sistema de gerenciamento e de publicação de periódicos desenvolvido pelo Public Knowledge Project para expandir e melhorar o acesso à pesquisa.  pkp.sfu.ca/ojs Open Access Initiative Tradução brasileira realizada pelo IBICT: Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)  www.ibict.br/secao.php?cat=seer
  4. 4. CaracterísticasOs editores configuram os requisitos, as seções, o processo de revisão, etc.Submissão e gerenciamento de todo o conteúdo de forma onlinex Os autores e avaliadores podem apresentar resistência à utilização do SEER, preferindo realizar os processos de submissão e avaliação via e-mail.Módulo de assinatura com opções que impedem o acesso abertoNotificações de e-mail e comentários habilitados para os leitoresVários periódicos em um só portal...
  5. 5. Exemplo de portal
  6. 6. Exemplo de periódico utilizando o SEER
  7. 7. Exemplo de periódico utilizando o SEER
  8. 8. Download e instalação Requisitos para instalação:  Servidor (local ou remoto)  PHP  MySQL ou PostgreSQL  Apache ou Microsoft IIS 6  Qualquer sistema operacional que suporte os softwares acima: Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows Mais informações:  pkp.sfu.ca/ojs_documentation
  9. 9. http://pkp.sfu.ca
  10. 10. Descompactar os arquivos de instalação e copiá-los para o servidor
  11. 11. Criação e configuração de um periódico no portal portal.gpnti.net.br/ojs
  12. 12. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão (MORENO, 2007)
  13. 13. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão Fluxo da Editor, Editor de seção e Avaliadores avaliação (MORENO, 2007)
  14. 14. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão Fluxo da Editor, Editor de seção e Avaliadores avaliação Fluxo da edição Editor, Editor de texto e Autor de texto (MORENO, 2007)
  15. 15. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão Fluxo da Editor, Editor de seção e Avaliadores avaliação Fluxo da edição Editor, Editor de texto e Autor de texto Fluxo da edição Editor e Editor de layout de layout (MORENO, 2007)
  16. 16. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão Fluxo da Editor, Editor de seção e Avaliadores avaliação Fluxo da edição Editor, Editor de texto e Autor de texto Fluxo da edição Editor e Editor de layout de layout Fluxo da leitura Editor, Autor, Leitor de provas e de provas Editor de Layout (MORENO, 2007)
  17. 17. Fluxos do processo de editoração no SEER Fluxo da Autor submissão Fluxo da Editor, Editor de seção e Avaliadores avaliação Fluxo da edição Editor, Editor de texto e Autor de texto Fluxo da edição Editor e Editor de layout de layout Fluxo da leitura Editor, Autor, Leitor de provas e de provas Editor de Layout Fluxo da Editor publicação (MORENO, 2007)
  18. 18. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaportal.gpnti.net.br/ojs (MORENO, 2007)
  19. 19. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1 Condições para submissão (MORENO, 2007)
  20. 20. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1Submissão Passo 2 Transferência do arquivo (MORENO, 2007)
  21. 21. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1Submissão Passo 2Submissão Passo 3 Metadados (MORENO, 2007)
  22. 22. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1Submissão Passo 2Submissão Passo 3Submissão Passo 4 Arquivos suplementares (MORENO, 2007)
  23. 23. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1Submissão Passo 2Submissão Passo 3Submissão Passo 4Submissão Passo 5 Acompanhamento (MORENO, 2007)
  24. 24. Fluxo da submissãoCadastro no sistemaSubmissão Passo 1Submissão Passo 2Submissão Passo 3Submissão Passo 4Submissão Passo 5 Acompanhamento Sai do sistema (MORENO, 2007)
  25. 25. Fluxo da avaliação Recebe a Encaminha para oEditor submissão Editor de seção Inclui um editor ou inclui-se como o editor (MORENO, 2007)
  26. 26. Fluxo da avaliação Recebe a Encaminha para oEditor submissão Editor de seçãoEditor Recebe a Designade seção submissão avaliadores (MORENO, 2007)
  27. 27. Fluxo da avaliação
  28. 28. Fluxo da avaliação Recebe a Encaminha para oEditor submissão Editor de seçãoEditor Recebe a Designade seção submissão avaliadores Registra a decisãoAvaliador Recebe e-mail Avalia a e comunica o (disponibilidade) submissão Editor de seção (MORENO, 2007)
  29. 29. Fluxo da avaliação
  30. 30. Fluxo da avaliação Recebe a Encaminha para oEditor submissão Editor de seçãoEditor Recebe a Designade seção submissão avaliadores Registra a decisãoAvaliador Recebe e-mail Avalia a e comunica o (disponibilidade) submissão Editor de seçãoEditor Recebe a Avalia ade seção avaliação decisão Decisões possíveis (MORENO, 2007)
  31. 31. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto (MORENO, 2007)
  32. 32. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto Rejeitar Informa o Autor (MORENO, 2007)
  33. 33. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto Rejeitar Informa o Autor Submeter Segunda rodada de avaliadores novamente (MORENO, 2007)
  34. 34. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto Rejeitar Informa o Autor Submeter Segunda rodada de avaliadores novamente Correções Informa o Autor e aguarda nova versão obrigatórias (MORENO, 2007)
  35. 35. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto Rejeitar Informa o Autor Submeter Segunda rodada de avaliadores novamente Correções Informa o Autor e aguarda nova versão obrigatórias Enviar para Informa o Autor outra revista (MORENO, 2007)
  36. 36. Fluxo da avaliaçãoDecisões possíveis Aceitar Encaminha para a edição de texto Rejeitar Informa o Autor Submeter Segunda rodada de avaliadores novamente Correções Informa o Autor e aguarda nova versão obrigatórias Enviar para Informa o Autor outra revistaVer comentários Decide a partir dos comentários (MORENO, 2007)
  37. 37. Fluxo da avaliação
  38. 38. Fluxo da edição de textoEditor Designa o editor de texto Sai do sistema (MORENO, 2007)
  39. 39. Fluxo da edição de textoEditor Designa o editor de texto Sai do sistemaEditor Encaminha Comunica o Faz a Sai do para o Autor ede texto revisão sistema Autor Editor (MORENO, 2007)
  40. 40. Fluxo da edição de textoEditor Designa o editor de texto Sai do sistemaEditor Encaminha Comunica o Faz a Sai do para o Autor ede texto revisão sistema Autor Editor Envia a versão Comunica o Sai doAutor revisada ao Editor e Editor sistema sistema de texto (MORENO, 2007)
  41. 41. Fluxo da edição de textoEditor Designa o editor de texto Sai do sistemaEditor Encaminha Comunica o Faz a Sai do para o Autor ede texto revisão sistema Autor Editor Envia a versão Comunica o Sai doAutor revisada ao Editor e Editor sistema sistema de texto Realiza as Envia aoEditor Recebe e sistema Comunica Sai do versão últimasde texto a última o Editor sistema revisada alterações versão (MORENO, 2007)
  42. 42. Fluxo da edição de texto
  43. 43. Fluxo da edição de layoutEditor Designa o Editor de layout Sai do sistema (MORENO, 2007)
  44. 44. Fluxo da edição de layoutEditor Designa o Editor de layout Sai do sistemaEditor Cria os arquivos Envia os Comunica Sai dode em HTML e PDF arquivos -se com o sistema fora do sistema ao sistema Editorlayout (MORENO, 2007)
  45. 45. Fluxo da edição de layoutEditor Designa o Editor de layout Sai do sistemaEditor Cria os arquivos Envia os Comunica Sai dode em HTML e PDF arquivos -se com o sistema fora do sistema ao sistema Editorlayout Pode visualizar, ordenar ou Encaminha para aEditor excluir os documentos leitura de provas (MORENO, 2007)
  46. 46. Fluxo da edição de layout
  47. 47. Fluxo da leitura de provas Solicita leitura Designa leitor Sai doEditor ao Autor de provas sistema (MORENO, 2007)
  48. 48. Fluxo da leitura de provas Solicita leitura Designa leitor Sai doEditor ao Autor de provas sistema Envia a versão Comunica-se com o Sai doAutor revisada ao Editor e Leitor de sistema sistema provas (MORENO, 2007)
  49. 49. Fluxo da leitura de provas Solicita leitura Designa leitor Sai doEditor ao Autor de provas sistema Envia a versão Comunica-se com o Sai doAutor revisada ao Editor e Leitor de sistema sistema provas Comunica-se Sai do Recebe o documentoEditor pelo sistema com o Editor sistema de layout (MORENO, 2007)
  50. 50. Fluxo da leitura de provas Solicita leitura Designa leitor Sai doEditor ao Autor de provas sistema Envia a versão Comunica-se com o Sai doAutor revisada ao Editor e Leitor de sistema sistema provas Comunica-se Sai do Recebe o documentoEditor pelo sistema com o Editor sistema de layoutEditor de Envia ao sistema a Sai do sistemalayout última versão revisada (MORENO, 2007)
  51. 51. Fluxo da leitura de provas
  52. 52. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas (MORENO, 2007)
  53. 53. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura (MORENO, 2007)
  54. 54. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura Definir a data de acesso livre para a edição (MORENO, 2007)
  55. 55. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura Definir a data de acesso livre para a edição Selecionar a imagem a ser usada na capa da edição (MORENO, 2007)
  56. 56. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura Definir a data de acesso livre para a edição Selecionar a imagem a ser usada na capa da edição Agendar os trabalhos a serem publicados em alguma edição (MORENO, 2007)
  57. 57. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura Definir a data de acesso livre para a edição Selecionar a imagem a ser usada na capa da edição Agendar os trabalhos a serem publicados em alguma edição Definir a ordem dos trabalhos Notificar os usuários sobre a em cada edição publicação (MORENO, 2007)
  58. 58. Editor Fluxo da publicação Criação das edições a serem publicadas Selecionar se a edição será anterior, atual ou futura Definir a data de acesso livre para a edição Selecionar a imagem a ser usada na capa da edição Agendar os trabalhos a serem publicados em alguma edição Definir a ordem dos trabalhos Notificar os usuários sobre a em cada edição publicação Sai do sistema (MORENO, 2007)
  59. 59. Fluxo da publicação
  60. 60. Fluxo da publicação
  61. 61. Personalização
  62. 62. Alguns linksOpen Journal Systems http://pkp.sfu.ca/?q=ojsSistema Eletrônico de Editoração de Revistas http://www.ibict.br/secao.php?cat=seer  Documentos:  http://www.ibict.br/secao.php?cat=SEER/Apresenta%E7%F5esOpen Conference Systems http://pkp.sfu.ca/?q=ocs
  63. 63. Referências MORENO, Patrícia. Fluxo geral do treinamento SEER. Brasília: IBICT, 2007. Disponível em: <http://www.ibict.br/anexos_secoes/fluxos.basicos.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.
  64. 64. EG I D 3º Ciclo de Palestras "Novas Atribuições para Arquivistas e Bibliotecários“ JR Marília, 29 e 30 de setembro de 2011 Obrigado!Introdução ao Sistema Eletrônico deEditoração de Revistas (SEER) Fabrício Silva Assumpção Biblioteconomia, 4. ano assumpcao.f@gmail.com sites.google.com/site/infsassumpcao

×