Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

0

Share

Download to read offline

Islamismo 1 ano

Download to read offline

...

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Islamismo 1 ano

  1. 1. ISLAMISMO O Islamismo é uma religião muito antiga e seguida por cerca de 1 bilhão de pessoas pelo mundo… A civilização do Islã é rica em histórias, curiosidades e princípios que merecem ser estudados. Atualmente, com mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 1 bilhão professa a religião mulçumana. Fundada por Maomé (ou Mohamed) no século VII, no oeste da Arábia, a religião mulçumana espalhou-se inicialmente pela África, Ásia e sul da Europa. Os ensinamentos de Maomé, obtidos por meio de sinais e testemunhos, foram transmitidos aos fiéis compondo a sua doutrina. Entre os princípios e deveres básicos da nova religião se destacam: *Professar a fé nos ensinamentos do profeta de que só existe um Deus: 'Só há um Deus, que é Alá, e Maomé é o seu Profeta; *Todo convertido deve fazer orações cotidianas em honra de Alá e voltado para Meca, onde está a Pedra Negra, símbolo do compromisso e da amizade entre Deus e os homens; *Todo mulçumano deve peregrinar até Meca pelo menos uma vez na vida; *A esmola é obrigatória para quem pode dá-la; *O fiel deve jejuar no mês sagrado de Ramadã, que é o período em que aconteceu a 'iluminação', ou seja, quando o anjo Gabriel falou a Maomé. O corão é um livro para ser recitado em orações litúrgicas e possui uma estrutura repetitiva que facilita a memorização e a incorporação de regras morais e civis. Essas regras foram compiladas após a morte de Maomé. Dentre elas destacamos a proibição de bebidas alcoólicas, a necessidade de proteger órfãos e viúvas, o dever de ser hospitaleiro, a possibilidade de praticar a poligamia, a condenação do roubo e sua severa punição. –> A partir do Corão há uma atualização de regras que são divididas em diferentes categorias: Fard: os princípios básicos que devem ser cumpridos; Mandub: ações especiais que são recompensadas por Deus; Mubah: ações sem referência no Corão e que, portanto, não são punidas nem recompensadas; Mukruh: ações desencorajadas, mas não punidas; Haram: ações puníveis por lei. Curiosidades: Veja o significado de alguns termos associados ao mundo muçulmano: *Árabe: corresponde a uma denominação geográfica, mas com frequência é usada como se fosse sinônimo de uma religião. O fato de Maomé ter unificado diversas tribos árabes e as convertido ao islamisno não significada que todos os árabes tenham a mesma crença. *Muçulmano: corresponde ao seguidor de Maomé, portanto, é uma designação religiosa; *Islamismo: designação da religião do Islã que significa 'Aquele que se submete à vontade de Deus'; é o nome da própria religião pregada por Maomé; *Mouro: Forma pela qual os habitantes da península ibérica chamaram aos muçulmanos do Norte da África que invadiram a península no século VIII.
  2. 2. Atividade Tema: Islamismo 1) Sobre o Islamismo e seus costumes produza um texto crítico a respeito da imagem abaixo. ________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

...

Views

Total views

1,413

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

4

Actions

Downloads

23

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×