Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Vamos conhecer o mangarito

611 views

Published on

Curiosidade partilhada pelas cursistas do Profuncionário, Alimentação Escolar, referente estudos realizados nos módulos 13 e 15.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Vamos conhecer o mangarito

  1. 1. Vamos conhecer o mangarito?O mangarito é nativo da América do Sul. Tem muita gente que faz confusão entre ele e a taioba.Elas são plantas da mesma família, parecidas, mas têm raízes diferentes. A raiz lembra a batata.É da mesma família do inhame e do cará.Em um hectare, é possível plantar 250 mil mudas, de oito a 15 toneladas do tubérculo. A melhorépoca para o plantio é entre os meses de setembro e outubro. A terra deve ser preparada com 30dias de antecedência. Depois, é só esperar sete meses e começar a colher.A colheita deve ser feita entre os meses de maio e agosto. Caso contrário, o produtor corre o riscode perder até 70% da produção, pois se as raízes de mangarito passarem mais de três mesesdebaixo da terra, começarão a apodrecer.Os cuidados básicos são: adubagem antes e depois do plantio e irrigação.Depois da colheita, o alimento deve ser lavado com cuidado e estocado em local seco. Com omangarito, dá para fazer diversos tipos de prato (doces e salgados).O mangarito se come cozido,como a batata.Segundo informações do Instituto de Agronomia de Campinas (SP), o mangarito precisa ser maispesquisado. Mas, já se sabe que ele é muito nutritivo, pois tem um alto teor de pró-vitamina A.Dica: os mangaritos têm textura cremosa, muito delicada e ficam deliciosos também em purês,sopas cremosas, pães e em quase tudo o que se pode fazer com batatas. E as folhas verdestambém se comem como as couves. Para saber se é hora de colher as batatinhas, é só ver se asfolhas já estão ficando feias, murchas e amarelas.Confira a receita de mangarito com galinha caipira e de risoto de frango com mangaritohttp://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Acompanhamentos/0,,REC625-7774-2+RISOTO+DE+FRANGO+COM+http://www-mangarito.blogspot.com/

×