Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Formação sobre Bíblia

341 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Formação sobre Bíblia

  1. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS  A Bíblia, como se sabe, é o conjunto dos escritos ou livros do Antigo Testamento (AT) e do Novo Testamento (NT), com os quais Deus se revelou ao homem.  Embora sejam da lavra de autores humanos – os hagiógrafos –, foram escritos sob a inspiração do Espírito Santo e por isso são autenticamente a Palavra de Deus. Pe. Arnóbio José Glavam, EP
  2. 2. TRADUTOR DA BÍBLIA São Jerônimo
  3. 3. ANTIGO TESTAMENTO  Testamento Aliança  Contém a Palavra de Deus dirigida ao povo eleito da Primeira Aliança e foi consignada em diversos escritos elaborados ao longo de mais ou menos 900 anos.  Ele integra a primeira parte da Bíblia Cristã (46), e engloba o total da Bíblia Hebraica (39).
  4. 4. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?  Cânon Veterotestamentário  Por volta do ano 200 a.C., apareceu pela primeira vez uma ampla coleção dos escritos veterotestamentários em grego, composta, segundo se dizia, por 70 sábios judeus da Alexandria, e por isso chamada de “Septuaginta” ou “dos 70”, ou ainda, “Alexandrina”, frequentemente designada pela sigla LXX.
  5. 5. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?  Não havia cânon antes da era cristã  Circulavam diversas versões das Escrituras entre os judeus da Palestina e dos estrangeiros, destacando-se a Septuaginta, era a mais difundida nos primeiros séculos do Cristianismo.  No primeiro século, a maior parte dos livros constantes da versão dos LXX foi pacificamente aceita: são os chamados Protocanônicos (de proto, primeiro, em grego)
  6. 6. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?  Outros, entretanto, se prestavam a discussões e foram aceitos somente num segundo momento: são chamados de Deuterocanônicos (de deutero, segundo).  Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.  Foi no séc. II que as autoridades judaicas decidiram fechar o seu cânon, recusando 7 livros que constam na versão dos LXX e abraçando assim um cânon reduzido, chamado de cânon curto.
  7. 7. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?
  8. 8. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?  A versão dos LXX, O Cânon Longo, foi abraçado pelo Cristianismo, na sua totalidade, desde os seus primórdios.
  9. 9. ANTIGO TESTAMENTO – COMO SURGIU?
  10. 10. DIFERENÇA DA BÍBLIA CATÓLICA E PROTESTANTE
  11. 11. PENTATEUCO  Intitula os volumes segundo o seu conteúdo: Gênese (porque começa pelas origens do mundo), Êxodo (porque com a saída do Egito), Levítico (porque contém a lei dos sacerdotes da tribo de Levi), Números (por causa dos recenseamentos) e Deuteronômio (ou a “segunda lei”)
  12. 12. LIVROS HISTÓRICOS  Maior parte do Antigo Testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de Livros Históricos, pois eles contêm relatos que vão desde a conquista da Terra Prometida até quase a época do Novo Testamento, cabendo ressaltar que tais livros não se reduzem apenas a relatos cronísticos de fatos, pois contém uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé.
  13. 13. SAPIENCIAIS  Falam da sabedoria dos homens e da experiência do amor de Deus na vida da comunidade. Estes Livros contêm orações, cânticos e poesias, escritos e vividos à luz da fé.
  14. 14. PROFÉTICOS  Do grego προφήτης (prophetes), significa “aquele que fala em nome de (Deus)”. O termo grego sempre denota alguém que comunica uma revelação divina.  São 18 o número de Livros Proféticos.  Costumam ser divididos em duas categorias: a dos Profetas Maiores, com um total de 6 livros, e a dos Profetas Menores, com um total de 12 livros.
  15. 15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GLAVAM, Arnóbio José. Como surgiu a Bíblia?. Revista Arautos do Evangelho – Associação de Direito Pontifício. O Pai Perfeito. São Paulo. n° 141, p. 20-26. Setembro, 2013. http://www.catequisar.com.br/texto/materia/biblia/curso/curso1/02.ht m http://www.catequisar.com.br/texto/materia/biblia/curso/curso1/08.ht m http://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-a-diferenca-entre-a-biblia- catolica-e-a-biblia-protestante

×