Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS                          Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicad...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O gênero textual interagindo com a prática social no Ensino Fundamental

689 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O gênero textual interagindo com a prática social no Ensino Fundamental

  1. 1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada O gênero textual interagindo com a prática social no Ensino Fundamental Autora: Janaína da Silva Ferreira Apoio: CAPES/Programa Observatório da Educação ApresentaçãoEste trabalho integra o projeto “Por uma formação continuada cooperativa para o desenvolvimentode leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental”, coordenado pela Profª. Drª. Ana Mariade Mattos Guimarães.Partindo das noções de gênero de texto e de projetos, buscou-se uma ampliação do conceito desequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), colocando produção de leitura lado a lado com aprodução escrita, entendidas como práticas sociais que emergem de outras práticas da(s)comunidade(s) em que os alunos estão inseridos. Assim, deu-se origem ao Projeto Didático deGênero (Guimarães e Kersch, 2011), sendo um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de que façoparte. Objetivos desta pesquisaAcompanhar as aulas de Língua Portuguesa de uma turma de 6º ano, a partir da proposta dedesenvolvimento de um Projeto Didática de Gênero (PDG ) e verificar como o trabalho com gêneros ecom o PDG atuam no desenvolvimento da (form)ação docente. Sobre o PDG/trabalho observadoUma das professoras integrantes do projeto, sentindo a necessidade de estudar a cultura étnico-racial eentendendo o reconhecimento da identidade negra algo que precisava ser trabalhada em suas aulas,optou por desenvolver seu trabalho com o gênero textual “Ladainha de capoeira”. O PDG foidesenvolvido sob uma perspectiva interdisciplinar, conjuntamente com as disciplinas de Artes eHistória. Metodologia Para realização dessa pesquisa adotou-se uma perspectiva etnográfica. Foram feitas vídeogravações, entrevistas, observações e diários de campo das aulas de Língua Portuguesa relacionadasao PDG. ResultadosApós o término do projeto constatou-se que os alunos participaram das atividades propostas pelaprofessora com entusiasmo, conseguiram desenvolver suas próprias ladainhas, demonstrandoproficiência no uso da língua através do domínio do gênero. Nesse sentido, a (form)ação docentedesenvolvida junto ao projeto de formação continuada e ao projeto didático de gênero contribuírampara o trabalho docente como forma de inserir práticas de ensino vinculadas à práticas sociais deprodução de leitura e de escrita. Referências:GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. Por uma formação continuada cooperativa: o desenvolvimento do processo educativo de leitura eprodução textual escrita no Ensino Fundamental no contexto de um município brasileiro. Anais do VI SIGET, 2011 (no prelo).SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

×